Blog do Fernando Rodrigues

Metade dos eleitos para o Congresso tem parentes na política

Fernando Rodrigues

Entre os deputados menores de 30 anos, taxa é de 78%

Fenômeno da parentela ocorre com mais força no Nordeste

Pesquisa feita pela ONG Transparência Brasil revela que 44% dos deputados federais e 64% dos senadores são parentes de outros políticos que já ocuparam cargos eletivos.

No universo dos deputados menores de 40 anos, 64% têm parentesco com outros políticos. Entre os deputados com menos de 30 anos, a taxa é de 78%. A tendência indica que um rosto mais jovem está longe de significar renovação.

O levantamento tomou como base os deputados eleitos em 2010 e os senadores do pleito de 2006. Entraram na conta tanto os parentescos de sangue (filhos e netos) como os indiretos (cônjuges e cunhados).

O fenômeno é mais vigoroso entre os congressistas do Nordeste, grupo no qual 60% dos deputados e 70% dos senadores são parentes de políticos. Na região Sul, 34% dos deputados e 56% dos senadores estão nessa situação.

A composição da Mesa Diretora da Câmara é um exemplo da força dos laços de parentesco. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), é filho do ex-governador do Rio Grande do Norte, Aluizio Alves Neto, e primo do senador licenciado Garibaldi Alves Filho, atual ministro da Previdência Social. O segundo vice-presidente da Câmara, Fábio Faria (PSD-RN), é filho do vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.

Na Câmara, o partido com o maior percentual de deputados com parentes políticos é o DEM –67%. A legenda com menos integrantes de clãs é o PT –17% de seus deputados têm parentesco com outros políticos que já ocuparam cargos eletivos (tabela abaixo).

Arte

Eleger familiares é um hábito comum em diversos países e não vedado pela lei brasileira. O relatório da Transparência Brasil aponta dois problemas nesse costume: pode bloquear transformações mais profundas na representação política e perpetuar no poder, de forma indireta, políticos barrados pela Ficha Limpa, que neste ano será aplicada pela primeira vez nas eleições para o Congresso.

O blog está no Twitter e no Facebook.