Blog do Fernando Rodrigues

Marina repete crítica sobre Dilma ser mera “gerente” há mais de 1 ano

Fernando Rodrigues

O bordão de Marina Silva, candidata do PSB a presidente da República, de que o Brasil ''não precisa de um gerente'', vem sendo cunhado pela ex-ministra desde antes do início da campanha.

Em entrevista ao programa ''Poder e Política'' em fevereiro de 2013, quando Marina cogitava registrar a Rede Sustentabilidade como partido a tempo de disputar as eleições deste ano, ela disparou a mesma crítica à presidente Dilma Rousseff.

''O presidente da República não é para ser o gerente do país. Presidente da República é para ter visão estratégia. Quando ele tem isso, ele consegue os melhores gerentes'', disse Marina à época.

A ambientalista fez questão de delimitar sua fala para livrar da crítica os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. ''O Fernando Henrique não era um gerente. O Lula não era um gerente. mas foram pessoas que tiveram uma determinada visão estratégica em relação à economia e às políticas sociais'', afirmou.

Assista ao vídeo abaixo:

Marina repetiu o bordão neste sábado (23.ago.2014), durante seu primeiro ato de campanha após a morte de Eduardo Campos. No domingo (24.ago.2014), em coletiva de imprensa no Palácio da Alvorada, Dilma rebateu diretamente a fala da ex-ministra.

Dilma afirmou que ''essa história de que não precisa ter um cuidado na execução de suas obras é uma temeridade''. Segundo a presidente, ''é [coisa de] quem nunca teve experiência administrativa e portanto não sabe que é fundamental, num país com a complexidade como o Brasil, dar conta de tudo”.

Dilma e Marina foram colegas na Esplanada dos Ministérios no governo Lula, a petista na Casa Civil e a hoje pessebista no Meio Ambiente. A dicotomia gestão versus formulação política entre ambas vem desde essa época e vai aflorar ao longo da campanha.

O blog está no Twitter e no Facebook.