Blog do Fernando Rodrigues

Votação da MP dos Portos deve se estender noite adentro

Fernando Rodrigues

A expectativa no Congresso é que a MP dos Portos seja votada hoje na Câmara, porém não há previsão de quando a sessão terminará. No instante em que este post vai ao ar, a sessão foi encerrada por causa do tumulto no plenário. Teve até deputado com faixa de protesto sendo retirado da frente da mesa diretora.

Se e quando a sessão for retomada, há o texto principal para ser votado e mais 12 emendas e 26 destaques. O destino da MP 595 é incerto.

Para cada emenda, pelo menos 1 deputado a favor e 1 contra devem discursar. Em alguns casos, podem ser até 2 de cada lado. Não é impossível que a votação se alongue noite adentro.

O problema é que, no Senado, a tradição é não pautar nenhum projeto novo após as 21h.

O governo já pediu a senadores que permaneçam no plenário fazendo discursos sobre assuntos diversos. O objetivo é manter a sessão aberta até tarde da noite. Assim, o texto da MP chega ao Senado, é lido e pode tramitar.

Se isso não ocorrer, a chance de fracasso é enorme. Não haverá tempo hábil para votar a MP no Senado antes que ela perca a validade. O prazo final é quinta-feira (16.mai.2013).

O blog está no Twitter e no Facebook.