Blog do Fernando Rodrigues

Brasil não devolverá senador Roger Pinto para a Bolívia, diz Marco Aurélio

Fernando Rodrigues

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse ontem que o governo brasileiro não considera devolver para a Bolívia o senador Roger Pinto Molina, daquele país, que fugiu para o Brasil em agosto.

Em entrevista ao programa Poder e Política, da Folha e do UOL, o assessor do Planalto elaborou sobre como pode ser o desfecho desse caso do senador boliviano. ''Devolvê-lo para a Bolívia, nós não devolveremos'', disse. ''Há duas possibilidades: ou ele pode ter asilo aqui ou ele pode ir para outro país. Analisando estritamente as hipóteses''.

Marco Aurélio Garcia avalia que ''houve, sem sombra de dúvidas, um problema de comando'' no Ministério das Relações Exteriores nesse episódio. ''Tanto é que trocou o ministro'', completou, referindo-se à demissão de Antonio Patriota do Itamaraty depois que ficou comprovado que um diplomata brasileiro ajudou na fuga do senador boliviano para Brasília.

Na entrevista, o assessor presidencial que ocupa essa função desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, disse também que o recente caso de espionagem dos Estados Unidos no Brasil serviu de ''alerta'' à administração federal quando for necessário adquirir equipamentos militares.

''Sem dúvida é um pouco um alerta'', afirmou. A avaliação de Marco Aurélio foi dada ao comentar a compra de equipamentos de defesa que o Brasil fez da Rússia nesta semana – cerca de R$ 2 bilhões para adquirir baterias antiaéreas.

O blog está no Twitter e no Facebook.