Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 18 a 24.ago.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, o PSB deve anunciar sua nova chapa presidencial, que deve ser encabeçada por Marina Silva como candidata ao Planalto. E nesta semana também começa o horário eleitoral gratuito em rádio e TV.

O início da semana será tomado por desdobramentos da morte de Eduardo Campos. Na 2ª feira, a cúpula nacional do PSB reúne-se no Recife para discutir sua chapa para presidente da República. Na 3ª feira, a legenda deve entregar a Marina Silva documento com os compromissos assumidos pelo partido nestas eleições. Na 4ª feira, a ex-ministra deve ser confirmada candidata à Presidência da República.

Na 2ª feira, o Datafolha divulga resultado de pesquisa sobre as eleições presidenciais com o nome de Marina Silva em um dos cenários. Na 3ª feira, começa o horário eleitoral em rádio e televisão.

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, concede entrevista ao vivo nesta 2ª feira ao Jornal Nacional, da TV Globo, no Palácio da Alvorada. Na 3ª feira, faz campanha em Porto Velho e deve visitar as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Na 4ª feira, Dilma vai a Belo Horizonte e, no sábado, participa de eventos de campanha em Porto Alegre.

Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, visita nesta 2ª feira a UPP Santa Marta, no Rio. Na 3ª feira, faz campanha em Dourados (MS) e Cuiabá e, na 4ª feira, participa de encontro de sindicatos em São Paulo. Na 5ª feira, o tucano faz campanha em Natal e Pombal (PB). No dia seguinte, vai a Uberlândia (MG) e, no sábado, participa de eventos de campanha em Salvador e Iguatu (CE).

A TV Bandeirantes realiza os primeiros debates entre os candidatos a governador. Na 3ª feira, com os nomes em disputa pelos governos do Rio de Janeiro e do Distrito Federal e, no sábado, com os candidatos em São Paulo.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (18.ago.2014)
Dilma no Jornal Nacional – presidente Dilma Rousseff é entrevistada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, no Palácio do Alvorada. A entrevista teria sido na quarta-feira (13.ago.2014), mas nessa data morreu Eduardo Campos e tudo foi adiado.

Aécio no Rio – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, visita a UPP Santa Marta, no Rio.

Jorge em SP – Eduardo Jorge, candidato do PV a presidente da República, é entrevistado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

Pesquisa Datafolha – instituto divulga resultado de pesquisa sobre as eleições presidenciais. Questionário pergunta quem o PSB deveria indicar como candidato a presidente e coloca o nome de Marina Silva em um dos cenários.

PSB decide seu futuro – cúpula nacional do PSB reúne-se no Recife para discutir sua chapa para presidente da República.

Candidatura de Paulo Câmara – Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, participa de reunião com Paulo Câmara, candidato do PSB ao governo de Pernambuco, para confirmar o apoio à sua campanha.

Skaf e a educação – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, acompanha apresentação de estudantes da Olimpíada do Conhecimento, na escola Senai Suíço-Brasileira, em SP, às 15h.

Padilha na Gazeta – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, participa do programa A Hora do Voto, da TV Gazeta.

Mauro Paulino, do Datafolha, no Roda Viva – programa Roda Viva, da TV Cultura, entrevista Mauro Paulino, diretor do Datafolha, para analisar os cenários eleitorais mostrados nas pesquisas. Às 22h.

Jornais reunidos – Associação Nacional de Jornais realiza o 10° Congresso Brasileiro de Jornais. Evento deve reunir 600 profissionais no WTC Events Tower, em SP. Até 3ª feira (19.ago.2014).

Economia – FGV divulga o IACE (Indicador Antecedente Composto da Economia) e o ICCE (Indicador Coincidente Composto da Economia).

 

3ª feira (19.ago.2014)
Dilma em Rondônia – presidente Dilma Rousseff faz campanha em Porto Velho e deve visitar as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

Aécio no Centro-Oeste – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, faz campanha em Dourados (MS) e Cuiabá.

PSB e Marina – legenda deve entregar a Marina Silva documento com os compromissos assumidos pelo partido nestas eleições. Texto servirá de base para cobrar da ex-ministra respeito aos acordos firmados.

Everaldo no Jornal Nacional – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente, é entrevistado pelo Jornal Nacional, no Rio. Entrevista teria sido no dia 14.ago.2014, mas foi tudo adiado por causa da morte de Eduardo Campos.

Horário eleitoral – início do horário eleitoral em rádio e televisão.

Missa para Eduardo – Catedral de Brasília realiza missa de 7º Dia pela morte de Eduardo Campos, Pedro Valadares, Carlos Percol, Marcelo Lyra, Alexandre Severo e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha. Às 12h15.

Eleições no DF e no Rio – TV Bandeirantes realiza debates entre candidatos a governador do Distrito Federal e do Rio.

Skaf na Globo – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, é entrevistado pelo SPTV 2ª edição, da TV Globo.

STF julga políticos – 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal analisa inquéritos contra o deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), o senador Lindberg Farias (PT-RJ) e o senador licenciado Ivo Cassol (PP-RO). 2ª Turma analisa inquéritos contra os deputados João Lyra (PSD-AL), Augusto Coutinho (SDD-PE) e Jânio Natal (PRB-BA).

FHC no Rio – ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apresenta palestra sobre política na Academia Brasileira de Letras, no Rio, no ciclo “Novos olhares”.

Inflação – FGV divulga o IPC-S Capitais.

Serviços – IBGE apresenta resultado de sua Pesquisa Mensal de Serviços.

 

4ª feira (20.ago.2014)
Marina e a Presidência – PSB deve anunciar Marina Silva como candidata do partido à Presidência da República.

Pedro Ladeira/Folhapress - 17.ago.2014

Dilma em Minas – presidente Dilma Rousseff comanda formatura de alunos do Pronatec em Belo Horizonte.

Aécio em SP – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, participa de encontro de sindicatos em São Paulo.

Everaldo em SP – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente, é entrevistado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

Luciana em SP – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente, participa de ato da Frente de Solidariedade ao MTST e à Luta por Moradia, no vão livre do MASP.

Padilha no interior – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, faz campanha em Franca e São Carlos, no interior paulista.

Homenagem a Campos – Senado realiza sessão especial em homenagem a Eduardo Campos.

Vargas e Argôlo – Conselho de Ética da Câmara vota parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo contra o deputado André Vargas (sem partido-PR), e dá andamento ao processo contra o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA).

Petrobras – CPI Mista da Petrobras colhe depoimento de Carlos Cesar Borromeu de Andrade, gerente jurídico internacional da estatal, e Pedro Aramis de Lima Arruda, diretor de Segurança Empresarial da empresa.

Ferrovias – ocorre em Brasília o evento “VI Brasil nos Trilhos”, sobre perspectivas de desenvolvimento do setor ferroviário nacional.

Economia – Fiesp e Ciesp divulgam Revisão do Cenário Econômico do primeiro semestre.

Inflação – IBGE divulga o IPCA-15.

 

5ª feira (21.ago.2014)
Aécio no Nordeste – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, faz campanha em Natal. Em seguida, viaja para Pombal (PB).

Padilha na Globo – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, é entrevistado pelo SPTV 2ª edição, da TV Globo.

Candidaturas – último dia para os pedidos de registro de candidatura serem julgados pela Justiça Eleitoral.

Voto em trânsito – último dia para eleitores se habilitarem a votar em trânsito para presidente. Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral pode votar em capitais ou cidades com mais de 200 mil eleitores.

Indústria – FGV divulga a prévia da Sondagem da Indústria.

Emprego – IBGE apresenta resultado da Pesquisa Mensal de Emprego.

 

6ª feira (22.ago.2014)
Aécio em Minas – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, faz campanha em Uberlândia (MG).

Luciana em SP – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente, é entrevistada pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

Economia – Banco Central divulga relatório sobre as contas externas do país em julho.

Inflação – FGV divulga o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores.

Literatura – começa em SP a 23ª Bienal Internacional do Livro.

 

Sábado (23.ago.2014)
Dilma no Rio Grande do Sul – presidente Dilma Rousseff faz campanha em Porto Alegre.

Aécio no Nordeste – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, participa de eventos de campanha em Salvador e Iguatu (CE).

Governo de SP – TV Bandeirantes realiza debate entre os candidatos ao governo de SP.

Candidato do PSB – último dia do prazo para a coligação PSB-PPS-PRP-PPL-PHS-PSL protocolar o perdido do registro da sua nova candidatura à Presidência.

Hackers e eleições – Transparência Brasil e Google reúnem 48 programadores em hackaton sobre eleições.

Márlon em SP – juiz Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, participa da Bienal do Livro com sua obra “O Nobre Deputado”. O texto apresenta um deputado federal fictício disposto a revelar os bastidores da corrupção eleitoral.

 

 

O blog está no Twitter e no Facebook.