Blog do Fernando Rodrigues

Poder e Política na semana – 1° a 7.set.2014

Fernando Rodrigues

Nesta semana, os candidatos a presidente participam de debate ao vivo e o Congresso realiza o último esforço concentrado de votações antes das eleições.

O UOL, a “Folha”, o SBT e a rádio Jovem Pan realizam nesta 2ª feira, às 17h45, debate com os candidatos a presidente da República.

A presidente Dilma Rousseff não divulgou outras agendas oficiais e de campanha, mas ela pode participar, na 5ª feira, de ato político no Recife com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Armando Monteiro, candidato do PTB ao governo de Pernambuco. Dilma também é esperada para uma plenária de Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, com mulheres no sábado, na capital paulista.

Marina Silva, candidata do PSB a presidente, é entrevistada pelo Jornal da Globo nesta 2ª feira. Na 3ª feira, concede entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”. Na 5ª feira, faz campanha em Porto Alegre e visita uma feira agropecuária em Esteio (RS).

Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente, vai ao Senado na 3ª feira. Na 4ª feira, faz campanha na capital paulista. Na 5ª feira, estará em Belo Horizonte e Uberlândia (MG). Na 6ª feira, o tucano faz campanha em Porto Alegre e Cascavel (PR).

O Ibope divulga resultados de pesquisas estaduais na 3ª feira e presidencial, na 4ª feira. O Datafolha também divulga, a partir de 4ª feira, pesquisa presidencial e sobre as disputas estaduais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Ceará.

Os deputados e senadores estarão em Brasília a partir de 3ª feira para o último esforço concentrado de votação antes das eleições.

Na 4ª feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) divulga a nova taxa básica de juros, a Selic, hoje em 11%. A expectativa é de manutenção da taxa no mesmo patamar.

O ministro Francisco Falcão toma posse na 2ª feira como presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Também a partir de 2ª feira, cerca de 400 entidades civis organizam “plebiscito popular” com o objetivo de coletar assinaturas por uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política.

Eis, a seguir, o drive político da semana. Se tiver algum reparo a fazer ou evento a sugerir, escreva para frpolitica@gmail.com. Atenção: esta agenda é uma previsão. Os eventos podem ser cancelados ou alterados.

 

2ª feira (1°.set.2014)
Debate com presidenciáveis – UOL, “Folha”, SBT e rádio Jovem Pan realizam debate com os candidatos a presidente da República. Em SP, com transmissão ao vivo, a partir das 17h45.

Campanha de Dilma – coordenadores de comunicação da campanha de Dilma Rousseff nos Estados reúnem-se em Brasília. Em pauta, como combater o crescimento de Marina Silva.

Marina no Jornal da Globo – Marina Silva, candidata do PSB a presidente da República, é entrevistada pelo Jornal da Globo.

Reforma política – cerca de 400 entidades civis, incluindo CUT, MST e UNE, organizam “plebiscito popular” com o objetivo de coletar assinaturas por uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política. O movimento quer alcançar 10 milhões de pessoas. Até domingo (7.set.2014)

Comando do STJ – ministro Francisco Falcão (foto) toma posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça. Em Brasília, às 17h.

Pedro Ladeira/Folhapress - 12.nov.2013

Skaf em Sorocaba – Paulo Skaf, candidato do PMDB a governador de SP, visita o Hospital Regional de Sorocaba.

Padilha em Santos – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, faz campanha em Santos.

Processo contra Vargas – deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ) deve apresentar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara parecer sobre recurso do deputado André Vargas (sem partido-PR) que questiona a condução do processo contra ele no Conselho de Ética.

Terceirização – FecomercioSP realiza seminário para discutir as ações sobre terceirização do trabalho que aguardam julgamento no Supremo Tribunal Federal. Carlos Velloso, ex-ministro da Corte, participa.

Inflação – FGV divulga o IPC-S referente ao mês de agosto.

 

3ª feira (2.set.2014)
Marina em SP – Marina Silva, candidata do PSB a presidente da República, concede entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”.

Aécio no Senado – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, participa de esforço concentrado no Senado.

Luciana em Santos – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, é sabatinada pelo portal G1, em São Paulo. À noite, recebe plataforma sindical em Santos.

Pesquisas – Ibope divulga pesquisa sobre as eleições em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Skaf em Campinas – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, faz campanha e concede entrevista em Campinas.

Padilha em Santos – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, faz campanha em Taubaté e São José dos Campos.

Deputados e senadores em Brasília – Congresso realiza o último esforço concentrado de votações antes da eleição. Na pauta da Câmara, o projeto de lei que barra a Política Nacional de Participação Social, entre outros. No Senado, aposentadoria especial para servidores públicos com deficiência, adicional de tempo de serviços para juízes e membros do Ministério Público e percentual de mistura do biodiesel e etanol ao diesel e à gasolina.

Homenagem a Campos – Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem a Eduardo Campos e ao ex-deputado Pedro Valadares, mortos no acidente aéreo em Santos em 13 de agosto. Às 15h.

CPI do Metrô – CPI mista que investiga as acusações de formação de cartel e corrupção nas obras e manutenção de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal escolhe seu presidente e o relator.

Taxa Selic – Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne para definir a nova taxa básica de juros, a Selic, hoje em 11% ao ano. A reunião termina na 4ª feira (3.set.2014).

Contas eleitorais – campanhas entregam segunda prestação de contas parcial à Justiça Eleitoral, com doações e despesas. O PSB deve incluir na sua prestação o uso do jatinho que era usado por Eduardo Campos e caiu em Santos (SP).

Petrobras – CPI Mista da Petrobras vota pedidos de cópias das auditorias do Tribunal de Contas de União sobre a compra da refinaria de Pasadena e de averiguação sobre imóveis de Graça Foster, presidente da estatal, e Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da empresa.

Avaliação de universidades – “Folha” realiza seminário sobre a metodologia do RUF (Ranking Universitário Folha), que avalia a qualidade das 192 universidades brasileiras. Às 9h30, no auditório da “Folha”.

Ensino público – Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e Instituto Ayrton Senna promove o 1º Fórum Nacional de Educação, que debaterá os impactos da falta de um ensino de qualidade no País.

Inflação – FGV divulga o IPC-S Capitais do mês de agosto.

Indústria – IBGE divulga resultado da produção física do mês de agosto.

 

4ª feira (3.set.2014)
Pesquisas – Ibope divulga pesquisa sobre as eleições presidenciais. Datafolha também pode divulgar, a partir desta data, pesquisas sobre as eleições presidenciais e as disputas estaduais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Ceará.

Aécio em SP – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, faz campanha na capital paulista.

Luciana e crianças – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, assina o termo “Presidente Amigo da Criança” da Abrinq, em SP.

Taxa Selic – Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia no final do dia a nova taxa básica de juros, a Selic, no momento em 11% ao ano. A expectativa do mercado é a manutenção da taxa no mesmo patamar.

Skaf em São José dos Campos – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, faz campanha e concede entrevista em São José dos Campos.

Padilha em Campinas – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, faz campanha em Campinas e Jundiaí.

Lula na Bahia – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de ato de campanha com Rui Costa, candidato do PT ao governo da Bahia, em Salvador.

Operação padrão nas fronteiras – servidores da Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal fazem operação padrão em postos de fronteira. Eles pressionam para que o governo pague um benefício chamado indenização de fronteira.

Processo contra Argôlo – Conselho de Ética da Câmara colhe depoimento de Meire Poze e do deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) em processo contra ele no colegiado.

Ensino técnico – Senai promove a 8ª Olimpíada do Conhecimento, competição entre estudantes do ensino técnico. Até sábado (6.set.2014), em Belo Horizonte.

 

5ª feira (4.set.2014)
Marina Silva no Rio Grande do Sul – Marina Silva, candidata do PSB a presidente da República, concede entrevista à RBS em Porto Alegre e visita feira agropecuária em Esteio (RS).

Aécio em Minas – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, faz campanha em Belo Horizonte e Uberlândia.

Luciana em Brasília – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, participa do 5° Congresso da Auditar, entidade representativa dos auditores do Tribunal de Contas da União.

Lula no Nordeste – ex-presidente Lula faz campanha em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). À noite, participa de ato político em Recife com Armando Monteiro, candidato do PTB ao governo do Estado. A presidente Dilma Rousseff também pode ir ao evento.

Skaf em Santos – Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de SP, faz campanha e concede entrevista em Santos.

Padilha em Sorocaba – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, faz campanha em Sorocaba.

Banco do Brasil – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil realiza o seminário “Repensando estrategicamente o Banco do Brasil”. Em Brasília.

Inquérito contra Jayme Campos – plenário do STF analisa inquérito contra o senador Jayme Campos (DEM-MT).

Ditadura – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência retoma identificação de ossadas de vítimas da ditadura militar em Perus, na capital paulista.

Áustria e a corrupção – Wolfgang Brandstetter, ministro da Justiça da Áustria, apresenta a palestra “A luta contra a corrupção – desafios no plano doméstico e internacional”, na Faculdade de Direito da USP. Às 18h30.

Cesta básica – Dieese divulga resultado da pesquisa nacional da cesta básica.

 

6ª feira (5.set.2014)
Aécio no Sul – Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, faz campanha em Porto Alegre e Cascavel (PR).

Luciana em Goiás – Luciana Genro, candidata do PSOL a presidente da República, faz campanha em Goiânia.

Padilha em Mogi das Cruzes – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, faz campanha em Mogi das Cruzes e Poa.

Inflação – IBGE divulga o IPCA, índice oficial de inflação, referente ao mês de agosto. A FGV também divulga o IGP-DI de agosto, que norteia o reajuste dos alugueis.

Custo de vida – Dieese divulga resultado de pesquisa sobre o custo de vida na cidade de São Paulo.

Brasil versus Colômbia – seleção brasileira de futebol joga amistoso contra a seleção colombiana nos EUA.

 

Sábado (6.set.2014)
Contas das campanhas – Tribunal Superior Eleitoral divulga a segunda prestação de contas parcial dos candidatos e comitês nestas eleições.

Padilha em SP – Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de SP, participa de plenária com mulheres no centro de SP. O ato pode ter a presença da presidente Dilma Rousseff.

 

Domingo (7.set.2014)
Independência – Feriado da Independência, com paradas militares em Brasília e algumas capitais.

 

O blog está no Twitter e no Facebook.