Blog do Fernando Rodrigues

Segundo turno ainda é possível, mas Dilma melhora posição

Fernando Rodrigues

Continua a existir uma probabilidade real de ser necessário um segundo turno na disputa presidencial de 2014, mas Dilma Rousseff (PT) reduziu um pouco essa margem.

O segundo turno é obrigatório em disputas presidenciais quando ninguém obtém, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos (aqueles dados aos candidatos). Quando nenhum postulante ao Planalto consegue esse desempenho, os 2 mais bem colocados fazem uma disputa final no último domingo do mês de outubro (neste ano de 2014, será no dia 26).

Há um mês, todos os candidatos de oposição somados tinham 35% contra 34% de Dilma, segundo o Datafolha. Ou seja, tinham 1 ponto percentual a mais do que a petista –havia, portanto, uma chance razoável de ser preciso um segundo turno.

Hoje, todos os nomes de oposição juntos chegam a 38%. Ocorre que Dilma também foi a 38%. Não há mais diferença entre a presidente e seus adversários. Há um empate absoluto.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, há ainda chance de ser necessário um segundo turno hoje, mas esse cenário ficou um pouco menos provável na pesquisa Datafolha deste início de julho de 2014.

Datafolha-julho-chance-2o-turno

TODAS AS PESQUISAS AQUI
E não se engane com os números das pesquisas eleitorais. Só aqui neste Blog você encontra a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.

O blog está no Twitter e no Facebook.