Blog do Fernando Rodrigues

Em Goiás, Marconi Perillo tem 37% e Iris Rezende, 30%, diz Fortiori

Fernando Rodrigues

Dilma Rousseff e Aécio Neves empatam com 30% cada um entre eleitores goianos

Ronaldo Caiado lidera a corrida ao Senado

Pesquisa foi realizada nos dias 15 a 19 de junho; margem de erro é de 3,5 pontos percentuais

Sérgio Lima/Folhapress - 3.dez.2012

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), lidera a disputa por um novo mandato com 37% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Fortiori divulgada neste domingo (22.jun.2014).

O ex-governador Iris Rezende (PMDB) está em segundo lugar, com 30%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, no limite Perillo e Rezende estão em empate técnico.

Em terceiro lugar está Vanderlan Cardoso (PSB), com 9%, seguido por Antônio Gomide (PT), com 7%. Os votos em branco, nulo e indecisos somam 17%.

Na simulação para o segundo turno, Marconi Perillo tem 43% das intenções de voto contra 38% de Iris Rezende, o que também caracteriza empate técnico.

Contra Vanderlan Cardoso, Marconi Perillo venceria por 51% a 26%. Se a disputa fosse com Antônio Gomide, o atual governador teria 52%, contra 23% do petista.

Marconi Perillo também é líder no índice de rejeição: 29% dos eleitores entrevistados não votariam no tucano de forma alguma. A rejeição a Iris Rezende é de 27%. Antônio Gomide tem 22% de rejeição e Vanderlan Cardoso, 19%.

Senado

O deputado Ronaldo Caiado (DEM) é o líder na corrida pelo Senado, com 36% das intenções de voto. A petista Marina Sant’Anna está em segundo lugar, com 18%. Vilmar Rocha (PSD) tem 10% e Aguimar Jesuíno (PSB), 2%. Nas eleições deste ano, cada Estado elegerá apenas 1 senador.

Presidencial

A pesquisa também mediu em quem o eleitor de Goiás pretende votar para presidente da República. Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estão empatados, com 30% das intenções de voto cada um. Eduardo Campos (PSB) tem 14%. Votos em branco, nulo e indecisos somam 26%.

Consulte a tabela com as pesquisas disponíveis de todos os institutos para Goiás para governador no 1º turno e no 2º turno e senador.

A pesquisa do instituto Fortiori foi custeada pelo Jornal Opção e entrevistou 800 pessoas nos dias 15 a 19 de junho de 2014. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-00039/2014.

Este Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador.

O blog está no Twitter e no Facebook.