Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 25 a 31.ago.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, os candidatos a presidente da República se enfrentam no 1º debate e Marina Silva lança seu programa de governo.

A TV Bandeirantes realiza, na 3ª feira, o 1º debate com os candidatos à Presidência da República.

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, participa de evento na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura na 5ª feira. Na 6ª feira, concede entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, no Palácio da Alvorada. No sábado, o PT realiza caravanas pela reeleição da Dilma em diversas cidades do Brasil e a petista faz comício com o vice-presidente Michel Temer em Jales (SP).

Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, faz caminhada no Rio nesta 2ª feira. Na 4ª feira, concede entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, em SP. Na 5ª feira, participa de encontro com operários da construção civil, em SP, e reúne-se com prefeitos e líderes tucanos em Campinas (SP). No sábado, faz campanha em Barretos (SP).

Marina Silva, candidata do PSB, é entrevistada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, na 4ª feira. Na 6ª feira, Marina lança seu programa de governo.

Na 3ª feira, o Ibope divulga às 18h (no site do jornal ''O Estado de S.Paulo'') o resultado de pesquisa sobre as eleições para presidente da República e governador de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal. Na 6ª feira, também no início da noite (nos telejornais da TV Globo), o Datafolha divulga resultado de sua pesquisa presidencial (cuja coleta de dados será na 5ª e 6ª feiras).

No Congresso, a CPI da Petrobras tem reunião marcada para 4ª feira. E o assunto é um só: tentar marcar rapidamente um novo depoimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, que está prestes a fazer um acordo de delação premiada com a Justiça. Esse é um fato policial que pode produzir grande impacto na eleição.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (25.ago.2014)
Aécio no Rio – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, faz caminhada de campanha na Rua da Alfândega, no Rio.

Luciana em Porto Alegre – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, reúne-se com Roberto Robaina, candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul, e o filósofo Vladimir Safatle.

STF em SP – Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki e Cármen Lúcia, ministros do Supremo, participam de debate sobre a Corte na Associação dos Advogados de São Paulo.

Corrida ao Bandeirantes – UOL, “Folha”, SBT e rádio Jovem Pan promovem debate com os candidatos ao governo de SP. No estúdio do SBT, às 18h, com transmissão ao vivo.

Palestra de Padilha – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, apresenta palestra em fórum da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão. Em SP.

Borges em SP – Mauro Borges, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, participa de debate promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em SP.

Legalização da maconha – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado promove debate sobre a regulamentação do uso recreativo, medicinal ou industrial da maconha.

 

3ª feira (26.ago.2014)
Disputa pelo Planalto – TV Bandeirantes promove o 1º debate com os candidatos a presidente da República. Às 21h.

Marlene Bergamo/Folhapress - 30.set.2010

Sabatina com Everaldo – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente da República, é sabatinado pela Rede TV e o portal IG.

Sabatina com Eduardo Jorge – Eduardo Jorge, candidato do PV a presidente da República, é sabatinado pela rádio CBN, em SP. Às 8h.

Skaf no centro de SP – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, caminha na Rua 25 de março e apresenta palestra na Associação Comercial de SP.

Pesquisas Ibope – instituto divulga resultado de pesquisa sobre as eleições para presidente da República e governador de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

Andrighi no CNJ – Nancy Andrighi, ministra do Superior Tribunal de Justiça, toma posse no cargo de corregedora nacional de Justiça.

Construção civil – FGV divulga o Índice Nacional de Custo da Construção e a Sondagem da Construção.

 

4ª feira (27.ago.2014)
Marina na Globo – Marina Silva, candidata do PSB a presidente da República, é entrevistada pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Sabatina com Aécio – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, concede entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, em SP.

Everaldo em SP – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente da República, concede entrevista à “Folha”, às 10h. Depois visita a Fundação Abrinq, às 11h. À tarde, reúne-se com Gilberto Nascimento, candidato ao Senado pelo PSC, em Sorocaba, no interior paulista.

Sabatina com Eduardo Jorge – Eduardo Jorge, candidato do PV a presidente da República, é sabatinado pelo portal G1, em SP.

Palestra de Skaf – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, apresenta palestra sobre seu programa de governo em evento organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em SP.

CPI da Petrobras – oposição tenta marcar novo depoimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, que está prestes a fazer um acordo de delação premiada com a Justiça.

Dívida – governo divulga relatório da dívida pública federal de julho.

Indústria – FGV divulga a Sondagem da Indústria.

Inflação – IBGE divulga o Índice de Preços ao Produtor nas Indústrias de Transformação.

Emprego – Dieese divulga pesquisa sobre emprego e desemprego.

Greve na USP – reitoria e sindicado dos funcionários da USP reúnem-se para discutir a greve na universidade.

 

5ª feira (28.ago.2014)
Dilma e a agricultura – presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, participa de evento da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

Aécio e operários – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, participa de encontro com operários da construção civil. Em SP. À tarde, reúne-se com prefeitos e líderes tucanos em Campinas, no interior paulista.

Everaldo em SP – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente da República, participa de debate na organização Pensamento Nacional das Bases Empresariais.

Luciana em Porto Alegre – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, concede entrevista à Rede RBS, em Porto Alegre.

Palestra de Skaf – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, apresenta palestra organizada pela OAB-SP, Associação Paulista dos Magistrados e Associação Paulista do Ministério Pública.

Disputa pelo Piratini – TV Bandeirantes promove debate entre candidatos ao governo do Rio Grande do Sul.

Compliance – Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e Cedes (Centro de Estudos de Direito Econômico e Social) promovem o seminário “Compliance e Defesa da Concorrência”, em SP. Vinicius Carvalho, presidente de Cade, e João Grandino Rodas, presidente do Cedes e ex-reitor da USP, abrem o evento.

Mercado de energia – data limite para as distribuidoras pagarem parcela de R$ 1,322 bilhão às geradoras de energia.

Economia – FGV divulga a Sondagem de Serviços e do Comércio.

Tesouro – Conselho Monetário Nacional reúne-se em Brasília.

 

6ª feira (29.ago.2014)
Sabatina com Dilma – presidente Dilma Rousseff concede entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”. Às 15h, no Palácio da Alvorada.

Programa de Marina – Marina Silva, candidata do PSB a presidente da República, apresenta seu programa de governo.

PIB – IBGE divulga resultado oficial do PIB do segundo trimestre.

Temer em Santa Catarina – vice-presidente Michel Temer comanda encontro nacional do PMDB em Florianópolis.

Sabatina com Everaldo – Pastor Everaldo, candidato do PSC a presidente da República, é sabatinado pelo portal G1.

Pesquisa Datafolha – instituto divulga pesquisa sobre as eleições presidenciais.

Skaf no interior – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, faz campanha em São José do Rio Preto.

Palestra de Padilha – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, apresenta palestra na Associação Paulista dos Magistrados e na Associação Paulista do Ministério Público, em SP.

 

Sábado (30.ago.2014)
Dilma em campanha – PT promove caravanas pela reeleição da presidente Dilma Rousseff em diversas cidades do Brasil. Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, participam. Dilma faz comício com o vice-presidente Michel Temer em Jales (SP).

Aécio em Barretos – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, faz campanha em Barretos, no interior paulista.

 

Domingo (31.ago.2014)
Uso da água – Suécia sedia encontro mundial sobre uso da água. Até 5.set.2014.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.