Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 29.abr a 5.mai.2013

Fernando Rodrigues

O feriado do Dia do Trabalho, 1º de Maio, cai na 4ª feira. Brasília será mais improdutiva do que o costume –o Blog fez a conta: deputados e senadores poderão folgar até 5 meses em 2013. Apesar disso, deverá continuar em evidência a relação conturbada entre Legislativo e Judiciário. Aqui, uma coluna sobre o tema.

Nesta 2ª feira (29.abr.2013) devem se reunir os presidentes da Câmara, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros, com o ministro Gilmar Mendes, do STF. Tentarão jogar água na fervura.

A Câmara deve entregar no início da semana as explicações para o ministro Dias Toffoli, do STF, a respeito da PEC que retira poderes da mais alta Corte de Justiça do país. Vence nesta 2ª feira (29.abr.2013) o prazo de 72 horas concedido por Toffoli.

O clima pode piorar se o STF der um desfecho para o caso do deputado Natan Donadon (PMDB-RR). Condenado a 13 anos de prisão em 2010, ele continua livre e exercendo mandato. A ministra Carmen Lúcia precisa se manifestar sobre o último recurso apresentado pelo político.

A presidente Dilma Rousseff deverá começar a semana no Mato Grosso do Sul. Vai a Campo Grande na 2ª feira (29.abr.2013) para entregar ônibus escolares do programa “Caminhos da Escola”.

Na 3ª feira (30.abr.2013) acabará o prazo para os partidos políticos entregarem à Justiça Eleitoral suas prestações de contas referentes a 2012. Os que perderem a data deverão ficar sem os repasses do Fundo Partidário.

Na 4ª feira (1º de Maio), Dia do Trabalho, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) estarão em São Paulo para a festa organizada pelas centrais Força Sindical, CTB, UGT e Nova Central. A CUT, central ligada ao PT, fará uma festa separada, como tem acontecido nos últimos anos.

Na 5ª feira (2.mai.2013), terminará o prazo de 10 dias para advogados dos réus do mensalão entrarem com recursos contra as penas estabelecidas pelo STF.

Na Venezuela, Henrique Capriles, derrotado na eleição presidencial, ainda não aceitou a vitória do chavista Nicolas Maduro. Capriles tenta contestar o resultado do pleito e convocou uma manifestação da oposição para 4ª feira (1º.mai.2013).

E o brasileiro Roberto Azevêdo é finalista na disputa para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, segundo noticiou a “Folha”.

A seguir, o drive político da semana:

 

Segunda (29.abr.2013)
Dilma no Mato Grosso do Sul – irá a Campo Grande, pela manhã, para entregar 300 ônibus escolares do programa “Caminhos da Escola”.

Câmara, Senado e STF – devem se reunir os presidentes da Câmara, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros, com o ministro Gilmar Mendes, do STF. Vão tentar normalizar as relações entre o Legislativo e Judiciário.

Ex-presidentes no cinema – estreará no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, o filme “O Brasil deu certo. E agora?”, que mostra depoimentos de FHC, Fernando Collor e José Sarney. Estará presente Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda de Sarney e idealizador do filme, que foi dirigido por Louise Sottomaior.

Câmara e o trabalho – Casa fará, já na 2ª feira, sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalho, que cairá na 4ª feira desta semana (o 1º de Maio).

CUT x racismo – Central Única dos Trabalhadores fará o seminário “30 anos de CUT e a Luta pela Equidade Racial”, no Comfort Hotel, em São Paulo.

Aluguéis – FGV divulgará o IGP-M de abril. O índice é usado para reajuste de contratos imobiliários.

Serviços – FGV publicará sondagem sobre o setor.

Eleição em Bangladesh país asiático, vizinho da Índia, fará eleição presidencial. Na semana passada, o desabamento de um prédio que abrigava fábricas têxteis matou centenas de pessoas na capital, Daca. Trabalhadores do setor fizeram manifestações reprimidas pela polícia.

 

Terça (30.abr.2013)
Dinheiro dos partidos acabará o prazo para os partidos entregarem à Justiça Eleitoral suas prestações de contas referentes a 2012. A punição para os que perderem a data é ficar sem os repasses do Fundo Partidário.

Bolsa família e o empreendedorismo – é um dos temas da pesquisa que será apresentada pelo Ipea. A partir de 14h30, em Brasília. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Empresários na Bahia – este será o último dia do Fórum de Comandatuba, evento anual do Lide, grupo de João Dória. Diversos políticos e autoridades também são convidados.

Indústria – FGV divulgará sondagem sobre o setor.

 

Quarta (1º.mai.2013)
CUT x outras centrais – mais uma vez as centrais sindicais estarão separadas nas comemorações do 1º de Maio em todo o país. De um lado, a CUT, ligada ao PT. De outro, Força Sindical, CTB, UGT e Nova Central.

Aécio e Eduardo Campos – os pré-candidatos do PSDB e do PSB ao Palácio do Planalto confirmaram presença no evento da Força Sindical e das outras 3 centrais na cidade de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin deverá estar presente. Será na Praça Campo de Bagatelle, das 9h às 15h.

Ministros e a Força – também deverão ir à festa que não tem a presença da CUT os ministros Manoel Dias (Trabalho), que é do PDT, e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), do PT.

Festa da CUT – a central ligada ao PT fará sozinha sua própria festa, uma em cada capital. Em São Paulo haverá duas grandes comemorações: uma no Vale do Anhangabaú e outra em São Bernardo do Campo.

Crise na Venezuela – o candidato derrotado na eleição presidencial, Henrique Capriles, chamou uma manifestação da oposição contra o resultado eleitoral. Ele contesta a vitória de seu adversário, o chavista Nicolas Maduro.

 

Quinta (2.mai.2013)
Mensalão – terminará o prazo de 10 dias para advogados dos réus do mensalão entrarem com recursos contra as penas estabelecidas pelo STF.

Vaga no STF – o próximo capítulo do julgamento do mensalão será a apreciação dos recursos. A vaga deixada por Ayres Britto na Corte ainda não foi preenchida. A presidente Dilma precisa indicar um novo ministro.

PTC na TV Partido Trabalhista Cristão terá 5 minutos em rede nacional. Das 20h05 às 20h05, no rádio. Das 20h30 às 20h35, na TV. Na próxima 5ª feira (9.mai.2013), o PT de Dilma e de Lula terá 10 minutos.

Daslu no Nordeste – será inaugurada uma loja no Recife. A marca foi associada a um escândalo em 2005, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Narciso, que investigou sonegação fiscal nas importações da Daslu.

 

Sexta (3.mai.2013)
Indústria – IBGE divulgará pesquisa sobre produção nacional do setor.

Inflação – Fipe divulgará IPC referente a abril de 2013.

 

Domingo (5.abr.2013)
Eleição na Malásia país do Sudeste Asiático fará eleições parlamentares.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.