Blog do Fernando Rodrigues

PDT considera também apoiar Eduardo Campos, diz Lupi

Fernando Rodrigues

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, evita fechar questão agora sobre o apoio do seu partido para o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. ''O processo político é dinâmico, é rico'' e os pedetistas consideram também a hipótese de vir a apoiar a pré-candidatura a presidente de Eduardo Campos, do PSB.

Em entrevista ao programa Poder e Política, do UOL e da ''Folha'', Lupi sempre faz várias ressalvas dizendo que a ''tendência'' é o PDT apoiar a reeleição Dilma. Mas afirma ao mesmo tempo que até o ano que vem poderá ''conversar e ver avanços possíveis nas políticas que eles propõem''. No caso, ''eles'' são Eduardo Campos e o tucano Aécio Neves, ambos pré-candidatos de oposição.

Entre Aécio e Campos, a preferência do PDT é pelo nome do PSB. ''Com certeza o Eduardo pela linha histórica, pela figura do avô [Miguel] Arraes, pela história do Partido Socialista Brasileiro com o PDT. Nós temos alianças em vários Estados há vários anos. É sempre a mais próxima'', diz Lupi.

O processo de definição do PDT deve ocorrer em março ou abril do ano que vem. O partido ''apoiará propostas de governo que estejam à esquerda. Se tiver propostas apresentadas à esquerda do governo Dilma, vamos discutir'', diz o pedetista.

O blog está no Twitter e no Facebook.

 

Se Eduardo Campos apresentar um projeto que o PDT avalie ser mais à esquerda do que o do PT, nesse caso o PDT consideraria apoiá-lo? ''Por isso que eu digo que não está fechado'', responde Lupi, indicando que seu cardápio de apoio está ainda aberto para 2014.