Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 19 a 25.mai.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, Dilma inaugura trecho da ferrovia Norte-Sul e a CPI da Petrobras ouve José Sérgio Gabrielli e Nestor Cerveró.

Na manhã desta 2ª feira, a presidente Dilma Rousseff lança o Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015, no Palácio do Planalto. À tarde, reúne-se com José Melo, governador do Amazonas, e Marcos Pereira, presidente do PRB. Na 3ª feira, Dilma visita fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de SP, e inaugura o Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. À noite, participa de encontro com a comunidade judaica, na capital paulista. Na 4ª feira, Dilma assina decreto que institui a Política Nacional de Participação Social. Na 5ª feira, a presidente inaugura trecho de 855 km da ferrovia Norte-Sul com cerimônias em Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO). Na 6ª feira, vai a Ji-Paraná (RO) entregar máquinas agrícolas e títulos de regularização fundiária.

Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, participa nesta 2ª feira do pré-lançamento da chapa do tucano Pimenta da Veiga ao governo de Minas Gerais. À tarde, Aécio vai a Curitiba para lançamento de livro sobre José Richa (1934-2003), ex-governador do Paraná. No sábado, Aécio participa do lançamento da pré-candidatura da senadora Ana Amélia (PP) ao governo gaúcho, em Porto Alegre.

Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, visita diversas cidades do Nordeste. Na 3ª feira, vai a Paulo Afonso e Feira de Santana, na Bahia. Na 4ª feira, a João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. Na 5ª feira, a Natal e Santa Cruz, no Rio Grande do Norte.

A semana terá desdobramentos da CPI da Petrobras. Na 3ª feira, a CPI instalada no Senado ouvirá José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da estatal, e na 5ª feira colherá depoimento de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da empresa. Também na 3ª feira, os Democratas lançam um painel na Câmara pressionando pela instalação imediata da CPI mista, com deputados e senadores.

O Congresso realiza sessão conjunta para analisar 14 vetos da presidente Dilma na 3ª feira –incluindo ao projeto de lei que permite a criação de novos municípios e a dispositivos da minirreforma eleitoral.

Na 6ª feira, o governo federal retoma programa de concessão de rodovias com leilão de trecho da Belém-Brasília, entre Anápolis (GO) e Gurupi (TO).

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (19.mai.2014)
Dilma e a agricultura – presidente Dilma Rousseff lança Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015. No Palácio do Planalto, às 10h. Às 16h30, Dilma reúne-se com o governador do Amazonas, José Melo (Pros). Às 18h, recebe Marcos Pereira, presidente do PRB. É possível que Dilma também reúna-se com Gilberto Kassab, presidente do PSD.

Aécio e Pimenta – Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, participa de pré-lançamento da chapa do tucano Pimenta da Veiga (foto) ao governo de Minas Gerais. O pré-candidato a vice na chapa será Dinis Pinheiro e, ao Senado, Antonio Anastasia. Em Belo Horizonte. À tarde, Aécio participa do lançamento de livro sobre José Richa (1934-2003), ex-governador do Paraná, em Curitiba.

Divulgação

Campos em Pernambuco – Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República pelo PSB, participa de reuniões internas com correligionários em Recife.

Prefeitos unidos – Cerca de 50 prefeitos de grande cidades brasileiras reúnem-se em SP para discutir temas de interesse comum dos municípios, como renegociação de dívidas, pagamento de precatórios e cobrança do IPTU. Até 3ª feira (20.mai.2014).

Marta e Padilha – Marta Suplicy, ministra da Cultura, reúne-se com Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, na capital paulista.

Skaf e a infraestrutura – Fiesp e Firjam realizam seminário sobre infraestrutura brasileira, com participação de gestores governamentais e empresários dos setores de energia, saneamento, transportes e telecomunicações. Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB a governador de SP, abre o evento.

Sabatina com TarsoUOL, ''Folha'' e SBT promovem sabatina com Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição pelo PT. Às 11h, com transmissão por internet e televisão.

PDT com Pezão – diretório estadual do PDT do Rio formaliza apoio à candidatura de Luiz Fernando Pezão (PMDB) ao governo do Estado.

CNJ reunido – sessão do Conselho Nacional de Justiça delibera sobre distribuição de verbas entre os órgãos do Judiciário do primeiro e segundo grau e procedimentos disciplinares contra juízes.

Justiça de transição – Comissão Nacional da Verdade apresenta estrutura de capítulos do seu relatório final e troca informações com Comissões da Verdade Estaduais e Municipais. No auditório do Banco do Brasil, em SP.

Fichas sujas – Ministério Público Federal deve completar banco de dados com informações de pessoas inelegíveis em todo o país.

Greve em SP – funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos reúnem-se com representantes da empresa no Tribunal Regional de Trabalho para discutir reajuste salarial. Caso não haja acordo, está prevista paralisação nos trens urbanos de SP a partir de 3ª feira (20.mai.2014).

Inflação – FGV divulga resultados do IPC-S Capitais e IGP-M do segundo decêndio de maio.

 

3ª feira (20.mai.2014)
Dilma com Padilha em SP – presidente Dilma Rousseff visita fábrica da Embraer em Gavião Peixoto e inaugura o Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, acompanhada de Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP. À noite, Dilma participa de encontro com a comunidade judaica, na capital paulista.

Campos na Bahia – Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República pelo PSB, vai a Paulo Afonso para roda de conversa com a juventude da Faculdade Sete de Setembro. Depois viaja a Feira de Santana, onde visita ao Hospital da Mulher e reúne-se com estudantes da Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana.

Marina no Chile – Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente da República pelo PSB e líder da Rede, apresenta palestra sobre desenvolvimento sustentátel em Santiago.

CPI da Petrobras – reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras do Senado deve requerer os autos da Operação Lava-Jato em posse da Justiça do Paraná.

Gabrielli no Senado – CPI da Petrobras no Senado ouve José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da estatal, às 10h15, sobre a compra da refinaria de Pasadena.

CPMI da Petrobras – vence o prazo para os partidos indicarem os membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Petrobras, que reúne deputados e senadores. A oposição pressiona pela instalação imediata da CPMI, o governo é contra. O Democratas inaugura, no Salão Verde, painel com o nome dos integrantes já nomeados para a CPMI e os partidos que ainda não indicaram seus representantes.

Congresso analisa vetos – sessão do Congresso Nacional analisa 14 vetos da presidente Dilma Rousseff. Os principais vetos são a projeto de lei que permite a criação de novos municípios e a dispositivos da minirreforma eleitoral.

Alckmin e emendas – Geraldo Alckmin, governador de SP, libera R$ 300 milhões em emendas de deputados estaduais.

Skaf em Jundiaí – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB a governador de SP, visita escola do Senai em Jundiaí, no interior paulista.

Legalização de drogas – Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza debate sobre legalização das drogas, solicitado por mais de 10 mil internautas. Às 9h, aberto ao envio de perguntas pela internet.

Greve de professores em SP – professores municipais de SP em greve realizam manifestação e assembleia no vão livre do Masp.

Rodrigues na Unica – Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, deve assumir a presidência do conselho deliberativo da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar).

Serviços – IBGE divulga resultado da Pesquisa Mensal de Serviços

PSC na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

4ª feira (21.mai.2014)
Dilma e a sociedade civil – Dilma assina decreto que institui a Política Nacional de Participação Social, que orientará órgãos da administração pública federal a aumentarem o diálogo com a sociedade civil.

Campos na Paraíba – Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República pelo PSB, apresenta palestra em Campina Grande, no campus da UFCG, sobre inovação, tecnologia e desenvolvimento regional. Depois, em João Pessoa, reúne-se com dom Aldo Pagotto, presidente da Pastoral da Criança, e apresenta palestra no Fórum de Jovens Líderes da Paraíba.

Lula na Bolívia – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de seminário sobre mudanças climáticas, em Santa Cruz. Até 5ª feira (22.mai.2014). O evento é preparativo à reunião de cúpula do G77 (Grupo de países em desenvolvimento) + China, prevista para 14.jun.2014, também em Santa Cruz.

Pastores e eleições – Confederação dos Pastores do Brasil reúne-se em Brasília para discutir calendário de sabatinas com os pré-candidatos a presidente da República.

Skaf em Bragança – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB ao governado de SP, visita escola do Senai em Bragança, no interior paulista.

Padilha e portugueses – Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, é convidado para almoço-palestra do Conselho de Administração da Câmara Portuguesa, em SP.

Construção Civil – ocorre em Goiânia (GO) o 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção. 

Investigação eleitoral – STF deve avaliar constitucionalidade da resolução do TSE que obriga procuradores e promotores a pedir autorização da Justiça para investigar crimes eleitorais.

Partidos nas eleições – Supremo julga ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo ex-PL, hoje PR, contra dispositivo da lei eleitoral que exige que os partidos sejam registrados com 1 ano de antecedência para participar das eleições.

Geller em Rondônia – Neri Geller, ministro da Agricultura, abre a 3ª Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná (RO).

Policiais protestam – sindicatos de policiais civis e militares de diversos Estados programam marchas em protesto por melhores salários.

Plano Nacional de Educação – plenário da Câmara pode votar as emendas do Senado ao Plano Nacional de Educação. A mais importante determina que o governo invista 10% do PIB no setor no prazo de 10 anos.

Paralisação na USP – servidores da USP prometem paralisação contra o congelamento de salários anunciado para este ano, em função da crise financeira da universidade. O Conselho de Reitores, com representantes da USP, Unicamp e Unesp, discute o tema.

Tributação de pequenas empresa – plenário da Câmara dos Deputados pode vota emendas ao projeto de lei que altera o Supersimples (Estatuto da Micro e Pequena Empresa).

Jornal cubano – Yoani Sánchez, blogueira cubana, lança jornal digital independente “14 y medio”.

Inflação – IBGE apresenta resultados do INPC Amplo 15.

 

5ª feira (22.mai.2014)
Dilma e ferrovias – presidente Dilma Rousseff inaugura trecho de 855 km da ferrovia Norte-Sul com cerimônias em Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO).

Campos no Rio Grande do Norte – Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República pelo PSB, visita o Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, e visita Santuário Alto Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

Cerveró na Câmara – CPI da Petrobras no Senado ouvirá Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da estatal, às 10h15, sobre a compra da refinaria de Pasadena.

Feliciano no Supremo – está na pauta do STF julgamento de ação penal contra o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), por estelionato. Ele é acusado de ter inventado um acidente no Rio de Janeiro para justificar a ausência em evento no Rio Grande do Sul, para o qual já havia recebido cachê, passagens e hospedagem. O Supremo também pode analisar inquéritos contra o deputado Júlio Delgado (PSB-SP) e o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Skaf no ABC – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB a governador de SP, visita obras de escola do Senai em Santo André e inaugura unidade móvel da entidade em São Bernardo do Campo.

Protesto em SP – MTST planeja realizar manifestação na capital paulista contra a Copa do Mundo e a favor de moradias populares.

Tesouro – Conselho Monetário Nacional reúne-se em Brasília.

Emprego – IBGE apresenta resultados da Pesquisa Mensal de Emprego.

Indústria – FGV divulga a prévia da Sondagem da Indústria.

DEM na TV – partido veicula propaganda em rede nacional. No rádio das 20h às 20h10; na TV, das 20h30 às 20h40. Legenda também tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

Europa vota – União Europeia realiza eleições em 28 países para o Parlamento Europeu. Até domingo (25.mai.2014).

 

6ª feira (23.mai.2014)
Dilma em Rondônia – presidente Dilma Rousseff vai a Ji-Paraná entregar máquinas agrícolas e títulos de regularização fundiária.

Concessão de rodovia – governo federal retoma programa de concessão de rodovias com leilão de trecho da Belém-Brasília (BR-153), entre Anápolis (GO) e Gurupi (TO).

Segurança na Copa – Rio estreia o Centro Integrado de Comando e Controle, estrutura que centralizará as operações de segurança durante a Copa.

Skaf em Araras – Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB a governador de SP, inaugura escola do Sesi em Araras, no interior paulista.

Assembleia dos Piratas – Partido Pirada realiza sua 1ª Assembleia Nacional, em Curitiba (PR), com transmissão pela internet.

Inflação – FGV divulga resultados do IPC-S

Consumo – FGV apresenta sua Sondagem do Consumidor.

 

Sábado (24.mai.2014)
Aécio e Ana Amélia – Aécio Neves, pré-candidato do PSDB a presidente da República, participa do lançamento da pré-candidatura da senadora Ana Amélia (PP) ao governo gaúcho. Em Porto Alegre.

Aeroporto Juscelino Kubitschek – Aeroporto de Brasília deve concluir totalmente as obras de ampliação.

PSC na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

Domingo (25.mai.2014)
Colômbia vota – país latino-americano realiza eleições presidenciais. Os candidatos com mais chances de vitória são o atual presidente Juan Manuel Santos, que busca a reeleição, e Ivan Zuluaga, que conta com os serviços do marqueteiro Duda Mendonça.

Ucrânia vota – país realiza eleições presidenciais dividido entre pressões do Ocidente e da Rússia.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.