Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 11 a 17.ago.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, o Jornal Nacional, da TV Globo, entrevista os 4 principais candidatos a presidente da República e Ricardo Lewandowski é confimado como novo presidente do Supremo Tribunal Federal.

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, vai a São Paulo nesta 2ª feira e reúne-se com estudantes e Rubens Ometto, presidente da Cosan. Na 4ª feira, Dilma deve receber representantes dos movimentos das mulheres e concede entrevista ao Jornal Nacional, no Palácio do Planalto.

Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, concede entrevista ao Jornal Nacional, da Globo, na 2ª feira. Na 3ª feira, inicia no Maranhão giro por Estados do Nordeste. Na 4ª feira, visita fábrica da Riachuelo em Natal e faz campanha em Patos, na Paraíba. Na 6ª feira, faz campanha no interior de Goiás com o governador tucano Marconi Perillo, candidato à reeleição e, no sábado pede votos no Ceará.

Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente, é sabatinado nesta 2ª feira pelo portal G1. Na 3ª feira, reúne-se com o cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e é entrevistado pelo Jornal Nacional. Na 4ª feira, Campos faz campanha em Santos, no litoral paulista. Na 5ª feira, visita a Associação Brasileira da Indústria do Plástico e a Federação Nacional dos Médicos e, ao lado de Marina Silva, sua candidata a vice, inaugura comitê em Brasília.

Na 5ª feira, Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente, é entrevistado pelo Jornal Nacional.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança na 3ª feira, em Brasília, site sobre políticas públicas realizadas pelo governo federal desde 2003, que municiará de dados a campanha de Dilma à reeleição.

Na 4ª feira, o Supremo Tribunal Federal confirma o ministro Ricardo Lewandowski como novo presidente da Corte.

Na 5ª feira, a TV Bandeirantes promove o 1º debate debate com os candidatos ao governo de SP.

O Datafolha vai a campo nesta semana em 7 Estados e no DF para coletar dados sobre intenção de voto em governador, senador e presidente. A divulgação das pesquisas pode ser realizada a partir de 6ª feira.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (11.ago.2014)
Dilma em SP – presidente Dilma Rousseff concede entrevista à RBS no Palácio da Alvorada, às 12h. Em seguida, viaja a São Paulo para encontro com estudantes na Uninove, no bairro da Barra Funda. Antes de embarcar de volta para Brasília, reúne-se com Rubens Ometto, presidente da Cosan, na sala de autoridades do Aeroporto de Congonhas.

Aécio no Jornal Nacional – Jornal Nacional, da TV Globo, inicia série de entrevistas com os presidenciáveis com Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto.

Sabatina com Campos – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República, é sabatinado pelo portal G1, em São Paulo, com transmissão ao vivo.

Luciana em Porto Alegre – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente, faz campanha na UFRGS com Roberto Robaina, candidato da legenda ao governo gaúcho.

Lula em Jundiaí – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Jundiaí (SP).

Skaf no Butantã – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, visita o Instituto Butantã.

Padilha e estudantes – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, participa, à tarde, do encontro de Dilma com estudantes na Uninove. À noite, acompanha Lula na inauguração do Sindicato dos Metalúrgicos em Jundiaí.

Bancários em campanha salarial – categoria lança campanha unificada. Às 11h, entrega pauta de reivindicações à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), braço sindical da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Às 14h, realiza caminhada no centro de SP.

Legalização da maconha – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado promove debate sobre a regulamentação da produção, comércio e uso da maconha. Com Nivio Nascimento, do programa Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, e o coronel Jorge da Silva, ex-chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Às 9h, com transmissão pela internet.

Homenagem a JK – Faculdade de Direito da USP promove homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976). Participam Ronaldo Costa Couto, ex-governador de Brasília, Carlos Murilo Felício dos Santos, vice-líder do governo JK na Câmara dos Deputados, Affonso Heliodoro dos Santos, subchefe do gabinete civil de JK, o vereador de SP Gilberto Natalini, da Comissão da Municipal da Verdade, o deputado estadual Adriano Diogo, da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, o jornalista Heitor Cony e a atriz Letícia Sabatella. Debate deve retomar hipótese de JK ter sido assassinado pela ditadura militar. Às 18h, no Largo de São Francisco, em SP.

PSD e o futebol – Espaço Democrático, entidade vinculada ao PSD, promove debate ''Os clubes de futebol são heróis ou vilões?''. Participam Marco Aurélio Cunha, vereador em SP e ex-dirigente do SPFC, Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, e Antônio Moreno Neto, ex-secretário municipal de Esportes de SP. Com transmissão ao vivo pela internet.

Crise de 2009 – Stanley Fischer, vice-presidente do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA), faz apresentação em conferência na Suécia sobre a crise de 2009 e as medidas para superá-la.

Inflação – FGV divulga resultado do IPC-S Capitais.

 

3ª feira (12.ago.2014)
Aécio no Maranhão e Piauí – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, inicia no Maranhão giro por Estados do Nordeste. À tarde, vai a Teresina.

Campos no Rio – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República, reúne-se com o cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, às 14h. À noite, é entrevistado pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Luciana em Pelotas – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente, faz panfletagem no Chafariz, em Pelotas (RS).

Lula em Brasília – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança site com dados sobre as políticas públicas realizadas pelo governo federal desde 2003.

Skaf e sindicalistas – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, participa de encontro em sindicato de trabalhadores de Osasco, região metropolitana de SP.

Genoino no regime aberto – José Genoino, ex-presidente do PT condenado no processo do mensalão, participa de audiência com juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e deve ir para o regime aberto.

Guerrilha do Araguaia – Comissão Nacional da Verdade realiza audiência pública em Brasília sobre a repressão no Araguaia durante a ditadura militar. É aguardado depoimento do Major Curió, que combateu a guerrilha na década de 70.

Mudanças no Cade – termina o mandato de Alessandro Octaviani como conselheiro do Tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

STF julga políticos – 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal analisa inquéritos contra os deputados Eliseu Padilha (PMDB-RS), Ratinho Junior (PSC-PR), Marco Feliciano (PSC-SP), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Marco Tebaldi (PSDB-SC), os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Lindberg Farias (PT-RJ) e o senador licenciado Ivo Cassol (PP-RO).

Metroviários de SP – categoria faz caminhada do Masp até a Assembleia Legislativa do Estado, onde será realizada audiência pública sobre a demissão de 42 metroviários após paralisação em junho.

Inflação – FGV divulga resultado do IPV-C1 referente a julho.

 

4ª feira (13.ago.2014)
Dilma no Jornal Nacional – presidente Dilma Rousseff reúne-se com representantes de movimentos das mulheres, em Brasília, e concede entrevista ao Jornal Nacional, no Palácio do Planalto.

Aécio no Rio Grande do Norte e Paraíba – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, visita fábrica da Riachuelo em Natal. Depois faz campanha em Patos, na Paraíba.

Campos em Santos – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente, faz campanha em Santos, no litoral paulista. É possível que ele lance seu programa de governo nesta data.

Lewandowski, presidente do STF – Supremo Tribunal Federal confirma o ministro Ricardo Lewandowski (foto) como novo presidente da Corte.

Alan Marques/Folhapress - 1°.ago.2014

TCU e Foster – Tribunal de Contas da União pode reabrir análise do processo sobre a compra da refinaria de Pasadena que resultou no bloqueio dos bens de Graça Foster, presidente da Petrobras.

Ceveró no Congresso – CPI Mista da Petrobras colhe depoimento de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras.

Sabatina com Padilha – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, é sabatinado pela Record News e portal R7.

Impostos e a federação – IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), que tem entre seus sócios o ministro Gilmar Mendes, do STF, promove seminário sobre reforma tributária e federação. O evento é coordenado por Mendes, Everardo Maciel, ex-secretário da Receita no governo de Fernando Henrique Cardoso, e os professores da FGV José Roberto Afonso e Fernando Rezende. Com palestras do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e ACM Neto, prefeito de Salvador.

Economia latina – FGV divulga sua Sondagem da América Latina.

 

5ª feira (14.ago.2014)
Campos em Brasília – Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente, visita a Associação Brasileira da Indústria do Plástico e a Federação Nacional dos Médicos. Ao lado de Marina Silva, sua candidata a vice, inaugura comitê em Brasília.

Everaldo no Jornal Nacional – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente, é entrevistado pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Candidatos em SP debatem – TV Bandeirantes promove debate com os candidatos ao governo de SP.

Prefeitos e a Presidência – Frente Nacional de Prefeitos divulga carta com propostas para os candidatos à Presidência da República. O núcleo do documento é a desoneração do transporte público. Às 11h30, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília.

Crise hídrica em SP – prazo para a Sabesp apresentar ao Ministério Público Federal documentos que sustentem não ser necessário fazer racionamento de água em São Paulo neste momento.

Comércio – IBGE divulga sua Pesquisa Mensal de Comércio.

 

6ª feira (15.ago.2014)
Aécio em Goiás – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, faz campanha no interior do Estado com o governador tucano Marconi Perillo, candidato à reeleição. Em seguida, Aécio viaja para Campinas (SP).

Luciana em Brasília – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente, vai a debate sobre educação pública superior promovido pela Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras), em Brasília.

Lula no Paraná – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é paraninfo da primeira turma de formatura da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz de Iguaçu.

Empréstimo no setor elétrico – bancos liberam a primeira parcela de novo empréstimo de R$ 6,5 bilhões às distribuidoras do setor elétrico.

Mudanças no Cade – termina o mandato de Eduardo Pontual como conselheiro do Tribunal do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Controle público – Transparência Brasil lança site com informações sobre os candidatos às eleições de outubro.

Indústria dos EUA – Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) divulga índices de produção industrial no EUA.

Inflação – FGV divulga o IGP-10.

 

Sábado (16.ago.2014)
Aécio no Ceará – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, faz campanha no Ceará.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.