Blog do Fernando Rodrigues

Dilma já tem 7 partidos em sua aliança

Fernando Rodrigues

Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente da República com o apoio oficial de 10 partidos políticos.

Agora em 2014, ela já garantiu pelo menos 7 legendas dentro do seu projeto de reeleição. Hoje (20.fev.2014), o PTB dá uma declaração firme de apoio por meio de seu presidente nacional, Benito Gama.

Há 4 anos, em 2010 eram os seguintes os partidos dilmistas (em ordem alfabética): PC do B, PDT, PMDB, PR, PRB, PSB, PSC, PT, PTC e PTN. Naquele ano, o PTB havia ficado na oposição, apoiando a candidatura de José Serra (PSDB).

No momento, são contadas como certas na coalizão governista as seguintes 7 agremiações partidárias: PC do B, PMDB, PR, PRB, PSD, PT e PTB

Dessas 7, já deram declarações objetivas a respeito de apoiar Dilma o PMDB, o PT, o PSD e o PTB. É claro que a formalização só virá, como determina a lei, nas convenções partidárias de junho. Mas é muito improvável que uma dessas siglas saia da aliança governista.

PC do B, PR e PRB não deram declarações claras a respeito da eleição. Só que esses 3 partidos participam com muitos cargos no governo federal e será uma grande surpresa se pularem fora do barco na eleição.

É possível, mas ainda não é certo, que o PDT volte a apoiar a candidatura presidencial do PT, como tem sido a praxe há algum tempo.

O PP também é visto como possível aliado oficial na eleição. Essa é a sigla derivada diretamente da Arena, que deu sustentação à ditadura militar. Em 2010, o PP ficou neutro. Agora, participa do governo com cargos e está sendo forçado a sair do muro e a entrar no projeto de reeleição petista.

Uma defecção certa para Dilma é o PSB, que terá candidato próprio a presidente, Eduardo Campos.

O PSC, outro aliado em 2010, tem sinalizado também com a candidatura do Pastor Everaldo Pereira.

Tudo somado, Dilma deve ter algumas trocas de legendas entre a aliança que fará agora e a que teve em 2010. Mas com a presença de alguns novos aliados e de micropartidos, poderá repetir cerca uma coalizão com na redondeza de 10 legendas –o que dará à presidente o maior tempo de TV e de rádio entre todos os postulantes ao Planalto.

Aécio Neves
O PSDB não conta, no momento, com nenhum aliado ainda certo para outubro. Aécio Neves terá o seu partido e talvez o DEM (ex-PFL) e o SDD (o Solidariedade, criado pelo sindicalista e deputado federal Paulinho da Força).

Eduardo Campos
Além do seu PSB, o governador de Pernambuco tem quase certa a adesão do PPS (antigo PCB, o partidão). Sonha também com o apoio de alguns nanicos e eventualmente do PDT, mas isso não é certo.

O blog está no Twitter e no Facebook.