Blog do Fernando Rodrigues

Pimenta da Veiga usa música da ditadura militar em novo jingle de campanha

Fernando Rodrigues

Candidato a governador pelo PSDB em Minas Gerais aproveita canção de comercial de Ernesto Geisel

Pimenta-Incriveis-Geisel

O candidato a governador de Minas Gerais pelo PSDB, Pimenta da Veiga, acaba de lançar um novo jingle de campanha. A canção é muito parecida, quase idêntica, a uma usada pelo governo do general Ernesto Geisel (1907-1996), nos anos 1970, durante a ditadura militar.

Na música do tucano, a letra diz:

Seguir em frente, mudando Minas com o coração / Vamos juntos, vem com a gente, vem me dê a mão / O tempo passa, e com Minas caminhamos todos juntos, sem parar / Fazer mais, fazer para todos e avançar / Marcas do que se fez, sonhos que vamos ter / Como todo dia nasce novo em cada amanhecer”.

Na década de 1970, quando Ernesto Geisel foi presidente do Brasil, uma mensagem de fim de ano do governo federal usou como fundo musical a canção “Marcas do que se foi”, interpretada pela banda Os Incríveis, cuja letra dizia o seguinte:

Este ano, quero paz no meu coração, / Quem quiser ter um amigo, que me dê a mão… / O tempo passa e com ele caminhamos todos juntos, sem parar / Nossos passos pelo chão vão ficar… / Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter / Como todo dia nasce, novo em cada amanhecer…”.

No final da propaganda da ditadura, um locutor finalizava: “A paz se faz com quem ama o mesmo chão”. A última imagem na tela é o logotipo usado pelo governo federal à época.

Eis, a seguir, o jingle da campanha de Pimenta da Veiga e a propaganda da ditadura militar com a música “Marcas do que se foi”:

 

Pimenta da Veiga é a aposta do PSDB para continuar no poder em Minas Gerais. Ele tem 67 anos e luta para se equilibrar entre a proposta de mudança que o seu partido propõe, no plano nacional, e o discurso da continuidade na disputa mineira.

Muitas vezes, a fala de Pimenta se aproxima à de um político tradicional. Foi quando seu nome foi lançado, no início de 2014, e ele pediu aos militantes numa reunião que erguessem seus braços “numa atitude de súplica”.

Mais recentemente, em julho de 2014, Pimenta lançou seu primeiro jingle de campanha e a música era praticamente idêntica à usada por Antonio Anastasia, tucano que venceu a mesma disputa em 2010.

Segundo pesquisa Ibope realizada de 26 a 28.jul.2014, Pimenta hoje tem 21% das intenções de voto na disputa pelo governo de Minas Gerais. Seu principal adversário é Fernando Pimentel (PT), que registra 25% no mesmo levantamento.

Este Blog mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. É possível consultar os cenários do 1º turno de 2014 para as disputas de presidente, governador e senador e do 2° turno de 2014 para presidente e governador.

O blog está no Twitter e no Facebook.