Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 2 a 8.dez.2013

Fernando Rodrigues

Nesta semana, políticos acompanham o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 e a Câmara decide se abre processo de cassação contra José Genoino.

A presidente Dilma Rousseff realiza maratona de eventos no Palácio do Planalto, sempre às 11h: nesta 2ª feira assina contrato de partilha do campo de Libra, na 3ª feira assina decreto sobre aposentadoria de pessoas com deficiência, na 4ª feira entrega prêmio de inovação e na 5ª feira assina desapropriação de terras para quilombolas.

Na 6ª feira, Dilma e Eduardo Campos acompanham o sorteio da Copa do Mundo de 2014, em resort na Costa do Sauípe, na Bahia.

Nesta 2ª feira, Campos estará em São Paulo para receber prêmio da revista ''IstoÉ''. Na 6ª feira, o PPS realiza congresso para decidir se apoiará a candidatura presidencial de Campos em 2014.

Aécio Neves passa a semana em encontros regionais do PSDB. Nesta 2ª feira estará em Montes Claro (MG), na 5ª feira em Belém (PA), na 6ª feira em Americana (SP) e Campinas (SP) e no sábado em Sorocaba (SP).

Na 3ª feira, a mesa diretora da Câmara decide se abre processo de cassação do mandato de José Genonio.

Na mesma data, o IBGE divulga resultado do PIB do 3º trimestre deste ano e anuncia a revisão do PIB desde o início de 2012.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com.

 

2ª feira (2.dez.2013)
Dilma e o pré-sal – presidente Dilma Rousseff comanda cerimônia de assinatura do contrato de partilha do campo de Libra, do pré-sal, no Palácio do Planalto. Ao lado da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Às 11h.

Aécio em Montes Claros – senador e presidente do PSDB Aécio Neves vai a encontro do PSDB de Minas Gerais, em Montes Claros.

Campos em SP – o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) participa de evento de premiação “Brasileiros do ano”, promovido pela revista IstoÉ, em São Paulo.

Presidentes do PT – o ex-presidente Lula e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, reúnem-se com os novos presidentes estaduais do PT, em São Paulo, para discutir as eleições de 2014. No Hotel Mercure/Sofitel, em São Paulo.

Concessão de rodovia – governo federal recebe propostas para o leilão da BR-060/153/262 (DF/GO/MG). O lote compreende o trecho da BR-060 entre Brasília e Goiânia e o trecho da BR-153 entre Goiânia e a divisa de Minas Gerais e de São Paulo. O vencedor será anunciado na 4ª feira (4.dez.2013),

Barbosa e a conciliação – o presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa abre a 8ª Semana Nacional de Conciliação, com medidas para tentar reduzir o estoque de 92,2 milhões de processos na Justiça brasileira.

CNJ reunido – Conselho Nacional de Justiça, sob a presidência de Barbosa, realiza sessão ordinária. Estão na pauta processos relativos a suspeitas de infração disciplinar por parte de magistrados e a votação de resolução que prevê a implantação do Processo Judicial Eletrônico em todo o Brasil.

Orçamento 2014 – último dia do prazo para congressistas apresentarem emendas à proposta da Lei Orçamentária Anual para 2014.

Incêndio na Kiss – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado realiza audiência pública sobre as consequências do incêndio, há 10 meses, na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). Será possível participar do debate pela internet.

Biden na Ásia – vice-presidente dos EUA Joe Biden inicia viagem ao Japão, China e Coreia do Sul, até sábado (7.dez.2013). Ele irá discutir a intenção da China em ampliar sua zona de controle aéreo e a disputa pelas ilhas conhecidas em chinês como Diaoyu e em japonês como Senkaku, reivindicadas por Pequim e Tóquio.

Plano Diretor de SP – Folha promove debate sobre o novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo. Com o presidente da Câmara, vereador José Américo (PT), o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), o urbanista Jorge Wilheim e a diretora-executiva do movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacerda. Mediado pelo jornalista Leão Serva. Às 19h, no auditório da Folha, em São Paulo.

Urbanismo – Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lança a publicação “Cidades em movimento: desafios e perspectivas das políticas públicas”, com dados sobre migrações internas, variações da população de favelas na última década, deslocamentos para trabalho e estudo, finanças públicas municipais e bem-estar dos moradores, entre outros.

Desempenho da indústria – CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulga indicadores industriais de outubro.

Diap, 30 anos – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar comemora 30 anos de sua fundação. Senado realiza sessão em  homenagem à entidade.

 

3ª feira (3.dez.2013)
Dilma e pessoas com deficiência – presidente Dilma Rousseff assina decreto que estabelece o regime de aposentadoria especial para pessoas com deficiência. Às 11h.

Cassação de Genoino – mesa diretora da Câmara decide se abre processo de cassação do mandato do deputado José Genoino (PT-SP). A decisão estava inicialmente agendada para semana passada, mas acabou adiada.

Voto aberto – plenário da Câmara vota projeto de resolução para adequar o regimento interno e o Código de Ética e Decoro Parlamentar à Emenda Constitucional 76, que estabeleceu o voto aberto em cassações de mandatos e análise de vetos presidenciais.

PIB – IBGE divulga resultado do PIB do 3º trimestre. O órgão também revisará os dados desde o início de 2012, com nova metodologia para o setor de serviços.

Cardozo no Senado – ministro da Justiça José Eduardo Cardozo participa de audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, sobre assuntos da sua pasta. Às 11h.

Comércio mundial – OMC (Organização Mundial do Comércio) realiza Conferência Ministerial de Bali, na Indonésia, com o objetivo de reduzir as barreiras do comércio global. O evento termina na 6ª feira (6.dez.2013).

Pimentel em NY – Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, dá palestras sobre oportunidades de negócio no Brasil para executivos em Nova York (EUA).

Saúde em SP – Lide (Grupo de Líderes Empresariais) realiza seminário sobre eficiência na gestão da saúde pública com o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip. Em SP.

Processo Civil – plenário da Câmara vota destaques apresentados ao projeto de lei do novo Código de Processo Civil. O texto-base do novo código já foi aprovado.

Corrupção – ONG Transparência Internacional divulga ranking anual de índice de percepção de corrupção.

PPPs em cidades menores – Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota projeto que reduz o valor mínimo de contratos de PPPs (Parceria Público-Privadas) dos atuais R$ 20 milhões para R$ 15 milhões nos municípios com até um milhão de habitantes.

Acidente da TAM em Congonhas – juiz federal Márcio Assad Guardia, da 8ª Vara Federal Criminal de São Paulo, colhe depoimentos de testemunhas sobre o acidente com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas em 2007.

PC do B na TV – partido tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

PSTU na TV – legenda apresenta programa em rede nacional de rádio e televisão. No rádio, das 20h às 20h050, e na TV, das 20h30 às 20h35.

Serra em Ribeirão Preto – o ex-governador de São Paulo apresenta a palestra “O desenvolvimento Brasileiro e seus Principais Problemas”, no Ipê Golf Clube, em Ribeirão Preto. Às 19h.

Educação – Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove o Seminário Nacional do Observatório da Educação. O projeto destaca as experiências bem-sucedidas de ensino em diferentes regiões do País. Às 9h, no Plenário 1.

 

4ª feira (4.dez.2013)
Dilma e a inovação – presidente Dilma Rousseff comanda cerimônia de entrega do Prêmio Finep de Inovação. No Palácio do Planalto, às 11h

Lula na Federal do ABC – ex-presidente Lula recebe título de doutor honoris causa da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo.

Concessão de rodovia – governo federal anuncia o vencedor do leilão da BR-060/153/262 (DF/GO/MG). O lote compreende o trecho da BR-060 entre Brasília e Goiânia e o trecho da BR-153 entre Goiânia e a divisa de Minas Gerais e de São Paulo.

Código de mineração – Comissão especial sobre o projeto de Código de Mineração pode votar relatório do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).

JornalismoPrêmio Esso 2013 é entregue em cerimônia no Copacabana Palace, no Rio.

Eleições no TJ-SP – Tribunal de Justiça de São Paulo elege seu novo presidente.

Inflação – FGV apresenta resultados do IGP-DI de novembro.

Medalha Mérito Legislativo – Câmara dos Deputados realiza cerimônia para entrega de 51 medalhas para personalidades e instituições que tenham prestado serviços ao Poder Legislativo. No Plenário Ulysses Guimarães, às 10h.

Violência contra a mulher – Secretaria da Mulher da Câmara e bancada feminina do Congresso discutem o combate à violência contra a mulher. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República participa do debate apresentando resultados do programa “Mulher, Viver sem Violência”. No Plenário Ulysses Guimarães, das 14h às 16h.

 

5ª feira (5.dez.2013)
Dilma e quilombolas – presidente Dilma Rousseff assina decreto de desapropriação de áreas destinadas a comunidades quilombolas. No Palácio do Planalto, às 11h.

Aécio no Pará – senador e presidente do PSDB Aécio Neves participa de encontro regional da legenda em Belém.

Lula em Diadema – ex-presidente inaugura escola de formação sindical “Dona Lindu”, em Diadema.

Taxa Selic – Banco Central divulga a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, que elevou a taxa Selic para 10%.

STF julga políticos – está na pauta do Supremo Tribunal Federal julgamento de recurso do empresário e ex-deputado federal José Fuscaldi Cesílio (PTB-GO), mais conhecido como José Tatico, contra decisão que o condenou pelos crimes de apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição previdenciária. Também estão na pauta a análise de inquéritos contra os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Eliene Lima (PSD-MT).

Rio, 450 anos – prefeito do Rio Eduardo Paes promove cerimônia de abertura das festas do 450º aniversário do Rio de Janeiro, comemorado em 1º de março de 2014.

Distribuição de energia – Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulga relação das distribuidoras de energia mais bem avaliadas pelos consumidores brasileiros em 2013.

Inflação – Dieese apresenta resultados de sua pesquisa nacional sobre cesta básica.

Custo de vida em SP – Dieese divulga índice do custo de vida na capital paulista.

DEM na TV – partido tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

PC do B na TV – legenda apresenta programa em rede nacional de rádio e televisão. No rádio, das 20h às 20h10, e na TV, das 20h30 às 20h40.

 

6ª feira (6.dez.2013)
Dilma, Campos e a Copa – presidente Dilma Rousseff participa do sorteio dos grupos da Copa de 2014 com representantes das 32 seleções que participarão do torneio. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também estará no evento, em resort na Costa do Sauipe, na Bahia. O sorteio está marcado para as 13h.

Aécio no interior de SP – senador e presidente do PSDB Aécio Neves reúne-se com prefeitos e políticos tucanos em Americana e Campinas, no interior de SP.

Lula em Itupeva – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com vereadores do PT de cidades paulistas em Itupeva (SP).

Congresso do PPS – PPS realiza seu 18º Congresso Nacional, em São Paulo, e decide se apoiará Eduardo Campos em 2014. O evento termina no domingo (8.dez.2013).

Jango – previsão do retorno do corpo do ex-presidente João Goulart ao cemitério de São Borja (RS).

Inflação – IBGE divulga resultados do IPCA e do INPC.

 

Sábado (7.dez.2013)
Aécio no interior de SP – senador e presidente do PSDB Aécio Neves reúne-se com prefeitos e políticos tucanos em Sorocaba, no interior de SP.

PC do B na TV – partido tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

Domingo (8.dez.2013)
Bill Clinton no Brasil – ex-presidente dos EUA Bill Clinton promove seminário no Rio de Janeiro sobre a América Latina. O evento ocorre no Copacabana Palace e termina na 3ª feira (10.dez.2013). No domingo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, oferece jantar a Clinton no Palácio da Cidade.

Nyein Chan Naing/Efe - 14.nov.2013

Venezuela vota – país realiza eleições municipais.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.