Blog do Fernando Rodrigues

Brasil mudou só com Lula e Dilma, diz PT na TV

Fernando Rodrigues

O programa de 10 minutos que o PT coloca hoje (9.mai.2013) no ar em rede nacional de rádio e TV não deixa dúvidas sobre a mensagem da legenda daqui para a frente: o Brasil só mudou por causa da chegada dos petistas no poder.

Logo no início do programa, com direção do marqueteiro João Santana, aparece uma cena geológica do Brasil emergindo do globo terrestre, numa alusão à formação dos continentes. Aí vem um locutor e diz:

“Hoje, quase ninguém mais tem mais dúvida. Depois de dez anos de governo do PT, o Brasil decolou. Nosso país mudou de patamar. Quem fez a primeira grande mudança?”

Brasileiros aparecem na tela e respondem, em uníssono: “Lula”.

“Quem está fazendo a segunda grande mudança?”

E os eleitores, de novo, na tela: “Dilma”.

Ou seja, antes de PT, Lula e Dilma, nada a mencionar. O Brasil passa a ser, portanto, aPT (antes do PT) e dPT (depois do PT)

Esse é um tom diferente da carta que a presidente Dilma Rousseff enviou para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando o tucano fez 80 anos, em junho de 2011:

Naquela correspondência, Dilma Rousseff classificou FHC como ''acadêmico inovador'', ''político habilidoso'' e ''o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica''. No texto, a presidente escreveu que o tucano acredita no ''diálogo como força motriz da política'', ''foi essencial para a consolidação da democracia brasileira'' e luta por seus ideais ''até os dias de hoje''.

O programa partidário do PT na TV é uma grande exaltação aos feitos que o partido acumulou nos últimos dez anos. O filme tem o apuro técnico já conhecido do marqueteiro João Santana. A seguir, a íntegra do programa obtido pelo Blog:

 

 

Na montagem do programa, João Santana aproveitou as ideias dos comerciais curtos de 30 segundos que o partido estava veiculando desde o final de abril.

Estão presentes no programa as boas soluções técnicas de imagens de Lula e de Dilma projetadas sobre corpos despidos. E o efeito de computação gráfica conhecido como “morphing”, que mistura suavemente a imagem do rosto de uma criança à de um adulto.

Como se trata de um programa partidário, além de Lula e de Dilma aparece o presidente nacional da legenda, Rui Falcão (deputado estadual em São Paulo). Ele fala brevemente, por 26 segundos.

É pouco, mas é mais do que o concedido a cada um dos 9 ministros petistas que aparecem no programa. Eis quais foram os ministros e o tempo de cada um:

Guido Mantega (Fazenda): 24 seg.

Marta Suplicy (Cultura): 16 seg.

Alexandre Padilha (Saúde): 15 seg.

Aloizio Mercadante (Educação): 14 seg.

José Eduardo Cardozo (Justiça): 9 seg.

Gleisi Hoffmann (Casa Civil) : 9 seg.

Tereza Campello (Combate à Fome): 8 seg.

Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior): 8 seg.

Miriam Belchior (Planejamento): 5 seg.

O tempo maior para Guido Mantega é compreensível: ele fala sobre o combate à inflação, uma das maiores preocupações atuais do governo Dilma.

Bem feito e eficaz do ponto de vista técnico, o programa do PT testa qual deve ser o discurso eleitoral de Dilma em 2014 ao tentar a reeleição: agora, é só ela, Lula e o PT. O resto não conta.

O blog está no Twitter e no Facebook.