Blog do Fernando Rodrigues

Agora, Nike recua, permite políticos, mas não o nome de partidos em camisas

Fernando Rodrigues

Termos como mensalão ainda continuam vetados pela empresa

A empresa de artigos esportivos Nike recuou da proibição à venda de camisetas personalizadas da seleção brasileira de futebol com nomes de políticos inscritos nas costas.

Na manhã desta 6ª feira (11.jul.14), quem quisesse comprar uma camisa com os nomes ''Lula'', ''Dilma'' ou ''Aécio'' era vetado pelo site da empresa, como noticiou o Blog. O sistema informava que essas palavras não eram ''disponíveis para personalização''.

Na tarde desta 6ª feira, o site da Nike havia liberado a confecção de camisas com esses nomes (imagens abaixo).

Dilma

aecio

O sistema da Nike ainda proíbe encomendar camisas com os nomes dos partidos, como PT, PSDB ou PSB. Veta também expressões como ''Fora Dilma'' ou ''Fora Aécio'' e termos como ''mensalão''.

Às 14h desta 6ª feira, no entanto, quem quisesse comprar uma camisa amarelinha com referências a temas desabonadores ao PT ou ao PSDB teria sucesso, como ''mensaleiro 13'' e ''Cantareira 45'' (imagem abaixo).

mensaleirocantareira2

 

A Nike informa que proíbe mensagens ofensivas ou com conteúdo político, religioso, racista ou criminoso em seu serviço de personalização. Segundo a empresa, o sistema é atualizado periodicamente para ''cobrir o maior número de palavras possíveis que se encaixem nesta regra''.

O blog está no Twitter e no Facebook.