Blog do Fernando Rodrigues

Guido Mantega corre por fora em SP

Fernando Rodrigues

Depois que Aloizio Mercadante se declarou fora da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes em 2014, sobraram 4 nomes dentro do PT para postular a vaga. Três são ministros e 1 é prefeito: Alexandre Padilha (ministro da Saúde), Guido Mantega (ministro da Fazenda), José Eduardo Cardozo (ministro da Justiça) e Luiz Marinho (prefeito de São Bernardo do Campo).

Não é segredo para ninguém que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prefere Luiz Marinho. Mas Lula não fará a escolha apenas com base em preferência pessoal.

Luiz Marinho e seu estilo arranca-tocos talvez não seja o ideal para conquistar a parte conservadora do eleitorado paulista, que quase sempre dá apoio aos tucanos.

Alexandre Padilha terá dificuldades por causa de sua gestão à frente da pasta da Saúde –considerada média ou ruim, inclusive por petistas.

José Eduardo Cardozo prefere muito mais fazer pique no lugar e esperar uma vaga no STF a governar São Paulo.

Sobra, portanto, Guido Mantega. O que fará do ministro da Fazenda candidato? O desempenho da economia. Suponha que o país cresça perto de 3% neste ano, o nível de emprego seja mantido e a sensação de bem-estar geral seja ampla? Nesse caso, até o slogan do PT já está pronto: “Guido vai fazer em São Paulo o que fez pelo Brasil”.

Mas e se a economia patinar e o país crescer pouco? Bom, nesse caso, a escolha petista volta à estaca zero e ninguém ainda despontou como favorito.

O blog está no Twitter e no Facebook.