Blog do Fernando Rodrigues

No Twitter, discurso de Dilma na ONU repercute 4 vezes menos que o de Obama

Fernando Rodrigues

O discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral da ONU, na 3ª feira (24.set.2013), foi citado 10.193 vezes no Twitter durante os seus 30 minutos de duração, segundo levantamento da consultoria Tribatics.

Em sua fala, Dilma fez críticas à espionagem realizada pelos Estados Unidos sobre as comunicações brasileiras, que teria entre seus alvos a própria presidente e a Petrobras. Os termos mais usados pelos usuários do Twitter para comentar a preleção de Dilma foram “espionagem”, “espionaje” e “spy” – a mesma palavra em português, espanhol e inglês.

O discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, feito logo após o de Dilma, foi citado 41.229 vezes enquanto durava. Entre os termos mais usados para se referir à fala de Obama, estavam “caminho diplomático”, “armas químicas” e “armas nucleares” (em inglês). As palavras mostram tônica distinta em relação à do discurso de Dilma. A fala de Obama priorizou as relações com o Irã e o conflito na Síria.

José Mujica, presidente do Uruguai, teve impacto semelhante ao da líder brasileira. Seu discurso foi citado 8.703 vezes no Twitter, com termos como “a vida”, “a humanidade” e “o individualismo”.

O blog está no Twitter e no Facebook.