Blog do Fernando Rodrigues

PSD, de Kassab, vai apoiar Paulo Skaf (PMDB) para o governo de São Paulo

Fernando Rodrigues

Leonardo Wen/Folhapress - 27.out.2009

O PSD acaba de decidir que vai apoiar oficialmente a candidatura de Paulo Skaf (PMDB) ao governo de São Paulo.

Hoje (27.jun.2014) de manhã, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, esteve com o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, que poderia ser o candidato do partido ao Palácio dos Bandeirantes. Meirelles declinou, como já havia rejeitado ser candidato ao Senado.

A decisão do PSD deve ser formalizada nesta segunda-feira (30.jun.2014), quando a legenda faz sua convenção estadual em São Paulo. Mas já está definido: o tempo de rádio e de TV deve ir para a campanha de Paulo Skaf.

O apoio do PSD tem relevância política porque esse partido tem o terceiro maior tempo de rádio e de TV durante a propaganda eleitoral. Está atrás apenas do PT e do PMDB. O PSDB tem um tempo igual ao do PSD.

Na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, a liderança é de Geraldo Alckmin (PSDB), o atual governador que busca a reeleição. Este Blog mantém uma compilação com todas as pesquisas disponíveis. O tucano está 47%, segundo o Datafolha, num cenário sem a presença de Gilberto Kassab. Skaf vem em segundo, com 21%. Alexandre Padilha (PT), registra 4%.

O apoio de Kassab a Skaf pode ser fundamental para alavancar o peemedebista na corrida pelo Bandeirantes. É também uma pancada nas pretensões do PT: Padilha continua sem decolar e cada vez com menos perspectivas de agregar tempo de TV para ter sucesso mais adiante depois do início da propaganda eleitoral.

Apesar de a notícia da aliança do PSD com o PMDB ser negativa para Padilha, para o PT nacional esse tende a ser um desfecho bom. É que o PSD e o PMDB apoiam oficialmente Dilma Rousseff na corrida pelo Palácio do Planalto. Com o eventual fracasso no nome petista na corrida pelo Bandeirantes, Dilma continuará a ter um palanque local forte por causa da coalizão entre Skaf e Kassab.

Até segunda-feira (30.jun.2014), o PMDB e Skaf vão definir como será a presença do PSD na chapa. No momento, a vaga de candidato a vice-governador está com o ex-presidente do Conselho Federal da OAB José Roberto Batochio, que é do PDT.

O PSD pode ficar com a vaga de candidato ao Senado ou até com a de vice-governador, mas não há ainda definição a respeito.

O blog está no Twitter e no Facebook.