Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 7 a 13.abr.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, o Congresso decide se instala a CPI da Petrobras e senadores analisam a mudança de indexador da dívida de Estados e municípios.

Também será uma semana de intensas pressões internas no governo, com o avanço do movimento ''volta Lula'', por causa do resultado da última pesquisa Datafolha.

A presidente Dilma Rousseff estará em Belo Horizonte nesta 2ª feira para assinar o contrato de concessão do aeroporto de Confins.

Também nesta 2ª feira, o presidente do STF Joaquim Barbosa abre seminário sobre liberdade de expressão, no Rio, e o pré-candidato tucano à Presidência Aécio Neves apresenta palestra sobre competitividade em Porto Alegre.

Na 3ª feira, comissão do Senado analisa o requerimento para a instalação da CPI da Petrobras. A decisão final deve ser tomada pelo plenário na 4ª feira.

O PSC lança na 3ª feira a pré-candidatura de pastor Everaldo Pereira para a Presidência da República.

Na 4ª feira, o Senado deve analisar projeto de lei que muda o indexador das dívidas de Estados e municípios renegociadas pela União e as centrais sindicais promovem marcha conjunta na Praça da Sé, em São Paulo.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com.

 

2ª feira (7.abr.2014)
Dilma em Minas – presidente Dilma Rousseff viaja a Belo Horizonte para assinar contrato de concessão do aeroporto de Confins e formatura de alunos do Pronatec. Em seguida, vai a Contagem para entrega de máquinas agrícolas.

Barbosa no Rio – Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, abre o seminário ''A Liberdade de Expressão e o Poder Judiciário''. Ao lado de Frank la Rue, relator especial das Nações Unidas para a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e de Expressão, Catalina Botero, relatora especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, e Lucien Muñoz, representante da Unesco no Brasil. Até 3a feira (8.abr.2014), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio.

Temer em NY – vice-presidente Michel Temer apresenta palestra sobre os Brics para empresários no Hotel Plaza, em Nova York.

Renan e Gabas – Renan Calheiros, presidente do Senado, recebe o ministro interino da Previdência Social, Carlos Gabas. Às 15h, no Senado.

Aécio no Rio Grande do Sul – Aécio Neves, pré-candidato tucano à Presidência da República, apresenta palestra sobre competitividade na economia em seminário em Porto Alegre.

Gim no TCU – auditores, procuradores e servidores do Tribunal de Contas da União fazem protesto na rampa do tribunal contra a indicação do senador Gim Argelo (PTB-DF) (foto abaixo) para o Tribunal. Os servidores dizem que a indicação viola a exigência de idoneidade moral e reputação ilibada, pois a PGR apura suspeita de seu envolvimento em supostos crime de peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita.

Alan Marques/Folhapress - 6.out.2013

Votações na Câmara – plenário da Câmara dos Deputados realiza sessão extraordinária para tentar liberar a pauta, trancada por 3 medidas provisórias. Uma delas concede crédito de R$ 24 bilhões ao BNDES. Os deputados querem votar projetos como o enquadramento da corrupção na lista de crimes hediondos, o fim do auto de resistência e a regulamentação dos direitos dos empregados doméstico.

50 anos do golpe – Comissão Nacional da Verdade colhe depoimento de 6 militares que foram perseguidos pela ditadura, na Assembleia Legislativa de SP, às 9h30. À tarde, a Comissão ouve 3 agentes da repressão em audiência pública sobre centros clandestinos de tortura. No Auditório do Banco do Brasil, também em SP, às 14h.

Médicos paralisados – médicos brasileiros paralisam atendimento a consultas de planos de saúde. Eles reivindicam recomposição de honorários e fim da intervenção das operadoras na autonomia médica.

Disputa paulista – Rede Record inicia sabatinas com os pré-candidatos ao governo de SP. Até 6ª feira (11.abr.2014)

STJ, 25 anos – Superior Tribunal de Justiça realiza sessão comemorativa de 25 anos de instalação da Corte. Às 16h

Venezuela no Roda Viva – María Corina Machado, deputada venezuelana cassada, é entrevistada pelo programa “Roda Viva”, da TV Cultura. Às 22h.

Emprego – FGV divulga resultados do Indicador Antecedente de Emprego e do Indicador Coincidente de Desemprego.

Inflação – Dieese apresenta sua pesquisa sobre o custo de vida na cidade de SP.

Índia vota – indianos elegem seu novo Congresso Nacional.

 

3ª feira (8.abr.2014)
Petrobras – Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisa o requerimento para a instalação da CPI da Petrobras. O tema pode ser decidido pelo plenário da Casa na 4ª feira (9.abr.2014).

Petrobras 2 – comissão externa da Câmara que acompanha investigação de denúncia de suposto pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore a servidores da Petrobras reúne-se às 10h.

Pastor Everaldo, pré-candidato – PSC lança oficialmente a pré-candidatura de pastor Everaldo Pereira para a Presidência da República. O partido também apresenta suas diretrizes para as eleições deste ano. No hotel Kubitschek Plaza, em Brasília.

Matriz energética – Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, promove seminário sobre a “Crise energética brasileira”, no Senado. Aecio abre às 14h, com palestras da economista Elena Landau e do secretário estadual de Energia de SP José Anibal.

Missa para Sérgio Guerra – missa de 30º dia da morte do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra reúne familiares e tucanos na Catedral de Brasília. Às 19h30.

Aeroportos na Copa – Comissão do Esporte da Câmara realiza audiência pública com o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, sobre reforma e ampliação dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo. Às 14h30.

Remuneração de servidores – a partir desta data os chefes do Executivo das 3 esferas federativas estão proibidos de conceder aumentos salariais acima da perda do poder aquisitivo para os servidores públicos. O prazo vai até a posse dos novos eleitos.

PSDB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

Boas práticas na JustiçaPrêmio Innovare lança sua edição 2014 em cerimônia no Tribunal de Justiça de SP.

R.I.P. Windows XP – fim do suporte ao Windows XP. Bancos correm para atualizar o sistema operacional de seus caixas.

 

4ª feira (9.abr.2014)
Petrobras – plenário do Senado analisa requerimento sobre CPI da Petrobras.

Dívida de Estados e municípios – Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Assuntos Econômicos do Senado devem analisar o projeto de lei complementar 99/2013, que muda o indexador das dívidas de Estados e municípios renegociadas pela União.

Sindicalistas na rua – centrais sindicais promovem a 8ª Marcha da Classe Trabalhadora, na Praça da Sé, em SP, a partir das 10h. Objetivo é reunir ao menos 50 mil pessoas.

Gilberto na Câmara – Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, vai a audiência pública na Câmara falar sobre acusações de que haveria dossiês apócrifos contra opositores do PT e esclarecer declarações de que a Polícia Militar do DF teria agido de forma truculenta durante protesto do MST em Brasília. Às 14h.

Berzoini na Câmara – Ricardo Berzoini, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, participa de audiência pública na Câmara sobre a Lei Orçamentária Anual. Às 14h30.

Espionagem – CPI da Espionagem, criada após Edward Snowden revelar que os EUA espionavam as comunicações brasileiras, conclui seus trabalhos com a apresentação do relatório final do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

FHC no Rio – ex-presidente Fernando Henrique Cardoso autografa seu livro “O improvável presidente do Brasil – Recordações, escrito em parceria com o jornalista americano Brian Winter. Na Associação Comercial do Rio.

PSTU na TV – partido veicula propaganda em rede nacional. No rádio das 20h às 20h05; na TV, das 20h30 às 20h35.

Inflação – IBGE apresenta resultado do INPC de março.

Indonésia vota – país asiático realiza eleições para a Câmara dos Deputados local.

 

5ª feira (10.abr.2014)
Dilma e movimentos sociais – está previsto encontro da presidente Dilma Rousseff com representantes de movimentos sociais, no Palácio do Planalto.

Occhi na Câmara – Gilberto Occhi, ministro das Cidades, vai a audiência pública na Câmara prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras de mobilidade urbana e a sistemática de empenhos de emendas parlamentares ao Orçamento de 2013.

Aécio em SP – Aécio Neves deve reunir-se em São Paulo com representantes dos diretórios estadual e municipal do PSDB de SP;

Bernardo X Requião – Supremo julga a ação penal movida pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que cobra a sua responsabilização criminal. Em 2010, Requião teria acusado Bernardo de ter lhe proposto o superfaturamento de uma obra ferroviária.

Supremo julga políticos – está na pauta do STF o julgamento de ação penal contra o senador Jayme campos (DEM-MT) e a análise de inquéritos contra o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), o deputado Cláudio Puty (PT-PA) e o deputado Eliene Lima (PSD-MT).

Regras das eleições – Rodrigo Janot, procurador-geral da República, conduz audiência sobre a atuação do Ministério Público Federal nas eleições deste ano, com a participação de representantes dos partidos políticos. Às 9h, na sede da PGR.

50 anos do golpe – Universidade Brown, nos EUA, abre seminário sobre o golpe militar e a consolidação da democracia no Brasil. Até sábado (12.abr.2014) . Será lançado site com documentos produzidos pelos EUA entre 1963 e 1977 sobre o Brasil.

Agronegócio – Lide (Grupo de Líderes Empresariais) promove 2º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos. Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior, participa. Em Goiânia, até 6ª feira (11.abr.2014).

PPP no Ceará – governo cearense recebe propostas de interessados em Parceria Pública-Privada destinada à construção e gestão de um novo hospital na região metropolitana de Fortaleza.

Diretas Já, 30 anos – em 10.abr.1984, campanha pelas Diretas reunia cerca de 1 milhão de pessoas no comício da Candelária, no Rio.

Greve na Argentina – centrais sindicais da Argentina convocam greve para protestar contra a política econômica do governo de Cristina Kirchner.

Agricultura – IBGE apresenta resultados o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola

Demografia – IBGE divulga resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua referentes ao segundo semestre de 2013.

Indústria – FGV divulga resultados da Sondagem da Indústria.

PSDB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

6ª feira (11.abr.2014)
Deputados na China – comitiva de 5 deputados liderada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, embarca para missão oficial na China. Haverá uma escala de 2 dias em Dubai.

Lula e Padilha em Araçatuba – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha o pré-candidato do PT ao governo de SP Alexandre Padilha em evento em Araçatuba, no interior paulista.

Privacidade na internet – Centro Cultural São Paulo sedia a CryptoRave, evento sobre segurança, privacidade e liberdade na internet. Até sábado (12.abr.2014).

Emprego – IBGE apresenta sua Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário

 

Sábado (12.abr.2014)
Galeano em Brasília – escritor uruguaio Eduardo Galeano (escritor de ''As veias abertas da América Latina'') abre a Bienal do Livro de Brasília. Depois, segue para o Rio, onde dará palestras na PUC.

PSDB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.