Blog do Fernando Rodrigues

Dilma compara Marina a Jânio Quadros e a Fernando Collor

Fernando Rodrigues

Petista volta ao discurso do medo, que já apareceu em comercial do partido

Menção a Collor é indireta, pois ele é hoje aliado do PT e de Dilma em Alagoas

Tática já foi usada contra Lula e petista rebatia: ''Esperança vencerá o medo''

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, partiu de uma vez para o ataque hoje (2.set.2014) ao comparar sua principal adversária, Marina Silva (PSB), a dois presidentes que tiveram problemas para governar e acabaram deixando a cadeira antes do fim do mandato.

“A base de apoio de Marina Silva tem hoje 33 deputados. Sabe de quantos ela precisaria para aprovar um simples projeto de lei? No mínimo, 129. E uma emenda constitucional? 308. Como é que você acha que ela vai conseguir esse apoio sem fazer acordos? E será que ela quer? Será que ela tem jeito para negociar?”, pergunta o locutor da propaganda dilmista de 2.set.2014, no início da tarde, enquanto na tela aparecem slides sobre esses números.

Em seguida, vem a comparação, mostrando as imagens de Jânio Quadros (1917-1992) e de Fernando Collor de Mello (hoje senador pelo PTB de Alagoas). Ambos, Jânio e Collor, tiveram problemas com o Congresso e não concluíram seus mandatos.

“Duas vezes na nossa história, o Brasil elegeu salvadores da pátria. Chefes do partido do ‘eu sozinho’… E a gente sabe como isso acabou. Sonhar é bom, mas eleição é hora de botar o pé no chão e voltar à realidade”. Eis as imagens mostradas neste trecho do programa de Dilma:

Dilma-Janio-2set2014
Dilma-Collor-2set2014
É curioso e compreensível que Dilma e seu marqueteiro, João Santana, tenham usado a imagem explícita de Jânio Quadros, mas não a de Fernando Collor –de quem apenas mostra uma manchete sobre o seu impeachment. Hoje, Fernando Collor se transformou em um aliado do PT e de Dilma Rousseff no Congresso e nesta campanha eleitoral de 2014.

Não é a primeira vez que o PT, Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva usam o expediente do medo para se contrapor a adversários políticos.

Em um discurso para empresários em março de 2014, Lula comparou Eduardo Campos a Fernando Collor. Naquele momento, Campos (que morreu num acidente em 13.ago.2014) era pré-candidato a presidente e representava um risco para o PT se manter no Palácio do Planalto.

Em maio de 2014, o comercial do PT na TV usou o discurso do medo. Um locutor, em tom dramático, alertava: “Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo o que conseguimos”. Ao final, dizia: “Não podemos dar ouvidos a falsas promessas”. Era uma referência indireta às propostas de candidatos da oposição a presidente da República, como Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). No comercial de Dilma hoje, o tom foi muito parecido.

A tática do discurso do medo –estimular no eleitor um temor a respeito de mudanças– já foi usada amplamente em eleições brasileiras. Inclusive contra o PT, que agora faz o mesmo com seus adversários.

Em 1989, muitos elegeram Fernando Collor (à época no PRN) por medo de como seria um governo Lula. Em 1998, o país enfrentava sérias dificuldades econômicas e o então presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), explorou o temor dos eleitores a respeito de uma piora do quadro se Lula fosse eleito.

Em 2002, o PSDB de novo tentou usar a tática do medo contra Lula, mas o então marqueteiro petista, Duda Mendonça, incentivou o candidato a dizer que “a esperança vai vencer o medo”. Deu certo naquela eleição e o PT chegou ao poder.

A seguir, o vídeo da propaganda de Dilma Rousseff nesta terça-feira, 2.set.2014 (o trecho do discurso do medo começa aos 9min e 2seg).

 

O blog está no Twitter e no Facebook.