Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 28.abr a 4.mai.2014

Fernando Rodrigues

Neste semana, a Câmara decide se abre processo contra André Vargas e os pré-candidatos à Presidência viajam pelo país.

A presidente Dilma Rousseff recebe nesta 2ª feira jornalistas esportivos em jantar no Palácio do Alvorada. Na 3ª feira, Dilma vai a Feira de Santana (BA) inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida, participar de formatura de alunos do Pronatec e entregar máquinas agrícolas a prefeitos. Na 4ª feira, a presidente viaja a Camaçari (BA) para inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida. Na 5ª feira, Dilma aparece em rede nacional de rádio e TV para falar sobre o Dia do Trabalhador. Na 6ª feira participa, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de encontro do PT em São Paulo.

Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência, dá palestra nesta 2ª feira na Associação Comercial de São Paulo, na capital paulista, participa na 4ª feira de feira do agronegócio em Ribeirão Preto e na 6ª feira vai a encontro de empresários na Ilha de Comandatuba, na Bahia.

Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência, e sua pré-candidata a vice, Marina Silva, almoçam com empresários nesta 2ª feira em São Paulo. Na 3ª feira, Marina vai a homenagem a Eliana Calmon, pré-candidata do PSB ao Senado, em Salvador. Na 4ª feira, Campos discute seu programa de governo sobre economia e política energética com especialistas, em SP. Na 6ª feira, Marina deve ir a encontro de empresários na Ilha de Comandatuba, na Bahia.

Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, será entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta 2ª feira. Nesta semana, a bancada do PSDB da Câmara promete apresentar requerimento para que Padilha vá à Comissão de Fiscalização e Controle falar sobre a suposta ligação de seu nome com o doleiro Alberto Youssef.

Na 3ª feira, o Conselho de Ética da Câmara deve abrir processo contra o deputado André Vargas.

Nesta semana, o Senado também deve instalar a CPI da Petrobras e o presidente da Casa, Renan Calheiros, pode recorrer de decisão do Supremo que proibiu a inclusão de outros temas na comissão. Na 4ª feira, Graça Foster, presidente da Petrobras, vai a audiência pública na Câmara.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com.

 

2ª feira (28.abr.2014)
Dilma e jornalistas – presidente Dilma Rousseff recebe jornalistas esportivos em jantar no Palácio do Alvorada, em Brasília.

Aécio em SP – Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, apresenta palestra na Associação Comercial de São Paulo, às 10h. Após o almoço, reúne-se com vereadores tucanos.

Eduardo e Marina em SP – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, e sua pré-candidata a vice, Marina Silva, participam de almoço promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em SP.

Padilha na TV – Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, é o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Jorge Araújo/Folhapress - 26.abr.2014

PR e eleições – partido anuncia que posição tomará nas eleições presidenciais deste ano. Em Brasília, às 15h30.

PC do B com Lindbergh – legenda anuncia apoio à pré-candidatura do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) ao governo do Rio.

Greve na Sabesp – funcionários da Sabesp decidem se entram em greve a partir de 3a feira (29.abr.2014). Os trabalhadores de unidades do interior e do litoral reivindicam paridade salarial com os funcionários da capital.

Deputados em Curitiba – Integrantes da Comissão do Esporte da Câmara fazem visita técnica à Arena da Baixada, na capital paranaense.

Legado da CopaII Conferência Internacional Megaeventos e Cidades discute o legado das Copas do Mundo no Brasil, na África do Sul e na Alemanha. No Rio, até 3a feira (29.abr.2014).

Radiodifusão – Ministério das Comunicações inicia o recebimento via internet de pedidos de licenças de radiodifusão. O novo procedimento tenta dar maior agilidade às solicitações de outorgas de rádio e TV.

Universidade virtual – Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abre inscrições para seu primeiro vestibular. Podem se candidatar os interessados em cursos de licenciatura e em engenharia de produção ou computação.

Dívida – Tesouro divulga resultado da dívida publica de março.

Comércio – FGV apresenta resultado da sondagem do comércio de abril.

 

3ª feira (29.abr.2014)
Dilma na Bahia – presidente Dilma Rousseff vai a Feira de Santana inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida, participar de formatura de alunos do Pronatec e entregar máquinas agrícolas a prefeitos.

Marina e Eliana na Bahia – Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente pelo PSB, participa de homenagem a Eliana Calmon, pré-candidata do PSB ao Senado pela Bahia, organizada pela ONU. Em Salvador.

Vargas na berlinda – Conselho de Ética da Câmara vota parecer sobre abertura de processo contra o deputado André Vargas (sem partido-SP) que pode resultar na sua cassação.

Skaf em Ribeirão Preto – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB ao governo de SP, vai a Ribeirão Preto, no interior paulista, para a feira de tecnologia agrícola Agrishow e lançamento de escola móvel do Senai para simulação de colhedeiras de cana-de-açúcar.

Lei das biografias – Câmara pode votar projeto de lei sobre biografias não autorizadas. O texto derruba a necessidade de autorização prévia para publicar as biografias, mas garante rapidez no julgamento de processos de biografados que se sentirem ofendidos.

Orçamento – Miriam Belchior, ministra do Planejamento, participa de audiência na Câmara sobre o Orçamento de 2015. Às 15h

Tributação de pequenas empresa – plenário da Câmara dos Deputados pode votar projeto de lei que altera o Supersimples (Estatuto da Micro e Pequena Empresa).

Brasil e Uruguai – Danilo Astori, vice-presidente do Uruguai, comanda seminário na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para tentar atrair empresas brasileiras ao seu país. Às 9h.

Brasil e Argentina – representantes dos governos brasileiro e argentino reúnem-se para discutir a abertura de uma linha de crédito para importação de produtos brasileiros pelo país portenho. Em Brasília.

Ditadura – Comissão Nacional da Verdade realiza audiência pública no Rio de Janeiro sobre o atentado do Riocentro, ocorrido em 30.abr.1981.

Inflação – FGV divulga o resultado do IGP-M de abril.

Economia – FGV apresenta sua sondagem de serviços e da indústria.

PSD lança curso – Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e Guilherme Afif, ministro da Micro e Pequena Empresa, lançam curso gratuito de formação política oferecido pelo partido, via internet. Em Brasília, às 12h.

SDD na TV – partido veicula propaganda em rede nacional. No rádio, das 20h às 20h10, e na TV, das 20h30 às 20h40.

PTB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

4ª feira (30.abr.2014)
Dilma na Bahia – presidente Dilma Rousseff vai a Camaçari para inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida.

Aécio em Ribeirão Preto – Aécio Neves participa da feira Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Política energética de Campos – Eduardo Campos discute seu programa de governo sobre economia e política energética. Em SP.

Foster na Câmara – Graça Foster, presidente da Petrobras, deve ir a audiência pública na Câmara para falar sobre as acusações envolvendo contratos firmados entre a estatal e a empresa SBM Offshore e a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Às 10h.

Lula em Santo André – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o título de cidadão honorário de Santo André (SP), no Teatro Municipal da cidade.

Kassab no Rio Grande do Norte – Gilberto Kassab reúne-se com correligionários do PSD em Mossoró.

Skaf em Monte Alto – Paulo Skaf inaugura escola do Sesi em Monte Alto, no interior paulista.

Dados sobre municípios – IBGE divulga a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros.

Leilão de energia – governo federal realiza leilão de energia para distribuidoras com o objetivo de reduzir a dependência dessas empresas a contratos de curto prazo, mais caros. A expectativa do governo é permitir uma economia de R$ 10,5 bi ao setor.

Greve na Eletrobrás – funcionários da Eletrobrás reúnem-se em Brasília para votar indicativo de greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam o pagamento da participação nos lucros e resultados, apesar de a estatal ter registrado prejuízo em 2013.

Greve no IBGE – funcionários do IBGE em São Paulo e na Paraíba prometem paralisar atividades por 24 horas. Eles querem a retratação pública da presidente do órgão, Wasmália Bivar, pela decisão que suspendeu a divulgação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.

Comando do FGC – Assembleia Geral do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) ratifica a indicação de José Luiz Majolo para a presidência do órgão.

Reforma política – PT conclui 1ª etapa de campanha com o objetivo de coletar 1,5 milhão de assinaturas para um projeto de lei inciativa popular sobre reforma política.

STF julga políticos – está na pauta do Supremo a análise de inquéritos contra os deputados Carlos Melles (DEM-MG) e Eliene Lima (PSD-MT).

Sindicalismo em debate – “Folha” promove debate sobre o sindicalismo no Brasil. Participam José Pastore, professor de economia da USP, Ricardo Patah, presidente da UGT, Anselmo Luis dos Santos, professor de economia da Unicamp, e Paulinho da Força, deputado federal e ex-presidente da Força Sindical. Às 17h, na sede do jornal, em SP.

Promoção de juízes – Conselho Nacional de Justiça realiza workshop sobre proposta de alteração das regras para a promoção de juízes por merecimento. Em Brasília.

Publicidade no Facebook – rede social realiza conferência de desenvolvedores em São Francisco e deve lançar sua própria rede de publicidade para dispositivos móveis para concorrer com a AdMob, do Google.

Leão – último dia para enviar a declaração de Imposto de Renda. Entrega com atraso tem multa mínima de R$ 165,74.

Emprego – Dieese divulga resultado de pesquisa sobre emprego e desemprego.

 

5ª feira (1º.mai.2014)
Dia do Trabalhador – Feriado nacional. Presidente Dilma Rousseff fala em rede nacional de rádio e televisão. Força Sindical realiza festa na Praça de Bagatele, em São Paulo, que deve reunir os pré-candidatos do PSDB, Aécio Neves, e do PSB, Eduardo Campos, à Presidência da República. O governador paulista, Geraldo Alckmin, também participa. A CUT realiza evento conjunto com a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) no Vale do Anhangabaú, também em SP.

Empresários em Comandatuba – Lide (Grupo de Líderes Empresariais) promove encontro de empresários na Ilha de Comandatuba, na Bahia. Até domingo (4.mai.2014).

Getúlio nas telas – estreia nos cinemas o filme “Getúlio”, sobre o ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954). O ex-presidente é vivido por Tony Ramos, sob a direção de João Jardim.

Memorial a Jango – Governo do Distrito Federal lança pedra fundamental para construir o memorial João Goulart, em Brasília.

PTB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto

 

6ª feira (2.mai.2014)
Aécio na Bahia – Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República participa de encontro do Lide em Comandatuba, na Bahia. A pré-candidata a vice do PSB, Marina Silva, também deve participar.

Dilma em SP – presidente Dilma Rousseff vai a encontro nacional do PT, em São Paulo, que discutirá o programa de governo para sua campanha à reeleição e alianças regionais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participa do evento.

Ponto facultativo – diversas repartições públicas pelo país decretam ponto facultativo.

Economia dos EUA – Estados Unidos divulgam sua taxa de desemprego.

 

Sábado (3.mai.2014)
PTB na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

Domingo (4.mai.2014)
Tocantins vota – Estado realiza eleições indiretas para governador. Apenas os deputados estaduais votam. O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) e o ex-vice-governador João Oliveira (DEM) renunciaram para disputar as eleições de outubro.

Skaf no Rio – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB ao governo de SP, assiste à final do campeonato nacional de vôlei feminino, no Rio de Janeiro. Os times do Sesi masculino e feminino estão na final do torneio.

PMDB na TV – legenda tem 4 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto

Parada Gay de SP – capital paulista sedia sua 18ª Parada Gay de SP. Evento foi adiantado em um mês para não coincidir com a Copa do Mundo e, neste ano, pedirá a criminalização da homofobia.

Panamá vota – país da América Central realiza eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.