Blog do Fernando Rodrigues

Rede, de Marina Silva, completa registro em 9 Estados e fica a um passo de ser criada

Fernando Rodrigues

Roberto Jayme/Folhapress

O Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, obteve hoje (4.set.2013) o registro do diretório do Amapá e alcançou o número mínimo de 9 diretórios estaduais exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral para autorizar a criação do partido.

Para obter o registro em cada Estado, o Rede obteve o apoio de 0,1% dos eleitores de cada unidade federativa. Além do Amapá, o Rede já criou os diretórios do Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e de Goiás.

Era a penúltima exigência legal para que o Rede ganhe o status de partido. Ainda falta a mais desafiadora para o grupo marineiro: comprovar o apoio de 0,5% do eleitorado em todo o país, o que equivale a 492 mil eleitores. Até o momento, o Rede conseguiu comprovar 345 mil assinaturas.

Diretório paulista. O Rede também obteve hoje parecer favorável da Procuradoria Regional de São Paulo para criar seu diretório paulista. A decisão deve ser tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral na próxima semana.

P.S. em 5.set.2013 às 14h30: O Blog antecipou a informação no que se refere ao diretório estadual do Mato Grosso do Sul com base em informação do Rede. O dado está correto e a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do MS será publicada no Diário Oficial de sexta-feira (6.set.2013)

(Bruno Lupion)

O blog está no Twitter e no Facebook.