Blog do Fernando Rodrigues

Em 3 dias, Rede, de Marina Silva, quer validar 302 mil assinaturas

Fernando Rodrigues

Sérgio Lima/Folhapress

O Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, espera ter todas as assinaturas necessárias para solicitar o registro do partido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até esta 5ª feira (15.ago.2013), já validadas.

A Rede diz ter coletado 844 mil assinaturas e encaminhado 533 mil delas aos cartórios. Mas, até esta 2ª feira (12.ago.2013), apenas 189 mil haviam sido confirmadas pela Justiça Eleitoral, 302 mil a menos que as 491 mil necessárias para criar um novo partido.

A meta de concluir a validação até esta 5ª feira foi estabelecida pelo próprio partido no seu cronograma. O problema é que cumprir esse objetivo não depende somente do esforço dos militantes da Rede. São os cartórios eleitorais que validam as assinaturas, e muitos estão desrespeitando o prazo legal de 15 dias corridos para essa tarefa, segundo a Rede.

Para disputar as eleições de 2014, a Rede precisa de seu registro definitivo até 4 de outubro. Marina quer encaminhar toda a papelada até esta semana para ter um espaço de manobra caso o TSE questione a documentação.

O número de assinaturas enviadas pela Rede à Justiça Eleitoral é menor do que o total coletado porque os próprios militantes fazem uma triagem prévia dos dados. Eles seguem colhendo apoios e pretendem submeter mais nomes aos cartórios.

O blog está no Twitter e no Facebook.