Blog do Fernando Rodrigues

Governo federal recebe 7 mil pedidos de informação por mês

Fernando Rodrigues

Entre os cidadãos que declararam a profissão, somente 1,34% é jornalista

O governo liberou a consulta a dados estatísticos de atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI) desde que ela entrou em vigor, em 16 de maio de 2012.

É possível descobrir, por exemplo, que o governo federal recebe, em média, 7 mil pedidos de informação por mês. Cada pedido tem, também na média, 1,45 pergunta.

76% dos usuários declararam sua profissão. Entre eles, somente 1,34% é jornalista, o que derruba a tese de que a lei foi editada para atender aos interesses da mídia. Para efeito de comparação, 9,12% dos pedidos foram feitos por servidores públicos federais.

O assunto que desperta mais interesse são as finanças públicas, com 13% de todos os pedidos.

O Estado que deu origem a mais pedidos é São Paulo, com uma fatia de 25,61%. Em seguida está o Rio, com 13,66% dos pedidos. Segundo o sistema, um mesmo cidadão já fez 518 pedidos de informação – o recordista.

O usuário pode filtrar as estatísticas por período ou tema e exportar os dados para formatos legíveis por máquinas.

Cabe a cada município e a cada Estado brasileiro também divulgar suas estatísticas, mas isso até o momento ainda não feito, em descumprimento à lei.

Em maio, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) também publicou um relatório sobre as experiências de jornalistas com a LAI.

O blog está no Twitter e no Facebook.