Blog do Fernando Rodrigues

8 de cada 10 eleitores de Aécio vão para Marina no 2º turno, diz Beto

Fernando Rodrigues

O candidato a vice-presidente da República pelo PSB, Beto Albuquerque, acha que 8 em cada 10 eleitores de Aécio Neves devem votar em Marina Silva para presidente num eventual segundo turno. Os outros dois ''talvez votariam em Marina''.

Em entrevista ao UOL e à ''Folha'', Beto, 51 anos e deputado federal do Rio Grande do Sul há quatro mandatos, diz não pretender ser ''desrespeitoso com nenhuma das candidaturas'', até por se declarar amigo de Aécio Neves, o nome do PSDB nesta corrida presidencial.

Para justificar a possível transferência em massa dos votos tucanos para Marina Silva, o gaúcho diz que isso vai ocorrer ''porque são eleitores que querem mudar o país''. E Aécio, também iria de Marina? ''É natural. Seria até uma incoerência pensar o contrário. Acho que ninguém pode ficar neutro''.

Beto é um congressista que fala sempre de maneira cuidadosa sobre adversários. Pontua com ressalvas suas assertivas a respeito de um eventual segundo turno. Quando menciona o eventual futuro aliado PSDB, sempre usa um tom ameno. ''Desejo ao Aécio que ele tenha êxito na empreitada dele, para não ficarmos nos imiscuindo na realidade de cada um. [Mas] no segundo turno, para quem pregou na campanha inteira mudar o Brasil, o lugar é um lado só. Não há dois lados''.

A entrevista foi concedida na terça-feira (2.set) à noite. Não eram conhecidos os números da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (4.set). Beto ainda estava sob o efeito da grande euforia a respeito da possibilidade de crescimento das intenções de voto de sua companheira de chapa.

Para ele, ''pode, sim, alguém ganhar no primeiro turno'' a disputa pelo Planalto. Quem? ''Neste momento, quem pode ganhar no primeiro turno é a Marina Silva''. Faz, entretanto, uma ponderação: ''Há espaço para ela crescer mais. Mas há também espaço para cair se a gente não continuar de forma humilde, com os pés no chão''.

APOIO NO CONGRESSO
Se eleita, Marina procurará apoio da maioria dos partidos. Mas ela própria escolherá, diz Beto, as pessoas de legendas aliadas para estarem no governo. Ou seja, muitas siglas poderão estar numa eventual administração marinista, só que será sempre a presidente quem vai decidir quais quadros desejará para estar ao seu lado.

Como hoje essa prática não funciona, o candidato a vice pelo PSB acredita que possa ocorrer ''um ou outro impasse'', mas um novo modelo de relação com o Congresso será perseguido.

O PSB espera fazer uma bancada próxima a 50 deputados nesta eleição. Hoje, tem apenas 24 cadeiras na Câmara. E quando a Rede Sustentabilidade, partido montado por Marina, estiver com registro na Justiça Eleitoral? ''Ela não está obrigada a continuar no PSB. Nós sabemos disso. Nós pactuamos isso com ela. Isso não diminui a nossa responsabilidade com o governo da Marina. Ela pode e continuará tendo apoio irrestrito do Partido Socialista Brasileiro''.

AGRONEGÓCIO
Nesta quinta-feira (4), Marina Silva estará no Rio Grande do Sul num dos maiores eventos agropecuários do ano, a Expointer, que começou no último dia 30 e vai até o 7 de Setembro. A ideia é que a candidata faça um discurso de conciliação para o público local.

Segundo Beto, em síntese, Marina dirá que vai manter o crédito para o setor agropecuário e que não atrapalhará o agronegócio.

Como será a atuação do vice-presidente no caso de vitória de Marina? ''Quem dará limites para o vice é a presidente'', responde.

O blog está no Twitter e no Facebook.