Blog do Fernando Rodrigues

Em cidades grandes, tempo médio para ir ao trabalho é de 40,8 minutos

Fernando Rodrigues

Maior deterioração é nas capitais do Norte e do Nordeste

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), um órgão do governo federal, informa que o brasileiro que vive em grandes cidades gasta, em média, 40,8 minutos para ir de casa até o trabalho.

Esse dado foi divulgado num estudo do Ipea apresentado hoje (24.out.2013) e se refere ao ano de 2012. Há 20 anos, esse tempo médio para ir de casa até o trabalho era de 36,4 minutos nas grandes cidades. Ou seja, um aumento de 12,1%.

Não se deve imaginar que essa média possa servir para todos os brasileiros que vivem em grandes cidades. Como o próprio Ipea demonstra nesse quadro (abaixo), 18,6% dos moradores de regiões metropolitanas gastam mais de uma hora no transporte de casa para o trabalho. Há 20 anos, esse percentual era de 14,5. Eis o quadro:

O Ipea afirma que “apesar de ter melhorado a renda e aumentado a posse de veículos automotores, a população pobre ainda enfrenta os maiores problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras”, Segundo o instituto, “entre as pessoas com renda per capita de meio a 1 salário mínimo, 17% passam mais de uma hora no deslocamento casa/trabalho. Essa proporção é 6 pontos percentuais superior à registrada nas famílias mais ricas (acima de 5 salários mínimos)”.

Os dados usados no estudo são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2012.

O texto do comunicado afirma que “o padrão de mobilidade urbana no Brasil vem se alterando nos últimos anos com o aumento acelerado da taxa de motorização da população, o que significa mais acidentes de trânsito, maior poluição veicular e perda de tempo em função dos congestionamentos nos centros urbanos”.

E mais: “Entre 2008 e 2012, a proporção de domicílios com algum tipo de veículo privado saltou 8 pontos percentuais. Atualmente 54% dos lares brasileiros tem na garagem um carro e/ou moto. Como resultado do maior número de veículos nas ruas, o tempo médio gasto para chegar ao trabalho pelos habitantes das regiões metropolitanas atingiu 40,8 minutos – a média, no Brasil, é 30,2 minutos”.

A maior deterioração se deu nas capitais do Norte e do Nordeste, que tiveram “as pioras mais significativas nas condições de tráfego. Belém, Salvador e Recife apresentaram, entre 1992 e 2012, taxas de crescimento do tempo de viagem de 35%, 27,1% e 17,8%, respectivamente”.

O blog está no Twitter e no Facebook.