Blog do Fernando Rodrigues

Ipea cobra política federal para regiões metropolitanas

Fernando Rodrigues

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou hoje (21.ago.2013) o resultado de uma pesquisa sobre problema que afeta diretamente os prefeitos das  grandes cidades brasileiras: a falta de normas e recursos para administrar as regiões metropolitanas.

Municípios como São Paulo (SP), Rio (RJ) ou Belo Horizonte (MG) são inseridos em manchas urbanas que ultrapassam suas divisas. As pessoas, os serviços e o trabalho transitam livremente entre as cidades de uma mesma região metropolitana, mas o mesmo não ocorre com as políticas públicas de transporte público, gestão do lixo ou drenagem de rios.

Para superar esses desafios, o livro “Território metropolitano, políticas municipais”, organizado por Bernardo Alves Furtado, Cleandro e Krause Karla Chistina Batista de França, cobra urgência na definição de uma política pública federal para as regiões metropolitanas.

O presidente do Ipea, Marcelo Côrtes Neri, também defende, no texto de apresentação da obra, regras para que essas cidades vizinhas possam contrair financiamentos conjuntos destinados à melhoria das condições urbanas.

O livro identificou 54 regiões metropolitanas no país. Veja algumas delas destacadas no mapa abaixo:

Reprodução

O blog está no Twitter e no Facebook.