Blog do Fernando Rodrigues

Em Brasília, só 9% torcem para times locais

Fernando Rodrigues

Campeonato candango teve média de público de 1.176 pessoas em 2013
Mané Garrincha tem capacidade para 73 mil e só será viável se times do Rio jogarem no DF

Brasília sediará neste sábado (15.jun.2013) uma festa do futebol mundial, com o jogo inaugural da Copa das Confederações, entre as seleções do Brasil e do Japão. Mas a cidade tem pouca vocação para esse esporte. Pesquisa realizada pela Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) aponta que somente 9% dos moradores da capital do país torcem para times de futebol locais.

Entre os clubes brasilienses, o mais bem colocado é o Gama, com 4% dos torcedores, seguido pelo Brasiliense, com 3%. O Brasiliense joga na terceira divisão do campeonato nacional. O Gama nem isso, está fora e luta por uma vaga na terceirona.

Não por outro motivo, a média de público do torneio brasiliense foi de apenas 1.176 pessoas em 2013, segundo levantamento da consultoria Pluri.

A maioria dos moradores da capital federal, ou 58%, torce para times de outros Estados, principalmente do Rio. O Flamengo é o campeão, com 30,2% da preferência, seguido pelo Vasco, com 7%. Em terceiro, o São Paulo, com 4,4%.

Eis a lista das 10 maiores torcidas de times de futebol em Brasília e seu tamanho em relação à população.

1 – Flamengo: 30,2%
2 – Vasco: 7%
3 – São Paulo: 4,4%
4 – Corinthians: 4%
5 – Palmeiras: 2,9%
6 – Botafogo: 2,8%
7 – Fluminense: 2,7%
8 – Cruzeiro: 0,9%
9 – Santos: 0,6%
10 – Atlético-MG: 0,5%

A Codeplan vê nesses dados uma alternativa para evitar que o Estado Nacional Mané Garrincha, reconstruído por aproximadamente R$ 1,5 bilhão, vire um elefante branco após a Copa do Mundo de 2014.

A estatal propõe que o governo do DF se empenhe em trazer jogos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro com times cariocas para o planalto central.

Já está certo que o próximo clássico do Campeonato Brasileiro na cidade será entre Botafogo e Fluminense, em data ainda a ser anunciada.

O clássico Flamengo X Vasco, segundo o órgão, mobilizaria mais de 1 milhão de torcedores brasilienses.

Em 26 de maio, o jogo entre Santos e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, produziu uma arrecadação de mais de R$ 6 milhões e lotou o Mané Garrincha.

Mas o esforço pode não ser suficiente para rentabilizar o estádio. Apesar da Copa de 2014, as bilheterias de futebol em todo o país vivem um período de decadência.

Segundo a consultoria Pluri, e média de público em jogos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2012 foi de 12.983 torcedores, 13% menor que a do ano anterior.

Nos campeonatos estaduais, o cenário se repete. A média de público deste ano foi de 2.526 pagantes, número 9,4% inferior ao de 2012.

O blog está no Twitter e no Facebook.