Blog do Fernando Rodrigues

Outro desejo de Serra: deslocar Alckmin para a disputa presidencial

Fernando Rodrigues

Eis uma nova especulação sobre o futuro político eleitoral de José Serra: empurrar o governador de São Paulo Geraldo Alckmin para a disputa da Presidência da República em 2014. Assim, ele, Serra, disputaria o governo paulista.

E Aécio Neves? Teria de ficar na fila.

Uma variação dessa especulação é o PSDB ter uma chapa puro sangue para o Planalto em 2014: Geraldo Alckmin e Aécio Neves, como candidatos a presidente e a vice-presidente. Ou vice-versa, dependendo de quem é o interlocutor. Para Serra, tanto faz. O importante seria a vaga aberta para ele disputar o Palácio dos Bandeirantes.

Nessa hipótese, claro, Serra permaneceria filiado ao PSDB. Estaria enterrada a chance de ele vir a se filiar ao MD, novo partido criado por Roberto Freire, do PPS.

Qual é o problema disso tudo? Geraldo Alckmin nem quer ouvir falar nessa possibilidade. Ele tem 60 anos e enxerga mais vantagem em tentar ficar até 2018 como governador de São Paulo. Aí sim voltaria a tentar a sorte numa corrida pelo Planalto (Alckmin concorreu em 2006, contra Lula, e perdeu).

O blog está no Twitter e no Facebook.