Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 4 a 10.ago.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, o Congresso faz esforço concentrado de 2 dias e as emissoras de televisão começam a cobrir a campanha eleitoral.

Nesta 2ª feira, a presidente Dilma Rousseff visita posto de Saúde em Guarulhos. Na 3ª feira, vai a Altamira, no Pará, e deve visitar as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. Na 4ª feira, Dilma é sabatinada pela Confederação da Agricultura e PecuáriaAécio Neves, candidato do PSDB a presidente, e Eduardo Campos, candidato do PSB, também serão sabatinados, em horários distintos.

Na 5ª feira, Dilma deve sancionar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. À noite, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa de ato com sindicalistas em SP. No sábado, Dilma, Lula e Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, fazem campanha em Osasco.

Aécio Neves vai nesta 2ª feira ao 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo. Na 4ª feira, pode fazer discurso na tribuna do Senado informando que se licenciará do mandato para se dedicar exclusivamente à campanha. Na 5ª feira, Aécio visita fábrica em SP.

Eduardo Campos assina, nesta 2ª feira, compromisso com políticas públicas de juventude, em SP. Na 3ª feira, no Rio, reúne-se entidades representativas dos fiscos municipais, estaduais e nacional e participa de homenagem a Ariano Suassuna. Na 4ª feira, faz campanha em Brasília com Rodrigo Rollemberg, candidato do PSB ao governo do DF, e na 5ª feira reúne-se com a diretoria da Abimaq em SP.

Na 2ª feira, as emissoras de televisão começam a cobrir a campanha eleitoral e dar espaço na grade de programação para as agendas dos candidatos.

Na 3ª feira e na 4ª feira, o Congresso fará esforço concentrado de votações. A oposição tentará derrubar a regulamentação dos conselhos populares estabelecida por Dilma. Também há outros projetos e vetos presidenciais para serem votados.

Ao longo da semana, o UOL, a “Folha” e o SBT sabatinam os candidatos ao governo do Rio.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (4.ago.2014)
Dilma em Guarulhos – presidente Dilma Rousseff visita posto de saúde na Vila Jaci, em Guarulhos, região metropolitana de SP. Às 10h30.

Temer, Aécio e o agronegócio – vice-presidente Michel Temer e Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, participam do 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo.

Campos e a juventude – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente, assina carta de compromissos com políticas públicas favoráveis aos jovens. Às 15h, no Espaço do Bosque, em SP.

Everaldo em SP e Guarulhos – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente da República, encontra-se às 9h com pastores da Igreja Assembleia de Deus do Belém. Às 13h, reúne-se com a diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e, às 16h, faz caminhada em calçadão no centro de Guarulhos.

Luciana no Rio Grande do Sul – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, faz campanha na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre.

Debate na São Francisco – estudantes da Faculdade de Direito da USP promovem debate sobre as eleições presidenciais com candidatos e seus representantes. Devem comparecer Eduardo Jorge, candidato pelo PV, os deputados federais Paulo Teixeira (PT) e José Aníbal (PSDB), o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) e o vereador Eliseu Gabriel (PSB). Às 19h, no Largo de São Francisco, em SP.

Skaf e Santa Casa – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, reúne-se com Kalil Rocha Abdala, provedor da Santa Casa de Misericórdia de SP, para discutir a crise financeira na instituição. Às 14h.

Padilha em Osasco – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, reúne-se com moradores do Jardim Munhoz, em Osasco. Às 12h.

Candidatos na TV – emissoras de televisão começam a cobrir a campanha eleitoral e dar espaço na grade de programação para as agendas dos candidatos.

CPI da Petrobras – senador Aloysio Nunes (PSDB), candidato a vice-presidente, protocola nas comissões de Ética do Senado e da Presidência da República representação contra a presidente Dilma Rousseff, congressistas, funcionários da Petrobras, do Senado e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência por suposta fraude na CPI do Senado sobre a estatal. Reportagem da revista “Veja” aponta que representantes da Petrobras teriam recebido com antecedência perguntas e respostas às questões que seriam feitas na CPI.

Conflito em Gaza – movimentos sociais realizam ato em “solidariedade ao povo palestino”. Às 17h30, em frente ao Teatro Municipal de SP, com caminhada até a Praça da Sé.

 

3ª feira (5.ago.2014)
Dilma no Pará – presidente Dilma Rousseff vai a Altamira, no Pará, e deve visitar as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Campos e o fisco – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República, reúne-se às 10h30 com entidades representativas dos fiscos municipais, estaduais e nacional. No Windsor Plaza Hotel, no Rio. Às 20h, participa de homenagem a Ariano Suassuna no Teatro Casa Grande, também no Rio.

Maconha e eleições – Eduardo Jorge, candidato do PV a presidente da República, Zé Maria, candidato do PSTU, e Rui Costa, candidato do PCO, participam de debate sobre maconha e eleições na Faculdade de Direito da USP. Às 19h, no Largo de São Francisco, em SP.

Lula e Padilha em São Bernardo – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, fazem ato político às 16h na porta da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo. Em seguida, Lula reúne-se com prefeitos paulistas no Espaço Celso Daniel, também em São Bernardo.

FHC em SP – ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apresenta palestra sobre desenvolvimento sustentável na abertura da 5ª Greenbuilding Brasil. Às 11h, no Teatro Alfa, em SP.

Presidenciáveis e tributos – seminário do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) discute simplificação fiscal e redução da carga tributária e entrega documento para representantes das campanhas de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). No Hotel Pullman, em São Paulo.

Sabatina com LindbergUOL, “Folha” e SBT sabatinam Lindberg Farias, candidato do PT ao governo do Rio. Às 11h, com transmissão ao vivo.

Congresso funcionando – Câmara e Senado realizam esforço concentrado até 4ª feira (6.ago.2014).

Conselhos populares – deputados da oposição tentam votar no Plenário da Câmara projeto que suspende a regulamentação dos conselhos populares estabelecida pela presidente Dilma Rousseff. Também estão na pauta outros projetos de lei.

Gilberto Carvalho no Congresso – ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República participa de 2 audiências públicas no Congresso sobre a regulamentação dos conselhos populares. Às 9h, no Senado. E às 14h30, na Câmara, ao lado de Vera Masagão Ribeiro, da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais), e Iara Pietricovsky de Oliveira, do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).

Licitações – plenário do Senado vota o Projeto de Lei 559/13, que altera a Lei de Licitações e estabelece a contratação integrada, modalidade na qual a mesma empresa faz o projeto e executa a obra. O texto é criticado por dar aos empreiteiros muito poder na definição do projeto.

Cartão x dinheiro – Senado analisa projeto de decreto legislativo do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que libera a cobrança de preços diferentes para quem paga em cartão ou em dinheiro.

Tombini no Senado – Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre política monetária. Às 10h.

Paulo Bernardo na Câmara – ministro das Comunicações é convidado para audiência pública na Câmara sobre o arrendamento ou alienação de canais de rádio e TV pelos concessionários sem que o governo tenha autorizado. Às 14h30.

Vetos presidenciais – sessão do Congresso Nacional às 19h avalia 33 vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo.

Processo contra Vargas – deputado Júlio Delgado (PSB-MG) tenta colocar em votação no Conselho de Ética seu relatório sobre o processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado André Vargas (Sem partido-PR).

Processo contra Argôlo – Conselho de Ética da Câmara ouve testemunhas indicadas pelo deputado Marcos Rogério (PDT-RO), relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA).

Zona Franca – Congresso Nacional promulga Proposta de Emenda Constitucional que prorroga por 50 anos a vigência da Zona Franca de Manaus, até o ano de 2073.

Supremo julga políticos – Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal analisa inquéritos contra a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), o senador Lindberg Farias (PT-RJ) e o senador licenciado Ivo Cassol (PP-RO).

CNJ em novo endereço – Conselho Nacional de Justiça realiza sua primeira sessão plenária na nova sede. O órgão deixa o prédio do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, para ocupar um edifício na Asa Norte, em Brasília.

 

4ª feira (6.ago.2014)
Presidenciáveis e o agronegócio – Confederação da Agricultura e Pecuária promove sabatina com os candidatos Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Os três serão sabatinados em horários distintos. Em Brasília.

Aécio e o Senado – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, pode fazer discurso na tribuna do Senado informando que se licenciará do mandato para se dedicar exclusivamente à campanha.

Campos e Rollemberg – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República, e Rodrigo Rollemberg (foto), nome do partido ao governo do Distrito Federal, fazem campanha na Rodoviária de Brasília, às 17h.

Alan Marques/Folhapress - 6.jul.2014

Padilha em Diadema – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, reúne-se com integrantes do movimento de moradia e faz caminhada em Diadema, às 12h.

Sabatina com GarotinhoUOL, “Folha” e SBT sabatinam Anthony Garotinho (PR), candidato do PR ao governo do Rio. Às 11h, com transmissão ao vivo.

Empresas, sustentabilidade e eleições – Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável apresenta propostas sobre desenvolvimento sustentável formuladas por CEOs de grandes empresas para os candidatos a presidente da República. Em SP.

Meio ambiente e eleições – deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, e Fundação SOS Mata Atlântica lançam agenda sobre proteção ao meio ambiente destinada aos candidatos nestas eleições. Às 8h30, na Câmara.

Petrobras – CPI no Senado vota requerimentos para requerer ao Tribunal de Contas da União cópia da fiscalização sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, e à Assembleia Legislativa do Rio cópia da investigação sobre o acidente na Plataforma P-36, que naufragou em 2001. A CPI mista ouve Jorge Luiz Zelada, ex-diretor da estatal.

Tesouraria das campanhas – Justiça Eleitoral divulga o primeiro relatório sobre captação de recursos e gastos das campanhas.

G-20 Parlamentar – Congresso Nacional sedia encontro do “G-20 Parlamentar”, com representantes dos Poderes Legislativos das 20 maiores economias mundiais. Até sábado (9.ago.2014).

Fim dos lixões – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental promove o 11° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. O prazo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólido para que os municípios substituíssem seus lixões por aterros sanitários expirou neste sábado (2.ago.2014) e muitas cidades ainda não cumpriram a meta. Na UnB, em Brasília.

Inflação – Dieese divulga sua Pesquisa Nacional da Cesta Básica.

 

5ª feira (7.ago.2014)
Dilma e pequenas empresas – presidente Dilma Rousseff deve sancionar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O texto amplia o alcance do regime simplificado de tributação, o Supersimples, inclusive para escritórios de advocacia.

Dilma e Lula em SP – presidente Dilma Rousseff e ex-presidente Lula comandam ato com sindicalistas no Ginásio do Canindé, em São Paulo.

Temer em Bogotá – vice-presidente Michel Temer participa da posse do presidente reeleito da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Aécio e operários – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, e deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP) visitam fábrica em São Paulo.

Campos e a indústria – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República, reúne-se com a diretoria da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), em SP.

Luciana e universitários – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, e Tarcísio Motta, candidato do partido ao governo do Rio, participam de debate na Uerj.

Sabatina com CrivellaUOL, “Folha” e SBT sabatinam Marcelo Crivella, candidato do PRB ao governo do Rio. Às 11h, com transmissão ao vivo.

Custo de vida – Dieese divulga o índice do custo de vida na cidade de SP.

Agricultura – IBGE divulga o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.

Mercado de energia – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia divulga resultado de pesquisa Ibope sobre preferências dos consumidores de energia elétrica. No Hotel Blue Tree Morumbi, em SP.

Trabalho doméstico – a partir desta data, empregadores que não cumprirem exigências da nova legislação do trabalho doméstico, como jornada de trabalho de 8 horas e pagamento de 13º salário, estão sujeitos a multa. Ainda falta regulamentação para garantir o direito ao FGTS e ao seguro-desemprego.

Penas alternativas – Conselho Nacional de Justiça promove o Fórum Nacional de Alternativas Penais, em São Luís. Até 6ª feira (8.ago.2014).

Inflação – FGV divulga o IGP-DI referentes a julho.

Livro de Roberto Freire – deputado federal e presidente nacional do PPS lança biografia “A Esquerda Sem Dogma”, organizada pelo jornalista Milton Coelho da Graça. O texto de apresentação é de José Serra. Às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em SP.

 

6ª feira (8.ago.2014)
Luciana no Rio – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, faz campanha nos estaleiros da Ilha da Conceição, em Niterói, visita o Hospital Universitário Antônio Pedro e faz campanha no “Buraco do Lume”, na Praça Mário Lago, no centro do Rio.

Jorge em Minas – Eduardo Jorge, candidato do PV a presidente da República, faz campanha em Belo Horizonte.

Sabatina com PezãoUOL, “Folha” e SBT sabatinam Luiz Fernando Pezão, candidato do PMDB ao governo do Rio. Às 11h, com transmissão ao vivo.

Inflação – IBGE divulga o INPC e o INPC-A referente a julho.

Emprego – FGV apresenta resultado do Indicador Coincidente de Desemprego e do Indicador Antecedente de Emprego.

Construção civil – IBGE divulga resultado do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

 

Sábado (9.ago.2014)
Dilma e Lula em Osasco – presidente Dilma Rousseff, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, fazem caminhada de campanha em Osasco. Às 11h.

Luciana e Jorge em Brasília – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, e Eduardo Jorge, candidato do PV, participam do Fórum Social de Energia, na UnB, em Brasília.

 

Domingo (10.ago.2014)
Turquia vota – país realiza eleições presidenciais.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.