Blog do Fernando Rodrigues

Líder do DEM elogia “eficácia” de Haddad (PT)

Fernando Rodrigues

César Maia disse que prefeito petista vê educação e saúde como serviços públicos.

O ex-prefeito do Rio e hoje vereador César Maia (DEM) deixou de lado o discurso anti-PT e elogiou de forma inusitada a gestão de Fernando Haddad (PT) na cidade de São Paulo. A análise favorável aos petistas vem em péssimo momento para a oposição, diminuída no Congresso e com dificuldades para encontrar um discurso que aumente seu eleitorado nacional.

Um dos mais destacados analistas políticos da oposição, César Maia escreveu em seu boletim eletrônico de hoje (5.abr.2013) que Haddad mostra, nos 3 primeiros meses de gestão, “alto índice de eficácia” e valorização do interesse público.

O ex-prefeito não é o primeiro expoente do DEM a elogiar uma gestão petista. ACM Neto, logo após eleito prefeito de Salvador em 2012, disse, em entrevista ao UOL e à Folha, que a presidente Dilma Rousseff tem “respeitabilidade” e faz um governo “melhor que o do Lula”.

Mas o discurso de César Maia é mais incisivo. Sob o comando de Haddad, afirmou, “a Educação e a Saúde voltam a ser vistas como públicas” e “a Cultura volta a ser vista como o amplo campo do conhecimento”. Além disso, para ele a Prefeitura de São Paulo estabeleceu “a relação correta entre setor público e setor imobiliário com prevalência e hegemonia da razão pública e do interesse público”.

Maia não fez os elogios de graça. Quis comparar a administração de Haddad, que é seu adversário, com a do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), que é seu super-mega-adversário. Mesmo assim, sua apreciação favorável ao petista é muito incomum.

O fato merece atenção. Sobretudo porque, há pouquíssimo tempo, em 2011, a oposição perdeu grande parte de seus integrantes para o PSD, de Gilberto Kassab, uma sigla criada com a finalidade de levar oposicionistas para o campo do governo.

Um dos efeitos mais imediatos da deserção em massa foi o encolhimento da bancada de deputados federais do DEM de 43 para 28 integrantes. Outro é o agravamento de uma crise que faz a oposição perder votos a cada eleição. Desde 2003, quando Lula chegou ao poder, a representatividade da oposição no Congresso, por exemplo, diminuiu mais de 50%. E nas eleições presidenciais, uma derrota após a outra.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.