Blog do Fernando Rodrigues

Marina é ‘intolerante e hostil’ com o agronegócio, diz Ronaldo Caiado

Fernando Rodrigues

Apoiador da candidatura de Eduardo Campos reage a provocação da líder da Rede

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), apoiador de primeira hora da pré-candidatura de Eduardo Campos (PSB) à presidência da República, divulgou nota hoje (9.out.2013) fustigando a ex-senadora Marina Silva, que se juntou ao projeto presidencial do governador de Pernambuco.

Caiado afirma que Marina é intolerante e hostil e desconhece o setor agropecuário brasileiro. Em entrevista publicada pela Folha hoje, Marina disse que Caiado, em nome da sua coerência, deveria abandonar a aliança com Campos. “Ele mesmo vai pedir para sair, se é que não está pedindo”, provocou a líder da Rede.

Defensor dos interesses da bancada ruralista desde a Constituinte, Caiado diz que o veto de Marina à sua pessoa representa um veto ao setor agropecuário e à liberdade de iniciativa. “Sempre convivi em ambiente democrático e civilizado, sabendo lidar com o contraditório. Veemência não é intolerância. Frequentemente, bem ao contrário, a intolerância se apresenta com a veste da delicadeza”, afirma o deputado.

Em entrevista ao programa ''Poder e Política'' publicada hoje, a senadora e também ruralista Kátia Abreu (PMDB-TO) afirmou que o sucesso eleitoral de Marina seria “desastroso” e que torce para que Eduardo Campos pense diferente da ambientalista.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada por Caiado:

''O veto da candidata Marina Silva não é à minha pessoa, mas ao que represento, em três décadas de vida pública: o setor agropecuário e a liberdade de iniciativa.

É preocupante que alguém, que postula a Presidência da República, seja intolerante e hostil exatamente ao setor mais produtivo da economia, responsável por 23% do PIB e por mais de um terço dos empregos formais do país.

Lamento que alguém, com tais pretensões, demonstre tamanho desconhecimento da realidade agropecuária brasileira e veja no produtor rural – o maior empregador do país – um inimigo do trabalhador. É um colossal contrassenso. Em meu estado, Goiás, o agronegócio emprega nada menos que a metade da mão de obra ativa e responde por 67% do PIB.

A candidata tem razão num ponto: somos, eu e ela, coerentes. Só que – e essa é nossa diferença – não sou intolerante. Não confundo adversário com inimigo. Democracia não é política de terra arrasada, nem se aprimora em ambiente de duelo. Fui – e sou – um político afirmativo. Jamais escondi minhas ideias. Mas sempre convivi em ambiente democrático e civilizado, sabendo lidar com o contraditório. Veemência não é intolerância. Frequentemente, bem ao contrário, a intolerância se apresenta com a veste da delicadeza.

Fui um dos primeiros políticos do País a defender a candidatura do governador Eduardo Campos, por entender que ele poderia ter uma postura nova na politica brasileira, democrática, firme e corajosa.

Foi por crer na pluralidade que tinha me associado ao projeto político do governador Eduardo Campos, cujo discurso rejeitava radicalismos. E foi em nome do pluralismo e do diálogo que dei boas vindas à candidata, que agora me exibe a face da intolerância.

Essa ideia de “inimigo histórico” é antiga, retrógrada e preconceituosa e não atende aos interesses do País. Continuarei defendendo, no Congresso Nacional, os interesses do Brasil e do agronegócio, debatendo e apresentando propostas que harmonizem o desenvolvimento do país, compatibilizando-o com a preservação do meio ambiente.

Ronaldo Caiado

Líder do Democratas na Câmara dos Deputados''

O blog está no Twitter e no Facebook.