Blog do Fernando Rodrigues

Residência oficial da Vice-Presidência vira palco de encontro do PMDB

Fernando Rodrigues

Paulo Skaf, pré-candidato ao governo de SP, será estrela de evento no Jaburu

Moacyr Lopes Junior/Folhapres - 18.fev.2011

O Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, sedia nesta segunda-feira (17.fev.2014) um convescote do PMDB para afinar a pré-candidatura do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, ao governo paulista.

Além de Temer e Skaf, irão ao jantar prefeitos do PMDB em São Paulo, deputados estaduais, deputados federais e respectivos acompanhantes. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também confirmou presença. A estimativa é reunir 90 pessoas.

O jantar será na residência oficial, mas custeado pelo PMDB, segundo a assessoria da Vice-Presidência. A estrela do repasto será Skaf. Temer usará o espaço para estimular os correligionários paulistas a mergulhar na campanha do industrial.

O evento revela a confusão entre público e privado na política brasileira. Por analogia, seria como se a presidente Dilma Rousseff organizasse um jantar no Palácio da Alvorada com uma centena de petistas para promover a pré-candidatura de Alexandre Padilha ao governo de SP. Não iria pegar bem.

No primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, essa mesma confusão ganhou a forma de uma estrela de flores vermelhas formando o símbolo do PT plantada por dona Marisa no jardim do Alvorada –desfeita após o canteiro vir à tona.

O Palácio do Jaburu já serviu outras vezes às pretensões política de Skaf, também criticado por usar verbas da Fiesp para se promover em propagandas na televisão. Em 4.mai.2011, sua filiação ao PMDB foi selada na mesma residência oficial, em um jantar com diversos caciques do partido.

(Bruno Lupion)

O blog está no Twitter e no Facebook.