Blog do Fernando Rodrigues

Dilma leva 17 ministros para evento dos 10 anos do Bolsa Família

Fernando Rodrigues

Lula abraça Dilma durante evento dos 10 anos do Bolsa Famíla - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Lula abraça Dilma durante comemoração dos 10 anos do Bolsa Famíla – Crédito: Pedro Ladeira/Folhapress

A presidente Dilma Rousseff reuniu 17 ministros do seu governo no evento de comemoração dos 10 anos do Bolsa Família, realizado na manhã de hoje (30.out.2013) no Museu da República, em Brasília, além de 3 governadores do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – a estrela da festa.

O séquito, que lotou de veículos oficiais o estacionamento do museu, dá a medida do esforço do governo em registrar a data com dados consolidados de uma década de Bolsa Família e tentar capitalizar os efeitos do programa– mais uma vez –nas eleições de 2014.

O Blog identificou no evento os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Miriam Belchior (Planejamento), Marta Suplicy (Cultura), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Guido Mantega, (Fazenda), José Eduardo Cardozo (Justiça), José Elito (Segurança Institucional), Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Luiza Bairros (Igualdade Racial), Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Garibaldi Alves (Previdência).

Também estavam lá os governadores Agnelo Queiroz (Distrito Federal), Jaques Wagner (Bahia) e Tarso Genro (Rio Grande do Sul), além do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia.

O discurso de Lula foi interrompido diversas vezes por palmas dos ministros. Ele disse que 10 anos de Bolsa Família ''é muito pouco'' perto de ''5 séculos de exclusão'' no Brasil e afirmou que a população pobre não considera mais o programa como um “benefício”, mas um “direito” de acesso à cidadania.

O blog está no Twitter e no Facebook.