Blog do Fernando Rodrigues

Naufragou o novo partido de Paulinho da Força

Fernando Rodrigues

Naufragou o projeto do deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP) de criar um novo partido político. O principal obstáculo foi o tempo exíguo para formalizar acordos eleitorais para coligações em 2014.

Paulinho até conseguiu as cerca de 500 mil assinaturas necessárias. O deputado tem muito poder na Força Sindical, a central de trabalhadores que controla.

O problema é que um partido político só vai para frente se consegue fechar acordos eleitorais para eleger deputados federais e estaduais. Essas alianças são formadas com muita antecedência.

Se Paulinho formalizasse sua nova legenda agora, teria de 1) convencer deputados a entrarem já no projeto e 2) dar garantia a todos que teriam bons apoios nos 26 Estados e no Distrito Federal em 2014, quando esses congressistas tentarão se reeleger.

Ou seja, não dá.

Uma ressalva: como as assinaturas foram coletadas, o partido pode ser lançado. Mas será uma operação de altíssimo risco. Por essa razão Paulinho anda mudo e está prestes a enterrar o projeto.

Outra opção: lançar a nova legenda e ficar sem quase nenhuma adesão de deputados federais. Seria uma sigla nanica, sem tempo de TV. Mas pode ser útil mais adiante. 

O blog está no Twitter e no Facebook.