Blog do Fernando Rodrigues

PMDB usa o papa e evita políticos na TV

Fernando Rodrigues

Programa de 10 minutos só começa a ter imagens de políticos aos 6m24s
Líderes do partido aparecem de maneira fugaz e Michel Temer saúda pontífice

Reprodução

O programa do PMDB que vai ao ar em rede nacional às 20h30 de hoje (22.ago.2013) tem uma estratégia clara de evitar mostrar políticos. O destaque do programa, com 10 minutos de duração, são atores contratados falando sobre democracia e os movimentos de rua do Brasil.

Além disso, o ''grand finale'' é com o vice-presidente da República, Michel Temer, fazendo uma saudação ao papa Francisco, que aparece no programa.

Houve uma determinação da direção partidária do PMDB para que fossem evitados políticos em série nas imagens da propaganda neste semestre. O publicitário Elsinho Mouco seguiu as instruções e só aos 6m24s aparece, em uma legenda, uma menção ao PMDB.

O partido só é citado de maneira explícita a partir dos 8m32s. Até este ponto do programa, o telespectador desavisado não consegue descobrir a qual partido se refere o filme. É quando começam os discursos mais tradicionais de integrantes da legenda.

No final, aparecem brevemente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o presidente interino da sigla, Valdir Raupp. O programa tem muito menos políticos do que a propaganda do primeiro semestre, quando 16 rostos do PMDB foram mostrados na tela da TV. Neste, apenas 4 apareceram.

O partido repete uma estratégia já usada em suas propagandas no Rio de Janeiro. Naquele Estado, a propaganda peemedebista mostrou apenas cenas fluminenses e não teve nenhuma imagem do governador do Estado, Sérgio Cabral, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ambos filiados ao PMDB.

Na Argentina, a tentativa de usar a imagem do papa Francisco em busca de dividendos políticos não deu certo. Em agosto, em plena campanha eleitoral, um cartaz que mostrava o pontífice, em sua visita ao Brasil, cumprimentando a presidente Cristina Kirchner e seu protegido Martín Insaurralde despertou a ira da oposição e mal-estar na Igreja.

Assista ao programa do PMDB:

 

 

O blog está no Twitter e no Facebook.