Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 5 a 11.mai.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, Dilma inaugura o Itaquerão e a Arena da Baixada e o Senado instala a CPI da Petrobras.

A presidente Dilma Rousseff reúne-se nesta 2ª feira com Marcelo Neri, presidente do IPEA e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Na 3ª feira, recebe o relatório anual do CPJ (Committee to Protect Journalists) e lança investimentos do PAC 2 em obras de saneamento em municípios com até 50 mil habitantes. Na 4ª feira, Dilma estará no Rio para cerimônia de premiação de estudantes de matemática de escolas públicas. Na 5ª feira, Dilma realiza visita inaugural ao Itaquerão, em São Paulo. Na 6ª feira, Dilma vai a Curitiba para inaugurar a Arena da Baixada e lançar edital de parceria público-privada para o metrô da cidade.

Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, reúne-se nesta 2ª feira em São Paulo com representantes do Sindicato Nacional dos Aposentados e do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.

Eduardo Campos, pré-candidato do PSB ao Planalto, vai a Minas Gerais nesta 2ª feira receber título de cidadão nas cidades de Belo Horizonte e Contagem. Na 3ª feira, Campos apresenta palestra na Associação Paulista de Supermercados, em SP, e na 5ª feira participa da Expozebu, em Uberaba (MG).

Na 3ª feira, Renan Calheiros instala a CPI do Petrobras exclusiva no Senado. Na mesma data, Renan também deve pedir aos líderes partidários que indiquem os integrantes para uma possível CPI mista da Petrobras, que reúna deputados e senadores.

Ainda na 3ª feira, a bancada do PT na Câmara decide quem indicará para a vaga de vice-presidente da Casa.

Ao longo da semana, Paulo Skaf, presidente da Fiesp e pré-candidato do PMDB ao governo de SP, inaugura escolas e unidades do sistema Sesi-Senai no interior paulista, em Campinas, Piracicaba e Itu. Na 3ª feira, Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo paulista, é sabatinado pelo UOL, a “Folha” e o SBT.

Na 4ª e 5ª feiras, o Datafolha faz pesquisa nacional sobre eleição presidencial e popularidade do governo.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com.

 

2ª feira (5.mai.2014)
Dilma e Neri – presidente Dilma Rousseff reúne-se com Marcelo Neri, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos e presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas). Às 17h, no Palácio do Planalto.

Aécio em SP – Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, reúne-se com integrantes do Sindicato Nacional dos Aposentados e do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, na capital paulista.

Campos em Minas – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, recebe título de cidadão nas cidades de Belo Horizonte e Contagem.

Haitianos em SP – José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, reúne-se com Chico Macena, secretário de governo da Prefeitura de São Paulo, para discutir a situação dos imigrantes haitianos na capital paulista.

Emendas parlamentares – prazo final para que o governo dê a palavra final sobre os projetos técnicos das emendas parlamentares ao Orçamento deste ano.

Márcio França na TV – diretório paulista do PSB veicula propaganda em rede de rádio e televisão. O deputado federal Márcio França (SP), presidente estadual da legenda, deve usar o espaço para criticar a “política tradicional”. França é cotado como o candidato do PSB ao governo paulista, mas enfrenta a resistência de Marina Silva.

Violência contra jornalistas – Conselho de Comunicação Social do Senado promove audiência pública sobre violência contra jornalistas. Foram convidados Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Direitos Humanos, e Celso Augusto Schröder, vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas.

 

3ª feira (6.mai.2014)
Dilma e o saneamento – presidente Dilma Rousseff lança investimentos do PAC 2 para obras de saneamento em municípios com até 50 mil habitantes. No Palácio do Planalto.

Agressões contra jornalistas – a presidente Dilma Rousseff tem audiência pela manhã com representantes da ONG Committee to Protect Journalists para receber o relatório anual da entidade, que trata de agressões contra jornalistas, a imprensa em geral e ameaças à liberdade de expressão.

Campos e Marina em SP – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, e sua pré-candidata a vice Marina Silva apresentam palestra na Associação Paulista de Supermercados, em SP.

CPI da Petrobras – Renan Calheiros, presidente do Senado, instala a CPI do Petrobras exclusiva no Senado. Renan também deve pedir aos líderes partidários que indiquem os integrantes para uma possível CPI mista da Petrobras, que reúna deputados e senadores.

Vice da Câmara – bancada do PT de deputados federais deve decidir quem indicará para a Vice-Presidência da Câmara, vaga desde a saída do deputado André Vargas (sem partido-SP).

Sabatina com Padilha – Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, é sabatinado pelo UOL, “Folha” e SBT em São Paulo. Às 11h, com transmissão ao vivo pela internet.

Coutinho na Câmara – Luciano Coutinho, presidente do BNDES, comparece à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara.

PSDB contra Dilma – partido deve protocolar no Tribunal Superior Eleitoral ação contra o pronunciamento de Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e TV no feriado de 1° de maio. Os tucanos alegam que Dilma fez propaganda eleitoral antecipada e pedem ''direito de resposta'' sobre as críticas à oposição.

Imprensa e democracia – Portal Imprensa promove o 6º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, em Brasília. O ex-ministro do Supremo Ayres Britto e diversos jornalistas participam. O CPJ (Committee to Protect Journalist) lança relatório no evento.

Marco Aurélio em SP – Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, apresenta palestra sobre ética e cidadania. Também estarão presentes Jorge Gerdau, presidente da Gerdau, e diversos jornalistas e diretores de comunicação. Às 10h30, no Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, na capital paulista.

Comércio Brasil-Argentina – representantes dos governos brasileiro e argentino fazem nova tentativa de acordo para destravar o comércio bilateral. O acordo para o intercâmbio comercial na indústria de veículos termina em 30.jun.2014.

PT na TV – legenda tem 3 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

4ª feira (7.mai.2014)
Dilma no Rio – presidente Dilma Rousseff participa de cerimônia de premiação da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Marina no Tocantins – Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, apresenta palestra em faculdade de Palmas, no Tocantins.

Datafolha em campo – primeiro dia da coleta de dados do levantamento do Datafolha sobre eleição presidencial e popularidade do governo federal.

Skaf no interior paulista – Paulo Skaf (foto), presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pré-candidato do PMDB ao governo de SP, inaugura nesta semana diversas escolas e unidades do sistema Sesi-Senai no interior paulista. Nesta 4ª feira, vai a cerimônia de inauguração de escola do Senai em Campinas.

Alan Marques/Folhapress - 17.fev.2014

Lula na África – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento organizado pelo seu instituto em Luanda, na Angola, sobre experiências no combate à pobreza.

Jogadores da Copa – Felipão anuncia a lista de jogadores da seleção brasileira de futebol convocados para a Copa do Mundo. No Rio.

STF e Lei da Copa – está na pauta do Supremo o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade 4976, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República, contra dispositivos da Lei Geral da Copa. A Procuradoria questiona artigos da lei que responsabilizam a União por prejuízos causados por terceiros e por fenômenos da natureza, que concederam prêmio em dinheiro e auxílio mensal aos jogadores das seleções brasileiras campeãs das Copas de 58, 62 e 70 e que isentam a Fifa do pagamento de custas e outras despesas judiciais no Brasil.

Black blocs – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado debate projeto de lei que endurece a repressão contra o vandalismo em manifestações.

Geração de energia – Reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia o cenário de abastecimento energético no país.

PDT discute economia – legenda realiza debate sobre metas de inflação, juros e crescimento com 3 economistas convidados. Na sede do partido em Brasília.

Hidrovias – Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) promove seminário internacional sobre navegação interior e transporte intermodal. Até 6ª feira (9.mai.2014), em Brasília.

Título eleitoral – último dia para solicitar a inscrição eleitoral ou pedir transferência de domicílio eleitoral. Também é o prazo final para jovens maiores de 16 anos se habilitarem para votar em outubro.

Indústria – IBGE apresenta resultado da Pesquisa Industrial Mensal sobre produção física.

Leis sobre infância – Câmara dos Deputados realiza o 2º Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância, que discutirá a inclusão de leis sobre a primeira infância no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Diretas Já, 30 anos – Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem aos 30 anos do movimento Diretas Já.

 

5ª feira (8.mai.2014)
Dilma em SP – presidente Dilma Rousseff realiza visita inaugural à Arena Corinthians, o Itaquerão, em SP.

Campos em Minas – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, participa da Expozebu, em Uberaba, e reúne-se com políticos locais.

Datafolha em campo – segundo e último dia da coleta de dados do levantamento do Datafolha sobre eleição presidencial e popularidade do governo federal.

Skaf no interior paulista – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB ao governo de SP, inaugura nova unidade do Sesi em Piracicaba.

Lula na África – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da edição africana do Fórum Econômico Mundial, em Abuja, na Nigéria, ao lado de outros líderes mundiais.

STF julga políticos – Supremo pode analisar inquérito contra o deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) e julgar ação penal contra a deputada federal Aline Corrêa (PP-SP).

Greve de servidores – Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal decidem se farão greve para reivindicar reposição de 9,55% de perdas salariais no governo Dilma Rousseff.

Agricultura – IBGE divulga resultado do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola

Inflação – Dieese apresenta sua pesquisa nacional da cesta básica.

DEM na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

PC do B na TV – partido veicula propaganda em rede nacional. No rádio, das 20h às 20h10, e na TV, das 20h30 às 20h40.

 

6ª feira (9.mai.2014)
Dilma no Paraná – presidente Dilma Rousseff vai a Curitiba para inaugurar a Arena da Baixada, lançar edital de parceria público-privada para o metrô de Curitiba e inaugurar fábrica de caminhões da Daf.

Skaf no interior paulista – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB ao governo de SP, inaugura nova escola do Sesi em Itu.

Inflação – IBGE apresenta resultado do INPC e do INPC-A.

Gripe – último dia da campanha nacional de vacinação contra gripe.

Custo de vida – Dieese apresenta resultados do índice do custo de vida na cidade de São Paulo.

 

Sábado (10.mai.2014)
Programa de Padilha – Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, apresenta processo de elaboração do seu programa de governo. Na Assembleia Legislativa do Estado, às 10h.

Operação nas fronteiras – governo federal deve lançar a operação Ágata 8, com varredura nas fronteiras brasileira para apreender armas e drogas.

Itaquerão – Corinthians promove partida entre jogadores do próprio time no Itaquerão. A expectativa é levar 20 mil pessoas para as arquibancadas.

DEM na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

Domingo (11.mai.2014)
Obras de Guarulhos e Viracopos – aeroportos devem inaugurar obras de ampliação. Há receio de que as obras de Viracopos não fiquem prontas a tempo. Nesse caso, a concessionária pode ser multada em até R$ 150 milhões.

Mercosul – países do Mercosul reúnem-se em Caracas para discutir proposta de estabelecer livre comércio com a União Europeia.

PMDB na TV – legenda tem 4 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

Lituânia vota – país báltico elege seu novo presidente.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.