Blog do Fernando Rodrigues

Candidatos a presidente desprezam pequenas doações de eleitores

Fernando Rodrigues

Luciana Genro é a primeira a lançar site para arrecadar fundos

Dilma e Campos preparam plataforma; Aécio não tem planos

Campanha de Luciana Genro, do PSOL, lançou plataforma para coletar doações nesta 3ª feira. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress – 22.jun.2014

A maioria dos candidatos a presidente da República está desprezando a possibilidade de arrecadar fundos a partir de pequenas doações de pessoas físicas, por meio da internet.

Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB) ainda estão finalizando os sites nos quais poderão receber doações. Terão cerca de dois meses apenas para tocar essa operação.

Aécio Neves (PSDB), segundo sua assessoria, não tem planos no momento de montar um site. Repetirá o que fez o tucano José Serra, em 2010, quando foi candidato a presidente e não quis arrecadar pela internet.

O Blog fez um extenso levantamento sobre como foi o péssimo desempenho dos candidatos a presidente na arrecadação de fundos via web em 2010.

Até agora, a única que já começou essa modalidade de arrecadação foi a candidata do PSOL a presidente da República, Luciana Genro. Ela estreou na 3ª feira (29.jul.2014) sua plataforma para receber doações de pessoas físicas.

Filha do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), Luciana recusa ser financiada por empresas e espera no site levantar fundos com pequenos doadores.

O eleitor que quiser doar deve preencher 11 campos de informação, inclusive CEP e telefone –exigências legais no Brasil, pois a Justiça Eleitoral requer identificação completa. O interessado pode pagar com cartão de crédito ou débito.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi o primeiro grande caso de sucesso na captação de recursos pela internet, na disputa de 2008. O seu site aceita doações até hoje e o doador precisa completar 8 campos para concluir a transação –é tudo muito mais simples porque as exigências de identificação nos EUA são menos rígidas do que no Brasil.

O site do presidenciável Eduardo Campos (PSB), que tem Marina na vice, já reserva um botão para receber doações, mas o sistema não está operante. Segundo a assessoria do candidato, a plataforma entrará no ar “nos próximos dias”.

Na página da petista Dilma Rousseff não há referência a doações de pessoas físicas, mas a campanha da presidente afirma que lançará seu site de arrecadação na 2ª feira (4.ago.2014). Além de cartão de crédito e débito, será possível pagar com boleto bancário, segundo a assessoria dilmista.

Eduardo Jorge, do PV, colocará seu site de arrecadação no ar na primeira semana de agosto. Assim como o de Luciana, sua campanha não aceitará doações de empresas, apenas de pessoas físicas.

A campanha do Pastor Everaldo, do PSC, informou que não planeja lançar uma plataforma para coletar doações de pessoas físicas pela internet.

O blog está no Twitter e no Facebook.