Blog do Fernando Rodrigues

Ministério Público abre canal para receber denúncias de crimes digitais

Fernando Rodrigues

O MPF-SP (Ministério Público Federal no Estado de São Paulo) abriu um canal na internet para receber denúncias de crimes cometidos por meio da internet, como páginas ou mensagens com conteúdo homofóbico ou racista, imagens de abuso infantil ou outro material discriminatório ou ilícito.

O serviço, chamado “Digi Denúncia”, já existia há vários anos, mas não tinha um canal específico para receber informações sobre os crimes digitais. A página agora fornece um campo para que o internauta informe a URL do site denunciado e envie arquivos em anexo.

O cidadão pode optar ou não por se identificar, mas o Ministério Público alerta que o anonimato, em muitos casos, dificulta ou até mesmo inviabiliza a investigação, pois não permite entrar em contato para esclarecimentos.

O “Digi Denúncia” (imagem abaixo) foi reformulado em março, a partir de diagnóstico realizado por consultorias contratadas para avaliar o serviço. Segundo o procurador regional dos direitos do cidadão, Jefferson Aparecido Dias, o novo sistema permite que o internauta faça uma denúncia mais detalhada e forneça mais dados.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.