Blog do Fernando Rodrigues

Forte ou fraca, Dilma terá apoio do PTB

Fernando Rodrigues

O presidente nacional do PTB, Benito Gama, afirma que seu partido já decidiu dar apoio formal para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo ele, “não é porque está forte, porque está fraco” o projeto eleitoral da petista que seu partido embarcará na coalizão.

“Isso é ponto pacífico”, disse Gama em entrevista ao programa Poder e Política, do UOL e da ''Folha''. Há chance de recuo? “Não, não há chance”, responde. Afirma também que o PTB estará pronto “para reagir, ajudar a levantar, a contornar o que aparecer”, se Dilma Rousseff enfrentar dificuldades mais adiante.

Em 2010, a petista teve dez partidos em sua coalizão eleitoral. A meta do PT é repetir esse número de legendas ou até ampliar. Haverá algumas trocas. O PSB, por exemplo, terá candidato próprio ao Planalto –Eduardo Campos. No lugar deve entrar o PTB. Outra legenda nova que será dilmista em outubro é o PSD, do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Ex-filiado ao PFL (antigo nome do DEM) e ao PMDB, Benito Gama fez carreira sempre como opositor ao PT. Agora, mudou de lado. A convite do Palácio do Planalto, ocupa o cargo de vice-presidente de governo do Banco do Brasil.

E se Dilma for substituída no processo eleitoral pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva? “O presidente Lula hoje é um mito na política brasileira (…) A tendência nossa é continuar. Não vejo mudança”, declara. O PTB continuaria do mesmo jeito? “Do mesmo jeito. Não vejo dificuldade nenhuma nessa direção. Esse não é um complicador da nossa conversa”.

Gama, 65 anos, deve deixar seu cargo no Banco do Brasil até abril para se candidatar a deputado federal pela Bahia. Sobre o PTB receber agora uma oferta para ocupar um ministério no governo Dilma, ele responde de maneira ambígua.

Primeiro, afirma que um convite direto da presidente faria “voltar a discussão” sobre o PTB ocupar uma vaga na Esplanada dos Ministérios. Em seguida, completa com uma frase na forma adversativa: “Mas a tendência da maioria hoje no partido é de não aceitar uma participação no ministério”.

O PTB é fisiológico? Benito Gama responde com uma peroração filosófica: “A fisiologia no Brasil é a questão de governo. Não é o PTB, nem os outros partidos que querem o governo. O Brasil é governo”.

Como assim? “Todo brasileiro é governo. O empresário é governo, o grande empreiteiro é governo, o grande banqueiro é governo, a grande imprensa –não os jornalistas, que têm a opinião e escrevem sobre os fatos. O governo hoje no Brasil é o maior agente econômico, político e social. Esse fisiologismo que se associa a partidos está em todo o lugar (…) O grande empreiteiro que foi oposição no passado ao PT hoje está lá no PT. O grande banqueiro que estava contra o PT hoje está lá no governo. Não é do PT, ele é governo”.

No ano que vem, o PTB espera voltar para Brasília com 32 deputados federais (hoje tem 20) e participar do governo. Benito Gama pretende ser reeleito presidente da legenda em 2015, com o apoio de Roberto Jefferson, réu condenado no processo do mensalão e até hoje “o maior líder do partido”.

O blog está no Twitter e no Facebook.