Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 16 a 22.jun.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff começou se reunindo já no domingo com Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e vai receber Joe Biden, vice-presidente dos EUA. Nos partidos, destaque para PT e PSOL, que realizam sua convenções nacionais.

Na 2ª feira pela manhã, a presidente Dilma recebe Cid Gomes, governador do Ceará, e à tarde José Eduardo dos Santos, presidente da Angola, no Palácio do Planalto. Na 3ª feira, Dilma reúne-se com Joe Biden, vice-presidente dos EUA, também em Brasília. Na 4ª feira, anuncia a expansão do Pronatec e participa de reunião do Fórum Nacional da Indústria. No sábado, Dilma deve ser referendada candidata à reeleição na convenção nacional do PT, em Brasília, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, encontra-se na 2ª feira com o pastor José Wellington, presidente da Confederação Geral das Assembleias de Deus, em SP. À tarde, participa de reunião da Associação Paulista de Jornais do Interior. Na 4ª feira, Aécio vai ao Recife para reunião com líderes locais. No sábado, comparece à convenção nacional do Solidariedade, em SP, que sela o apoio à sua candidatura.

Eduardo Campos, pré-candidato do PSB ao Planalto, visita as cidades paranaenses Londrina, Maringá e Ponta Grossa na 2ª feira. Na 6ª feira, Campos comanda oficina em SP sobre seu programa de governo. Na mesma data, o diretório paulista do PSB deve fechar apoio à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A legenda quer o posto de vice de Alckmin, também disputado pelo PSD, de Gilberto Kassab.

Na 3ª feira, a seleção brasileira enfrenta o México pela Copa do Mundo, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

O Supremo deve analisar na 4ª feira ações que questionam a constitucionalidade da resolução do Tribunal Superior Eleitoral que alterou a composição das bancadas estaduais na Câmara.

No sábado, além do PT, o PSOL nacional também define seu candidato a presidente, que deverá ser Luciana Genro. Na mesma data, o diretório mineiro do PSB realiza convenção e formaliza seu candidato ao governo.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Esta agenda é uma previsão e os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (16.jun.2014)
Dilma e Cid – presidente Dilma Rousseff reúne-se pela manhã com Cid Gomes, governador do Ceará, no Palácio do Planalto.

Dilma e Eduardo dos Santos – à tarde, Dilma recebe José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, em audiência no Palácio do Planalto.

Aécio e os evangélicos – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, encontra-se com o pastor José Wellington, presidente da Confederação Geral das Assembleias de Deus, em SP. À tarde, participa de reunião da Associação Paulista de Jornais do Interior.

Campos no Paraná – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, visita o Hospital do Câncer de Londrina, almoça com empresários da Associação Comercial de Maringá e apresenta palestra para empresários em Ponta Grossa.

Merkel e Passos na Bahia – Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e Pedro Passos, primeiro-ministro de Portugal, acompanham jogo entre as seleções dos dois países pela Copa do Mundo, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Padilha e Portugal – Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de SP, assiste ao jogo de Alemanha versus Portugal na Casa de Portugal, capital paulista.

Biden no Rio Grande do Norte– Joe Biden, vice-presidente dos EUA, acompanha o jogo de sua seleção versus o time de Gana, pela Copa do Mundo, na Arena das Dunas, em Natal.

Protesto – Comitê Popular da Copa realiza ato em frente à Sala São Paulo, na capital paulista.

Comando do STM – ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha assume a presidência do Superior Tribunal Militar.

Marinho no Tribunal – Robson Marinho, conselheiro do TCE de SP, acusado de ter recebido propina da multinacional Alston, retorna à Corte após período de licença. O Ministério Público e o PT solicitaram o seu afastamento, ainda não decidido pela Justiça.

Estímulos à Bolsa – Guido Mantega, ministro da Fazenda, anuncia medidas de estímulo ao mercado financeiro, como isenção de imposto sobre ganhos de capital com ações de empresas médias e mudanças no recolhimento do IR sobre ganhos de pessoas físicas com ações.

Barroso em Nova York –  Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo, apresenta palestra na sede da Nações Unidas sobre acesso à Justiça.

Molon em Roma – deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator do Marco Civil da Internet, apresenta palestra sobre o texto no Parlamento italiano, em Roma.

CNJ reunido – sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça analisa resultados preliminares do censo do Judiciário e processos disciplinares contra magistrados.

Inflação – FGV divulga resultado do IGP-10 e do IPC-S.

 

3ª feira (17.jun.2014)
Dilma e Biden – presidente Dilma Rousseff reúne-se com Joe Biden, vice-presidente dos EUA, no Palácio do Planalto, em encontro para tentar fortalecer a relação bilateral entre os países, abalada desde a revelação da espionagem norte-americana.

Sérgio Lima/Folhapress - 31.mai.2013

Brasil X México – seleção brasileira enfrenta o time mexicano pela Copa do Mundo, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Horário do funcionalismo – Supremo Tribunal Federal, Congresso e órgãos da administração federal funcionam em regime de meio expediente, até as 12h.

Serviços – IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços.

Economia – FGV apresenta resultados do Indicador Antecedente Composto da Economia e do Indicador Coincidente Composto da Economia, que medem as condições econômicas do país.

PR na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

4ª feira (18.jun.2014)
Dilma e industriais – presidente Dilma Rousseff anuncia, pela manhã, a expansão do Pronatec, e à tarde participa de reunião do Fórum Nacional da Indústria, em Brasília.

Aécio em Pernambuco – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, vai ao Recife para reunião com líderes locais. Entre os temas está o apoio de seu partido a Paulo Câmara, candidato do PSB ao governo do Estado.

CPIs da Petrobras – CPI do Senado sobre a estatal ouve, às 10h15, Alexandre Rabello, gerente de engenharia de custos da empresa. Às 14h30, a CPI mista da Petrobras vota requerimentos –o colegiado deve analisar a convocação de Guido Mantega, ministro da Fazenda, e a quebra do sigilo fiscal, telefônico e telemático do doleiro Alberto Youssef e de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da empresa.

Tamanho das bancadas – está na pauta do Supremo Tribunal Federal o julgamento de ações que questionam a redefinição do tamanho das bancadas de cada Estado na Câmara dos Deputados, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

PT e Vargas – Conselho de Ética da Câmara deve ouvir Rui Falcão, presidente do PT, e os deputados Vicentinho e Cândido Vaccarezza (PT-SP), sobre processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado André Vargas (Sem partido-SP).

Inflação – IBGE divulga resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15.

Novo rei – Espanha proclama o príncipe Felipe de Bourbon como rei Felipe VI, após a renúncia de Juan Carlos.

 

5ª feira (19.jun.2014)
Protesto em SP – Movimento Passe Livre organiza ato “Não Vai Ter Tarifa”, pela tarifa zero, na Avenida Paulista.

Corpus Christi – feriado nacional.

PPS na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

6ª feira (20.jun.2014)
Campos em SP – Eduardo Campos, pré-candidato do PSB a presidente da República, comanda oficina sobre seu programa de governo sob o tema “Estado e democracia de alta intensidade”, no Hotel Transamérica.

PSB de SP – partido realiza convenção estadual e formaliza apoio à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A legenda quer o posto de vice de Alckmin, também disputado pelo PSD, de Gilberto Kassab.

 

Sábado (21.jun.2014)
Convenção do PT – legenda deve formalizar a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff em convenção em Brasília, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Convenção do Solidariedade – partido formaliza apoio à candidatura de Aécio Neves a presidente da República. O tucano participa do ato, na Casa de Portugal, em SP.

Convenção do PSOL – partido realiza convenção nacional em Brasília e define seu candidato a presidente. Após a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), a legenda deve lançar Luciana Genro ao Planalto.

PSB de Minas – diretório mineiro da legenda realiza convenção estadual e define seu candidato ao governo. Júlio Delgado é o nome defendido por Eduardo Campos. Marina Silva prefere Apolo Heringer.

PPS na TV – legenda tem 5 minutos de propaganda em rádio e televisão, divididos em inserções de 30 segundos ou 1 minuto.

 

Domingo (22.jun.2014)
Protesto no Rio – Comitê Popular da Copa organiza protesto no Rio.

Mauritânia vota – país africano elege seu novo presidente.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.