Blog do Fernando Rodrigues

Poder e política na semana – 27.mai a 2.jun.2013

Fernando Rodrigues

Esta será uma semana mais curta para o poder e a política. Na 5ª é feriado.

Nesta 2ª feira, o ex-presidente Lula e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), se encontram na sede da prefeitura paulistana. Na mesma data, a líder do Rede Sustentabilidade, Marina Silva, tem reunião marcada com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT).

Também na 2ª, sessão extraordinária na Câmara dos Deputados tenta votar duas MPs que vencem no dia 3 de junho e ainda precisam ser submetidas aos senadores. Será o 1º teste para a regra estabelecida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de não votar MPs que cheguem à Casa a menos de 7 dias do prazo limite.

No mesmo dia, os presidentes das centrais sindicais se reúnem com o governo federal para discutir a regulamentação da PEC das Domésticas.

Na 3ª, sessão do Congresso Nacional analisará 3.172 vetos presidenciais acumulados há mais de uma década que esperam uma apreciação de deputados e de senadores. Na mesma data, o Copom se reúne para definir a nova taxa básica de juros.

Na 4ª, a Fifa realiza seu 62º Congresso, nas Ilhas Maurício. Serão discutidas alterações estatutárias para ampliar a transparência e melhorar a governança da entidade.

Na 5ª, feriado de Corpus Christi, o PSDB veicula 10 minutos de propaganda partidária no rádio e na TV, em rede nacional. No programa, Aécio Neves, presidente nacional do partido, apresentará políticas públicas implementadas quando ele era governador de Minas Gerais.

 

Segunda (27.mai.2013)

Lula e Haddad – o ex-presidente e o prefeito de São Paulo se encontram na capital paulista em evento de comemoração ao Dia Mundial da África. O secretário municipal da Promoção da Igualdade Racial, Netinho de Paula, também participa. Às 17h, na sede da Prefeitura de SP.

África na Câmara – o Dia Mundial da África também terá uma sessão solene na Câmara dos Deputados. A partir das 10h.

Marina no Rio Grande do Sul – Marina Silva tem audiência com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), às 15h30, no Palácio Piratini. À noite, Marina e Fernando Gabeira participam do seminário internacional Fronteiras do Pensamento, na UFRGS.

Medidas provisórias na Câmara – em sessão extraordinária, deputados votam 2 MPs que vencem no dia 3 de junho e ainda precisam ser submetidas aos senadores. Será o 1º teste para a regra estabelecida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de não votar MPs que cheguem à Casa a menos de 7 dias do prazo limite. Serão votadas a MP 601/12, que estende a desoneração da folha de pagamento, e a MP 605/13, sobre redução na conta de luz.

Marta com empresários – a ministra da Cultura, Marta Suplicy, vai a almoço-debate do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) sobre projetos da sua pasta, como a reforma da Lei Rouanet e o Procultura (Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura). Em São Paulo.

Articulação petista – senadores do PT se encontram em Brasília com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão. Em pauta, as candidaturas petistas aos governos estaduais.

Transparência nos municípios – esta 2ª feira é o último dia do prazo para os municípios com menos de 50 mil habitantes se enquadrarem na Lei da Transparência, que determina a divulgação na internet de informações sobre execução orçamentária e financeira.

Poder de investigação do MP – representantes das polícias estaduais e federal e do Ministério Público voltam se reunir com congressistas no Ministério da Justiça para discutir texto alternativo à PEC 37, que restringe o poder de investigação criminal dos promotores e procuradores.

PEC das Domésticas – presidentes das centrais sindicais se reúnem com o governo federal às 17h, em Brasília, para discutir a regulamentação da PEC das Domésticas.

Azevêdo na Fiesp – o novo diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), embaixador Roberto Azevêdo, almoça com o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, e diretores da entidade. Em pauta, exportações da indústria brasileira.

PSD e a violência – o Espaço Democrático (fundação do PSD para estudos e formação política) promove debate sobre projetos para a segurança pública. A estrela do evento é o secretário de segurança pública do Rio, José Mariano Beltrame. Às 19h, com transmissão pela internet.

Gilmar Mendes e o semiaberto – o ministro do STF Gilmar Mendes conduz audiência pública sobre a falta de vagas para o cumprimento de penas em regime semiaberto no sistema penitenciário brasileiro.

Inflação – FGV divulga o INCC , que mede a evolução dos custos de construções habitacionais.

 

Terça (28.mai.2013)

Marina na Argentina – Marina Silva participa, em Buenos Aires, de conferência internacional sobre responsabilidade social empresarial. A líder do Rede Solidariedade volta ao Brasil na 5ª (30.mai.2013).

Vetos presidenciais – sessão do Congresso Nacional analisa os 3.172 vetos presidenciais acumulados há mais de uma década que esperam uma apreciação de deputados e de senadores. A sessão desta 3ª deve declarar “prejudicados” 1.478 vetos. Ainda assim sobrarão 1.694 vetos para serem analisados.

Grella em Brasília – o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, participa de audiência na Câmara sobre o combate ao crime no Estado. Às 10h.

Ditadura – Comissão da Verdade do Rio inicia seus trabalhos. Serão ouvidas a cineasta Lúcia Murat e a historiadora Dulce Chaves Pandolfi, ambas torturadas durante o regime militar.

PSDB na TV – partido veicula 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

Juros – Copom se reúne definir a nova taxa Selic, atualmente em 7,5%. O veredicto sai na 4ª (29.mai.2013)

Xuxa, 50 anos – a apresentadora comemora seus 50 anos no hotel Unique, em São Paulo. A festa beneficente terá rifa de automóveis e obras de arte.

 

Quarta (29.mai.2013)

Desempenho da economia – dia repleto de divulgação de indicadores. A FGV apresenta os números da inflação medida pelo IGP-M, o IBGE divulga a medição do PIB trimestral e o Dieese publica sua Pesquisa de Emprego e Desemprego.

Telefônicas na mira – o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, e o presidente da Oi/Brasil Telecom, José Mauro Carneiro da Cunha, são convidados para audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a qualidade dos serviços de telecomunicações no país, inicialmente prevista para o dia 22.mai.2013.

 

Quinta (30.mai.2013)

PSDB na TV – legenda tem 10 minutos de propaganda partidária no rádio e na TV, em rede nacional. No programa, Aécio Neves, presidente nacional do partido, apresentará políticas públicas implementadas quando ele era governador de Minas Gerais.

DEM na TV – Democratas veiculam 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

Congresso da Fifa – o órgão máxima do futebol realiza seu 62º Congresso, nas Ilhas Maurício, e discute alterações estatutárias para ampliar a transparência e melhorar a governança da entidade. O evento vai até 6ª (31.mai.2013).

 

Sexta (31.mai.2013)

Butão – o país encravado nos Himalaias realiza suas eleições parlamentares.

 

Sábado (1.jun.2013)

PSDB na TV – partido veicula 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.