Blog do Fernando Rodrigues

Perfil de Dilma no Twitter cresce, por dia, uma conta de Eduardo Campos

Fernando Rodrigues

Presidente estará entre os 10 políticos mais seguidos na rede até o final do ano, diz Planalto

Governador de Pernambuco retomou seu perfil no último domingo

Duas semanas depois de voltar ao Twitter dialogando com a paródia “Dilma Bolada”, o perfil oficial da presidente Dilma Rousseff (@dilmabr) ganhou 70 mil seguidores. O número equivale a 10% dos que acompanham a ex-senadora Marina Silva (@silva_marina) e a 3 vezes os seguidores do senador Aécio Neves (@aecioneves). Em média, a conta ganha 5 mil seguidores por dia – próximo ao total dos que acompanham o perfil do governador de Pernambuco Eduardo Campos (@eduardocampos40).

O perfil de Eduardo Campos, embora exista há algum tempo, foi assumido pelo candidato há cerca de 1 mês, segundo sua assessoria. Depois de um longo período de inatividade, a conta voltou a ser usada no último domingo (5.out.2013) — durante a primeira coletiva de imprensa de Eduardo Campos ao lado de Marina Silva já filiada ao PSB. Até hoje (10.out.2013), o perfil tinha 25 tuítes próprios. Aécio Neves nunca enviou uma mensagem pelo Twitter.

Além dos 1,97 milhão de seguidores do @dilmabr, as mensagens são seguidamente retuitadas, ampliando seu alcance. Nessas primeiras 2 semanas, as mensagens do @dilmabr foram retuitadas 28.125 vezes, segundo informações apuradas pelo Palácio do Planalto –que tem festejado os resultados da operação.

Segundo o Planalto, quem tuita é a própria presidente.

O @dilmabr é o terceiro perfil mais retuitado do país (atrás de @paulocoelho e @programapanico). Está à frente de celebridades com milhões de seguidores como Neymar, Kaká e Ivete Sangalo. Considerando a média de retuítes, as mensagens postadas pela presidente chegam a cerca de 7 milhões de pessoas.

A curiosidade pelo perfil da presidente também pode ser medida pelas buscas no Google. Em 14 dias, segundo dados apurados pelo Planalto, o site registrou 1.310 pesquisas com a expressão “Twitter Dilma”, um terço das 3.600 buscas pela palavra-chave “Dilma presidente”.

O Planalto calcula que a conta de Dilma entrará na lista dos 10 políticos com maior número de seguidores do mundo até o final do ano se o atual ritmo de crescimento for mantido.

A assessoria de Dilma faz até uma comparação com a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton (possível candidata à sucessão de Barack Obama). Hillary obteve 2.212 retuítes nas últimas duas semanas, o que equivale a 12,7 vezes menos que Dilma.

A estratégia de Dilma é estar cada vez mais presente na internet e no debate a respeito da rede. A avaliação da petista é que isso a aproxima de uma parcela do eleitorado que escolheu as plataformas digitais como principal opção para se comunicar. Não é por outra razão que a presidente acaba de anunciar também que fará uma cúpula global sobre “governança na internet” no ano que vem, quando vai disputar a reeleição.

O blog está no Twitter e no Facebook.