Blog do Fernando Rodrigues

Congressistas vão à PGR pedir investigação contra Dilma sobre Petrobras

Fernando Rodrigues

Senadores e deputados apontam suposta prevaricação da petista na compra de refinaria nos Estados Unidos

Daniel Marenco/Folhapress - 11.set.2013

Cerca de 10 congressistas irão pessoalmente nesta 3ª feira (25.mar.2014) ao procurador-geral da República Rodrigo Janot representar contra a presidente Dilma Rousseff, solicitando a abertura de investigação contra a petista por suposto crime de prevaricação no caso da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006, pela Petrobras.

Prevaricação é um crime segundo a lei brasileira. Ocorre, por exemplo, quando um funcionário público retarda ou deixa de praticar um ato de ofício para satisfação de interesse ou sentimento pessoal.

Os deputados e senadores vão argumentar que Dilma, embora tenha dito que não tomou conhecimento do negócio duvidoso da Petrobras, soube algum tempo depois, em 2007 ou 2008, detalhes da operação e permaneceu durante os anos seguintes nos cargos de ministra da Casa Civil e de presidente da República sem tomar alguma atitude a respeito.

Estarão à frente do grupo que fará a representação contra Dilma os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Simon (PMDB-RS), Ana Amélia (PP-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), entre outros.

Essa atitude dos congressistas forçará a Procuradoria Geral da República a se manifestar sobre o tema, que por enquanto estava restrito ao Ministério Público no Rio de Janeiro, que trata do caso.

O ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel, em entrevista ao programa ''Poder e Política'' na última 5ª feira (20.mar.2014), afirmou que uma eventual investigação sobre Dilma teria que tramitar em Brasília, mas dependeria de uma manifestação do procurador do Rio.

O que os congressistas querem fazer é se adiantar a esse tipo de manifestação, que pode demorar, indo eles próprios representar contra Dilma.

O blog está no Twitter e no Facebook.