Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 8 a 14.abr.2013

Fernando Rodrigues

Fatos relevantes da semana: 1) A Assembleia de Deus fará um evento para eleição de seus dirigentes em Brasília, de 2ª feira (8.abr.2013) a 6ª feira (12.abr.2013); 2) com o evento evangélico, o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) estará mais em evidência do que nunca; 3) o PPS reunirá todos os adversários de Dilma Rousseff na eleição presidencial de 2014 em seminário na Câmara dos Deputados; 4) o STF poderá publicar o acórdão do julgamento do mensalão nos próximos dias; 5) na 5ª feira (11.abr.2013) o PP (ex-PDS e ex-Arena) fará sua convenção nacional, em Brasília, e elege sua nova direção nacional; 6) a Venezuela fará sua eleição presidencial no domingo (14.mar.2013).

Ao longo desta semana acontecerá em Brasília um grande evento nacional evangélico para eleição dos dirigentes da Convenção Geral das Assembleias de Deus. Ou seja: a igreja poderá, nos próximos dias, elevar ao paroxismo a polêmica em torno de um de seus célebres seguidores: o pastor Marco Feliciano, que é deputado federal pelo PSC-SP e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Feliciano enfrenta pressão para renunciar à presidência da comissão, o que ele diz que não fará. O próprio deputado disse que receberá apoio público de pastores do Brasil todo durante o evento evangélico.

Mais do que apoio a Feliciano, os fiéis da Assembleia de Deus terão várias oportunidades ao longo da semana de bater em temas que constrangem o PT, de Dilma Rousseff –como liberalização do aborto e casamento gay.

Mas não só com os evangélicos a presidente deverá se preocupar. Ela começará a 2ª feira (8.abr.2013) em reunião com o vice-presidente, Michel Temer. Terá também encontro com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

No Congresso, o PPS, partido da oposição, promete uma semana de muita polêmica. A sigla organizou um seminário que vai de 5ª feira (11.abr.2013) a sábado (13.abr.2013) e reunirá muitos interessados em falar mal do governo Dilma. Estão na lista de convidados os principais adversários da presidente na eleição de 2014: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Marina Silva (Rede) e Fernando Gabeira (PV). Também foram convidados FHC e José Serra.

Está na pauta da Câmara a reforma política. Os deputados dizem que trabalham há anos o projeto, mas não têm acordo para votar nenhuma mudança no sistema político-eleitoral do país. No Senado, está na pauta a redefinição da partilha do Fundo de Participação dos Estados, mas também não se sabe se a questão será votada.

De 8 a 11 de abril haverá a ''Mobilização Contra a Impunidade – Não à PEC 37'', organizada por procuradores do Ministério Público em todo o país. A proposta de emenda constitucional 37, se aprovada, retira o poder de investigação dos procuradores e tem sido chamada de PEC da Impunidade.

E a semana terminará com a eleição presidencial venezuelana, no domingo (14.abr.2013). Os candidatos são o presidente interino, Nicolás Maduro, defensor do chavismo, e o oposicionista Henrique Capriles, derrotado em 2012 por Hugo Chávez.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (8.abr.2013)
Dilma e Temer – a presidente terá reunião com seu vice, Michel Temer, às 9h30. Depois, às 12h, receberá o ministro Guido Mantega (Fazenda).

Evangélicos em Brasília – começará, na capital, o principal evento nacional das Assembleias de Deus, no Parque da Cidade. Terminará na 6ª feira (12.abr.2013). São esperados 24 mil fiéis, a maioria pastores.

Eleição evangélica – o evento servirá para eleger a direção da Convenção Geral das Assembleias de Deus. A votação acontecerá na 5ª feira (11.abr.2013).

Assembleia de Deus na Câmara – por solicitação do deputado Takayama (PSC-PR), Casa fará sessão em homenagem à igreja a partir das 10h. Os evangélicos deverão falar sobre o deputado Marco Feliciano, também do PSC, que enfrenta pressão para deixar a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa. Pela internet, críticos de Feliciano organizam um protesto contra a sessão evangélica na Câmara.

Apoio a Feliciano – ele mesmo disse, em entrevista ao UOL e à Folha, que os 24 mil pastores vão apoiá-lo publicamente em Brasília nesta semana.

Eduardo Campos em Porto Alegre – governador de Pernambuco e possível candidato à Presidência da República pelo PSB irá ao jantar de aniversário do líder do partido na Câmara, Beto Albuquerque. Será no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, às 20h.

Festa sem fim – essa comemoração com Eduardo Campos não será a primeira em que Beto Albuquerque festeja seus 50 anos. O deputado nasceu em 6 de janeiro e já celebrou várias vezes desde então.

Massacre do Carandiru – policiais militares acusados de cometer os homicídios no presídio, em 2.out.1992, começarão a ser julgados no Fórum da Barra Funda, em São Paulo.

Mercadante em São Paulo – ministro da Educação, que quer disputar o governo de São Paulo em 2014, almoçará com empresários do Lide, grupo de João Dória (que há alguns anos organizava o movimento anti-Lula ''Cansei!''). A partir das 12h, no hotel Grand Hyatt.

Tombini em Porto Alegre – presidente do BC também estará na capital gaúcha, mas para abertura do Fórum da Liberdade, do qual Campos participará na 3ª feira (9.abr.2013).

Cesta básica – Dieese divulgará estudo sobre o preço dos alimentos.

 

Terça (9.abr.2013)
Campos em Porto Alegre – presidente do PSB terá reuniões com o governador Tarso Genro e com o prefeito José Fortunatti. À noite, irá ao Fórum da Liberdade, na PUC-RS. Um dos desafios de Campos para viabilizar sua candidatura a presidente da República é ganhar eleitores no Sul do país.

Reforma política – o deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator do projeto, afirmou na última semana que o assunto poderia ser votado pela Câmara a partir desta 3ª feira. Mas, como sempre, não há acordo sobre quais mudanças devem ser feitas no sistema político-eleitoral do país.

FPE no Senado – Casa ainda não conseguiu aprovar a redefinição da partilha do Fundo de Participação dos Estados (dinheiro da União destinado aos governos estaduais). O tema estará mais uma vez na pauta dos senadores.

Agricultura – IBGE divulgará levantamento sobre a produção do setor.

Inflação – Fipe publicará IPC referente ao período de 8.mar a 7.abr.2013. Dieese divulgará pesquisa sobre o custo de vida na cidade de São Paulo.

 

Quarta (10.abr.2013)
Novo PGR – será em São Paulo o debate entre os candidatos ao cargo de procurador-geral da República. Roberto Gurgel, que está no 2º mandato, deixará o cargo neste ano. A “Folha” entrevistou os 4 concorrentes Rodrigo Janot, Ela Wiecko, Deborah Duprat e Sandra Cureau.

Leilão científico – a galeria Christie’s, de Nova York, colocará em leilão uma carta em que o cientista Francis Crick, descobridor da estrutura do DNA, relatou a descoberta a seu filho de 12 anos um mês antes do anúncio oficial. A galeria espera conseguir até US$ 1,5 milhão.

Inflação – IBGE divulgará IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

 

Quinta (11.abr.2013)
Eleição da Assembleia de Deus – Convenção Geral das Assembleias de Deus elegerá seus dirigentes, em Brasília. A instituição colocou no Youtube um vídeo que explica seu processo eleitoral.

Aécio e Eduardo Campos – já participaram na última semana de evento da Associação Paulista de Municípios, presidida pelo ex-prefeito de Osasco Celso Giglio (PSDB). Agora, falarão em evento do PPS na Câmara dos Deputados.

FHC em Brasília – o ex-presidente da República também falará no evento do PPS, que se chama “A Esquerda Democrática Pensa o Brasil” e acontecerá até sábado (13.mar.2013).

Gabeira e o PPS – Fernando Gabeira, ex-deputado federal, é pré-candidato a presidente da República pelo PV e também participará do evento, no mesmo dia de Aécio e Campos.

Eleição no PP – Partido Progressista deverá eleger o senador Ciro Nogueira (PI) como seu novo presidente. Sairá do cargo o também senador Francisco Dornelles (RJ), que preside a sigla desde 2007, quando morreu seu antecessor, o deputado Nélio Dias (RN).

PSOL na TV – partido terá 5 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h05, no rádio. Das 20h30 às 20h35, na TV. Seus representantes no Congresso são o senador Randolfe Rodrigues (AP) e os deputados Ivan Valente (SP), Chico Alencar (RJ) e Jean Wyllys (RJ).

STF e vereadores – Tribunal julgará ação da PGR contra a Emenda Constitucional 58, que define o número de vereadores das cidades brasileiras.

Comércio – IBGE divulgará pesquisa mensal sobre o setor.

 

Sexta (12.abr.2013)
José Serra e Marina Silva – os presidenciáveis de 2010 falarão no evento do PPS, na Câmara dos Deputados. Ambos já receberam propostas para entrar na sigla. Serra nega que sairá do PSDB. Marina tenta fundar seu próprio partido, a Rede.

Associação dos procuradores – Associação Nacional dos Procuradores da República fará eleição para sua presidência. O atual presidente, Alexandre Camanho, pode se reeleger.

Indústria de alimentos – o Lide, de João Dória, divulga o 1º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos. Será no Castro’s Park Hotel, em Goiânia.

 

Sábado (13.abr.2013)
Oposição e mensalão – participará do último dia do evento do PPS, na Câmara dos Deputados, o historiador Marco Antonio Villa, autor do livro “Mensalão, o julgamento do maior caso de corrupção da história política brasileira”.

 

Domingo (14.abr.2013)
Eleição na Venezuela – os candidatos são o presidente interino, Nicolás Maduro, defensor do chavismo, e o oposicionista Henrique Capriles, derrotado em 2012 por Hugo Chávez.

Eleição em Camarões – país africano fará eleições legislativas.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.