Blog do Fernando Rodrigues

Mujica nega asilo a ativistas pois Brasil não “persegue por razão política”

Fernando Rodrigues

José Mujica costuma dizer que seu país tem tradição de receber exilados, mas desta vez não viu motivo para conceder asilo. Foto: Sérgio Lima/Folhapress – 17.jul.2014

O Uruguai não pretende conceder asilo aos ativistas brasileiros que estão sendo acusados de associação criminosa por terem participado de manifestações de rua no Rio de Janeiro desde o início do ano.

O presidente do Uruguai, José Mujica, costuma dizer que seu país tem tradição de receber exilados de vários lugares, mas desta vez o Ministério das Relações Exteriores uruguaio não viu motivo para conceder asilo.

A posição oficial da chancelaria do Uruguai, enviada ao Blog, é a seguinte: ''O [Brasil] é um Estado de Direito, não persegue ninguém por razões políticas, e o Uruguai não interfere em decisões judiciais”.

Houve também um erro por parte da ativista Eloísa Samy, que foi na 2ª feira (21.jul.2014) ao consulado do Uruguai solicitar asilo político no país vizinho para si e a David Paixão e Camila Nascimento. A sede consular não é considerada território uruguaio. O certo, se fosse o caso, seria ter ido à embaixada do país –que fica em Brasília, e não no Rio.

José Mujica tem boas relações com a presidente Dilma Rousseff e prevaleceu na decisão uruguaia respaldar a institucionalidade do Brasil.

Assista abaixo a vídeo no qual Eloísa Samy expõe seus argumentos:

O blog está no Twitter e no Facebook.