Blog do Fernando Rodrigues

Associações comerciais de SP enviam carta a Henrique Alves pelo fim do voto secreto

Fernando Rodrigues

Entidades representam 240 mil empresários

Joel Silva/Folhapress - 27/11/2008

Numa rara manifestação de conteúdo político, a Associação Comercial de São Paulo e a Federação das Associações Comerciais de São Paulo enviaram uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pedindo ''urgência para a aprovação do fim do voto secreto'' em votações sobre a cassação de mandatos.

A razão da carta, assinada pelo presidente das entidades, Rogério Amato (foto), é a manutenção do mandato do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB), de Roraima, decidida na 4ª feira (28.ago.2013).

Para que a Câmara cassasse o mandato de Donadon, eram necessários 257 votos. Mas apenas 233 deputados votaram pela cassação. Protegidos pelo voto secreto, 131 congressistas votaram contra a cassação.

A carta das associações, que representam 240 mil empresários, diz ter visto com inquietação a absolvição de Donadon. ''As entidades signatárias consideram como agravante'', diz o texto, o fato de ter sido tudo decidido em ''votação secreta, o que não permite ao eleitor cobrar de cada deputado uma justificativa por seu voto''.

O Blog publicou a lista dos ausentes à sessão de quarta-feira, mas não há como saber quem votou para absolver ou condenar Donadon.

O blog está no Twitter e no Facebook.